Conversa de Sofá

Por Jean Thomaz em 04/09/2018

Análise PES 2019

Confira nossa análise de Pro Evolution Soccer 2019, jogo de futebol da Konami, que traz o brasileiro Philippe Coutinho na capa.

PES 2019 perdeu diversas das suas principais licenças, não traz muitas novidades para a franquia e ainda conta problemas de conexão em seus modos online. Mas, mesmo assim, consegue ser o melhor PES dos últimos 5 anos e talvez, um dos melhores jogos de futebol já feitos.

Vamos começar discutindo os problemas presentes no jogo. PES 2019 infelizmente continua tendo poucas licenças dos grandes times da Europa, apresentando uniformes e simbolos genéricos para a maioria dos times da Premier League, Real Madrid e Juventus, sem contar o fato de não ter, nem como time genérico, o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund.

A perda da Champions League e da Europa League acaba tirando um pouco da experiência “realista” que o jogo se propõe a apresentar, pois disputar a “Copa Europeia”, onde a final é MD WHITE vs PM BLACK WHITE, acaba sendo um pouco decepcionante. Felizmente esses problemas podem ser facilmente resolvidos para os donos de PS4 e PC (Foi mal galera do Xbox, mas vocês estão lascados), com a possibilidade de se importar uniformes, emblemas, escalações e até times totalmente novos, através dos famosos OPTION FILES.

Outro problema de PES 2019, é a falta de novidades nos modos OFFLINE do jogo, que ficaram praticamente intocados da versão 2018 do jogo. Tendo mudanças apenas em seus MENUS para se adequar ao estilo visual do resto de PES 2019. Isso é triste, mas felizmente os modos já eram bem completos nas versões anteriores do jogo, fazendo com que ainda se possa tirar muito proveito deles.

As partidas ONLINE ainda contam com alguns problemas de conexão, fazendo com que alguns jogos apresentem um delay nos comandos e algumas picos de lag durante as partidas. O bom é que foram poucos os casos desses problemas na minha experiência com o jogo.

Agora vamos para a parte boa, pois mesmo com esses problemas PES 2019 consegue trazer uma experiência muito próxima do futebol real e, o mais importante de tudo, DIVERSÃO! A gameplay do jogo, que já vinha melhorando ano após ano, parece ter atingido seu pico, estando muito mais leve e realista. O controle individual dos jogadores se tornou mais solto e de fácil controle, fazendo com que dribles sejam mais efetivos e que a diferença entre um jogador habilidoso e um CANELUDO seja muito maior.

Já o jeito que as partidas decorrem ficou mais realista, trazendo o foco muito mais no jogo coletivo do que no individual, é possível driblar três ou quatro em sequência, mas é algo que raramente você verá, pois, assim como no futebol real, exige muito treino de quem controla e muita habilidade do jogador que estiver em campo, já trocar passes e jogar o jogo coletivo, é uma opção muito mais viável, vendo que o jogo apresenta uma nova física da bola, que torna seus movimentos muito mais reais, chega a ser impressionante a fidelidade que a bola do PES 2019 apresenta em seus trajetos e movimentos. Com essa nova física, fica muito mais fácil de se entender e de controlar como e onde você quer que a bola vá, tantos nos passes e lançamento, como nos chutes.

Outra área do jogo que apresentou novidade empolgantes, foi o modo myClub, modo onde você monta seu time dos sonhos, através de pacotes que contam com os jogadores mais famosos do mundo. O modo temporadas, que apresentava recompensas fracas para quem o jogasse, foi substituído pelas partidas RANQUEADAS, que vão te recompensar baseadas em suas performances durante a semana.

Também foi alterado o método utilizado para adquirir jogadores, antes você conseguia apenas um por vez nos “PACOTES”, e se o mantivesse no clube, não teria a chance de o tirar novamente. Agora vem três por “PACOTE”, mas corre o risco de tirar jogadores repetidos, porém se tiver três do mesmo jogador, tem a chance de os trocar por um que seja do mesmo nível dos repetidos.

Com relação ao futebol brasileiro, todos os clubes da série A estão presentes em PES 2019 com seus uniformes e símbolos oficiais. Times como América Mineiro, Bahia, Botafogo e Grêmio, só possuem jogadores genéricos para compor o elenco, nada de Jael Cruel ou Luan. Algumas outras equipes como São Paulo e Santos têm diversos jogadores reais mas não o elenco completo, atletas como Diego Souza e Gabigol estão fora do game. E além disso alguns clubes possuem uma mistura de jogadores reais e genéricos, confundindo ainda mais quem está jogando.

Isso acontece pelo motivo de que no Brasil, quem negocia o direito de imagem é o clube com os jogadores, não há uma associação que faça as negociações para direitos de imagem dos mesmos, diferentemente do que acontece em outros países.

Num geral, PES 2019 não apresentou muitas novidades, mas todas as que trouxe foram de excelente qualidade e tornaram o jogo muito melhor do que sua versão anterior. Única ressalva é para os donos de Xbox, onde o fato de não existir a opção de importar os OPTION FILES, retira um pouco da diversão que se pode ter com o jogo. Já para os donos de PS4 e PC, tanto pra os que jogam OFFLINE ou ONLINE, a diversão é garantida.

Pro Evolution Soccer 2019 foi lançado dia 28 de Setembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Jogo muito FIFA e sempre olho o lado positivo da morte.
DEIXE UM COMENTÁRIO
ÚLTIMAS ANÁLISES
  • Análise H1Z1 (PlayStation 4)

    Na recente tendência dos jogos Battle Royale, H1Z1 estreia no Playstation 4 com a pretensão ambiciosa de bater de frente com Fortnite, o gigantesco sucesso da Epic Games.

  • Análise Bloodstained: Curse of The Moon

    Inti Creates teve a tarefa de entregar a prévia do Bloodstained Ritual of The Night e criou um perfeito sucessor do Castlevania original de 1986.

  • Capa principal do God of War 2018

    Análise God of War

    A franquia de hack ‘n’ slash com temática mitológica é reinventada para a geração do PlayStation 4 com jogabilidade e narrativa primorosa.

  • Análise Horizon Chase Turbo (PlayStation 4)

    Aquiris Game Studio produziu uma incrível releitura de Top Gear, talvez o jogo de corrida mais celebrado da geração 16-bit cujo sucesso durou anos.

  • SOBRE
    O Conversa de Sofá é um site com notícias, dicas e tutoriais sobre jogos, análises e novidades sobre os últimos lançamentos e cobertura de eventos.
    Asantee Games
    Ethanon Engine
    REDES SOCIAIS