Injustice: Gods Among Us – o melhor jogo de luta de 2013

Confira nossa análise de Injustice: Gods Among Us. Eleito o melhor jogo de luta de 2013, o universo DC nunca esteve tão bem representado nos jogos de luta.

Ficha técnica

  • Plataforma: PC/ PS3 / PS4 / PlayStation Vita / Xbox 360
  • Lançamento mundial: 13 de abril de 2012
  • Desenvolvedor: NetherRealm Studios
  • Distribuidor: Warner Bros.

Injustice é o melhor jogo de luta de 2013. Nem mesmo o nostálgico Killer Instinct conseguiu tirar esse titulo dele.

Os motivos são vários é claro. Talvez fosse o fato de retratar pela primeira vez o universo DC de maneira decente nos jogos de luta, mas Injustice é muito mais, é uma obra de arte em forma de jogo, é uma história divertida e envolvente com uma dose de “nerdismo”.

História

A história do jogo é um colírio para os olhos de alguns e pimenta nos de outros com certeza. Não, a história não segue fielmente a nenhuma HQ, mas sim, faz menção a várias delas, inserindo elementos de diversos outros núcleos da DC em mementos específicos da campanha.

Terraço do Planeta Diário
Terraço do Planeta Diário

Em Injustice iremos confrontar uma realidade alternativa onde após uma catástrofe, Superman se torna um ditador que se coloca não só acima dos humanos, mas também dos outros heróis e vilões criando uma ditadura, que pune e até mata todos os que se opõem ao regime.

Cabe a Batman, o maior estrategista do mundo, combatê-lo e solucionar este conflito. O desenvolvimento dessa história, você descobrirá jogando Injustice: Gods Among Us.

Jogabilidade

O jogo e seus comando respondem de forma muito parecida (senão idêntica numa análise mais grossa), a Mortal Kombat 9, uma vez que ambos os jogos são desenvolvidos pela NetherRealm.

Ai!
Ai!

No jogo nós somos colocados em um ambiente 2D com modelos e elementos 3D (calma, irei detalhar isso na sessão Gráficos), exatamente como acontece em MK9. Todos os modelos dos personagens respondem aos comandos de golpes como chutes e socos, podemos usar a habilidade especial de cada um e ativar um super golpe, semelhante ao x-ray.

Batman chama seu bat-móvel ao ativar seu especial
Batman chama seu bat-móvel ao ativar seu especial

É possível também usar elementos do cenário e executar transições de fase.

Gráficos

Injustice não desaponta quando assunto é a beleza do jogo. Os gráficos são uma versão aprimorada da engine apresentada em MK9, rica em detalhes e texturas nos uniformes dos heróis e vilões, tentando apresentar uma face não tão mecânica nos personagens (salvo alguns casos como a Mulher Maravilha, que parece um homem), a cada dano sofrido o personagem expressão reação e seu uniforme sofre desgaste.

Injustice

Algo que impressiona no jogo é o nível de interação com o cenário, seja pelos elementos capazes de causar dano em seu adversário como carros para serem arremeçados ou robôs disparando tiros, seja pelas inúmeras plataformas de salto para escapar de um golpe ou ainda pelas transições de fase, contendo inúmeros easter eggs do universo DC.

Injustice

O modo de visão 2D (bilateral) combinado com a modelagem em 3D já é conhecida pelos fãs de jogos de luta, como em MK, Street Fighter e Marvel vs Capcom. Diferente de Soul Calibur e Tekken. A vantagem dessa abordagem está na singularidade das opções dadas ao jogador e a fácil curva de aprendizado.

Áudio

Não poderíamos chamar essa sessão de trilha sonora, uma vez que os momentos em que o jogo recebe alguma sonorização de fundo não é facilmente percebida. A trilha sonora existe sim, e foi criada exclusivamente para o jogo, mas o que realmente impressiona é a dublagem.

O jogo está dublado e legendado em PT-BR
O jogo está dublado e legendado em PT-BR

Injustice chegou ao Brasil totalmente em português, tanto em menus e legendas quanto o áudio, o jogo está com uma dublagem excelente, com as mesmas vozes dos filmes de super herói já lançados e da animação Liga da Justiça Sem Limites. Existem ainda algumas falas combinadas para quando os personagens são arque inimigos.

Os sons dos poderes de cada personagem, itens sendo destruídos no cenário e transições de fase também são muito bons.

Extras

Injustice trás ainda uma dose extra de “nerdismo” às batalhas entre heróis e vilões, talvez nem a própria NetherRealm estivesse esperando esse sucesso que o jogo fez e durante todo 2013 foi adicionando novas skins e novos personagens ao jogo, tornando a experiência muito mais divertida.

Skin da série Arrow
Skin da série Arrow

A pedidos foi introduzido ao jogo as skins de Zod e Superman do filme O Homem de Aço, também o personagem Caçador de Marte (conhecido como Ajax ou John John) e muitos outros.

Injustice

Para aqueles que não conseguem ficar um minuto longe do jogo, Injustice está disponível também para iOS, celulares com Android e PS Vita.

Avaliação:

9
  • História envolvente e bem elaborada
  • Jogabilidade dinâmica, com uma grande variedade de combinações
  • Gráficos bonitos, grande número de elementos nos cenários
  • Possui versão para quase em todas as plataformas
  • Um número muito grande de DLCs lançadas
É um sul-mato-grossense e tem 27 anos, que começou no mundo dos games jogando Master System e Mega Drive, quando então conheceu o melhor console já criado neste mundo: o Super Nintendo. Já foi dono dos "clássicos" PSOne e PS2 e hoje passa horas disputando partidas nos battle royale da vida ou streamando!