Análise Lost Planet 3

Conheça o jogo Lost Planet 3 através dessa análise completa, saiba como foi a experiência de jogar ele e entenda melhor sua gameplay, enredo, pontos fortes e pontos fracos.

Lançado em 2013 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, Lost Planet 3 é um jogo de tiro em terceira pessoa ambientado em um planeta distante em uma era de tecnologia avançada de exploração espacial.

A análise que fiz foi baseada na versão para PC do jogo, essa versão vem com legendas em Português do Brasil.

Você pode controlar o personagem ou uma gigante máquina conhecida como Mecanotriz, o jogo é dividido em seu modo single-player e multiplayer.

Atualmente o modo multiplayer online não tem praticamente ninguém online, se quiser jogar nesse modo, a solução é chamar alguém que você conheça e que já tenha o jogo para jogar junto.

A campanha principal do jogo vai lhe garantir pelo menos umas 14 horas para cumprir as missões principais e algumas horas a mais para as tarefas alternativas.

O personagem principal tem carisma assim como os coadjuvantes, enriquecendo o envolvimento do jogador com o enredo. No jogo você controla Jim Peyton, um explorador espacial em uma expedição no planeta E.D.N. III em busca de novas fontes de energia para a Terra que está com uma forte crise de recursos.

Lost Planet 3: Grande homem!
Grande homem!

Apesar de ser o terceiro jogo da série, a história é uma prequela dos acontecimentos de Lost Planet: Extreme Condition e Lost Planet 2, portanto, mesmo que você não tenha jogado nenhum dos jogos passados, não terá problema em entender o que acontece.

No início do jogo Jim está mais velho e a beira da morte quando resolve contar algo muito importante para sua neta, em Lost Planet 3 você joga a história que o protagonista conta de suas aventuras e o segredo a ser revelado.

Lost Planet 3: Em leito de morte, um segredo será revelado.
Em leito de morte, um segredo será revelado.

Na gameplay você pode acessar uma região razoavelmente grande, apesar de tudo estar envolta das campanhas principais, você pode passear por outras regiões e completar missões extras.

Você pode usar o recurso de viagem rápida para navegar em todas áreas do planeta e há muitos lugares que requerem que o jogo carregue um pouco. Mesmo assim, prepare-se também para andar alguns minutos até chegar ao objetivo.

Ao matar monstros e explorar o planeta, você coleta recursos para melhorar sua Mecanotriz e seus equipamentos.

combatendo-monstros-em-lost-planet-3

Lost Planet 3 é relativamente fácil no modo normal, porém, há alguns momentos em que o jogo peca em lhe mostrar a direção correta do que você deve fazer e aparecem chefes inexplicavelmente difíceis.

Logo no início da gameplay, há um grande problema na tradução do tutorial para a manipulação de uma máquina, na tela mostra que é para usar as teclas W, S, A e D para girar o braço de garra do Mecanotriz para fazer a máquina funcionar, mas na verdade você deve clicar repetidamente a tecla F, fato esse que me custou alguns minutos perdidos e muita frustração. É impressionante que 3 anos depois do lançamento do jogo, esse problema ainda não foi ajustado na última versão liberada.

momento-em-que-traducao-esta-errada-em-lost-planet-3

O jogo tem também batalhas contra chefões, porém, o que deveria ser uma parte legal no jogo, vira um motivo de desmotivação, principalmente no início da gameplay.

Os chefes são incrivelmente resistentes e depois de alguns minutos de combate, você começa a se questionar se tem algo de errado — na verdade está certo — você tem que acertar ele incontáveis vezes para finalmente ele ser derrotado, por fim você já se cansa de desviar dos mesmos movimentos e continuar atirando, o tédio lhe consome e pensamentos como desistir começam a aparecer em sua mente, embora depois de derrotá-lo, você perceba que valeu a pena continuar.

Lost Planet 3: Peita quem tem coragem!
Peita quem tem coragem!

O jogo não salva em espaços separadamente, você somente tem a opção de voltar no último ponto salvo automaticamente ou último ponto salvo ao entrar em alguma região ou completar uma missão.

Em Lost Planet 3 você vai se impressionar com o visual do planeta E.D.N. III, o horizonte escuro e as nevascas foram muito bem-feitas.

No final você vai se emocionar com o desfecho e ansiar para jogar os jogos que contam o restante da história.

Lost Planet 3 é um jogo de aventura espacial com gráficos bonitos, você irá passar por apuros com o sistema fraco dos tutoriais e poderá se cansar fácil das batalhas, mas a história tem personagens legais e em geral o jogo lhe rende bons momentos e até mesmo lhe faz querer mais.

Desde pequena sempre jogou videogame, adora uma boa história, assiste incontáveis animes e seriados, aceita jogar todos estilos de jogos e gosta muito de ler e escrever.