Conversa de Sofá

Por Samanta Fluture em 19/02/2015

Linknotize mistura jogo de tabuleiro com Wikipedia

Linknotize é um game que mistura o tabuleiro e o digital para testar suas habilidades usando o Wikipedia.

Se você é daqueles que, como eu, deve muitos agradecimentos ao Wikipedia por ter ajudado com tantas informações úteis para escrever trabalhos e artigos intermináveis durante os estudos, então esse game pode ser muito interessante!

Linknotize é uma criação experimental que usa o conceito de jogo de tabuleiro junto às tecnologias móveis de celulares e tablets para que você possa, de fato, jogar. O objetivo é pensar rápido e linkar um tópico ao outro da forma mais ágil possível, usando a consulta online via Wikipedia.

linknotize1

linknotize5

linknotize6

linknotize3

linknotize4

Ao comprar o Liknotize, você receberá elementos básicos de um bom jogo de tabuleiro: cartas, dados, ampulheta, pinos, etc. Aqui, as cartas são diferenciadas por cores, que indicam sua categoria. Cada uma delas é um tópico de conhecimento.

Para jogar, as cartas devem ser embaralhadas e separadas em categorias (por cor). Você deve jogar os dois dados e eles dirão de quais categorias você deverá pegar as cartas. São duas por vez. Cada carta mostra um tópico e sua missão é linkar esses dois tópicos de alguma forma.

Para fazer isso, tudo o que você tem a sua disposição é a consulta online do Wikipedia, feita pelo celular ou tablet que você separou ao lado do tabuleiro. Cada jogador tem um limite de três minutos ou dez cliques para conseguir linkar um tópico no outro. A vitória será daquele que, no fim, conseguir finalizar o jogo de forma mais rápida e com menos cliques.

Parece bastante simples! Porém, a complexidade está em navegar no Wikipedia com tempo contado e cliques limitados. E, também, em como cada tópico pode ser linkado ao outro, sendo muitas vezes de categorias totalmente diferentes e muito distantes entre si.

O jogo é claramente uma produção independente e experimental. Seria muito interessante ver mais ideias como essa sendo desenvolvidas e colocadas no mercado dessa forma. Jogos que unem o conceito de tabuleiro – com seus elementos físicos – ao digital – como a Wikipedia, símbolo do que é uma enciclopédia hoje – são perfeitos para reunir a família ou ser jogado na escola durante uma aula diferente.

Além de ser totalmente carregado de conhecimento e informação útil, Linknotize também é uma forma de exercitar a necessidade de sermos mais diretos, focados e menos dispersos quando navegamos online com um objetivo em mente e um tempo limitado.

Linknotize está disponível para compra online por $25. Nele, virá a parte física do jogo, que se resume aos elementos do tabuleiro (75 cartas divididas em 6 categorias de assuntos diferentes, dois dados, uma ampulheta de três minutos e as regras do jogo). Além disso tudo, você ainda precisará de um dispositivo móvel conectado à internet, seja tablet ou celular.

Formada em publicidade pela ESPM e Arte Digital pela Central Saint Martins em Londres, atualmente cursa mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital na PUC. Trabalha como redatora web para sites sobre comunicação, tecnologia, cultura e projetos criativos no geral. É apaixonada por arte, viciada em indie games e gosta de se aventurar na programação!
DEIXE UM COMENTÁRIO
ÚLTIMAS ANÁLISES
  • Análise Playerunknown’s Battlegrounds (PlayStation 4)

    O jogo que popularizou o gênero Battle Royale finalmente foi lançado no console da Sony para a alegria dos jogadores da plataforma PlayStation (e da Bluehole, que agora atinge a maior base instalada dessa geração). A criança prodígio do Brendan Greene chegou a tempo ou tarde demais?

  • Análise Crashlands (Nintendo Switch)

    Originalmente lançado para celulares e posteriormente para PC, a versão de Switch desse RPG de ação em tempo real foi desenvolvida para ser controlado em telas de toque e com controle convencional. O que é perfeito para o console híbrido da Nintendo.

  • Análise H1Z1 (PlayStation 4)

    Na recente tendência dos jogos Battle Royale, H1Z1 estreia no Playstation 4 com a pretensão ambiciosa de bater de frente com Fortnite, o gigantesco sucesso da Epic Games.

  • Análise Bloodstained: Curse of The Moon

    Inti Creates teve a tarefa de entregar a prévia do Bloodstained Ritual of The Night e criou um perfeito sucessor do Castlevania original de 1986.

  • SOBRE
    O Conversa de Sofá é um site com notícias, dicas e tutoriais sobre jogos, análises e novidades sobre os últimos lançamentos e cobertura de eventos.
    Asantee Games
    Ethanon Engine
    REDES SOCIAIS