Deep, um jogo de VR que espera tratar ansiedade

Deep é um game de realidade virtual (VR) desenvolvido para ser jogado com Oculus Rift e sensores no corpo, criado para ajudar pessoas ansiosas.

O game Deep é baseado em exercícios de respiração usados em técnicas de meditação e tratementos contra ataques de ansiedade. Além disso, seu visual e sonorização imersivos foram criados especialmente para fazer você se sentir suspenso em algum tipo de mundo dos sonhos, totalmente embaixo d’água.

Além do Oculus Rift, um cinto com sensores é colocado em volta do jogador para sentir sua respiração, o quanto inala e exala de ar. Esses dados geram ritmo ao jogo, que se materializa em seu corpo subindo ou descendo pelo fundo do mar, enquanto se depara com corais, peixes e outros elementos marinhas.

deepgame-3

deepgame-2

deepgame-1

O criador e desenvolvedordo jogo, Owen Harris (na foto abaixo, veja ela testando seu protótipo), sofre de ataques de pânico e resolveu criar Deep baseando-se em suas experiências e necessidades de algo que se relacionasse de forma mais profunda com sua mente, uma experiência totalmente imersiva, que captasse toda a sua atenção usando seu próprio corpo como controle.

O que Harris fez foi abrir portas para uma nova categoria de games – que não se considera “educativa” ou “medicinal”, mas também não equivale à pura e despretensioa diversão. O uso do Oculus Rift e sensores, aqui, buscou criar formas de controlar e sentir o jogo além do método tradicional. Mas a ideia é torná-lo disponível para formatos mais acessíveis – pelo menos enquanto a realidade virtual não estiver na casa de todo os gamers.

deepgame-8

No fim, o que Deep oferece é o puro escapismo – aquele mundo distante que você fecha os olhos e imagina na sua cabeça enquanto tenta respirar.

Infelizmente, ainda não consegui testar o jogo. Mas, à trabalho, tive a oportunidade de usar um Oculus Rift enquanto joagava games para realidade virtual. Durante alguns minutos de jogo, meu entorno desapareceu e eu me encontrei distante de tudo, exatamente onde eu precisava estar. E acho que é essa a sensação que fará Deep – e outros games similares – ser jogado e aprovado por todos.

Deep foi divulgado em festivais de games como protótipo durante final de 2014. Seu sucesso engatou um desenvolvimento mais profissional, com data de lançamento ao público marcada para este semestre de 2015.


Este texto faz parte da série os melhores indie games a serem lançados em 2015. Cada post trará maiores detalhes de um game digital a ser lançado este ano que já está fazendo barulho. Alguns já estão nos testes finais, outros ainda estão rodeados de mistério. Acompanhe e descubra o seu preferido.

Formada em publicidade pela ESPM e Arte Digital pela Central Saint Martins em Londres, atualmente cursa mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital na PUC. Trabalha como redatora web para sites sobre comunicação, tecnologia, cultura e projetos criativos no geral. É apaixonada por arte, viciada em indie games e gosta de se aventurar na programação!