Conversa de Sofá

Por Flávio Ricardo em 31/01/2015

Os 10 melhores jogos de mundo aberto

Seria o modelo de jogos mundo aberto a nova onda dos video games? GTA, Watch_Dogs, Skyrim e muitos outros ganharam o público e a crítica e até hoje são considerados entre os melhores jogos já lançados. Por isso, separamos 10 jogos de mundo aberto que você com certeza já jogou e se não, deveria jogar, confira.

A nova onda dos jogos digitais parece ser o estilo sandbox, ou seja, de mundo aberto. A Rockstar já vem fazendo sucesso nesse ramo há anos com a série Grand Theft Auto e muitos estão seguindo a mesma receita tentando encontrar também a sua mina de ouro. Seja na total ficção ou com um certo realismo, a verdade é que este gênero vem nos entregando excelentes jogos e cada um dentro do seu contexto explora novos horizontes e tenta inovar na jogabilidade.

Se fôssemos de fato eleger os 10 melhores jogos de mundo aberto, passaríamos muitas e muitas horas discutindo sobre o assunto, gráficos, jogabilidade, história, os quesitos são muitos, mas o importante mesmo é a diversão que cada um nos proporciona. Por isso, vamos conferir uma lista com 10 dos melhores jogos de mundo aberto já lançados levando em consideração o sucesso que estes fizeram em sua estréia, e se você concorda ou discorda de algum da lista, dê seu pitaco, monte a sua lista com os 10 melhores e compartilhe conosco.

Batman: Arkham City

Batman Arkham City

Sendo o segundo jogo da série Arkham, Batman: Arkham City é um jogo de ação e aventura com diversos elementos de espionagem, de mundo aberto e baseado na série da DC Comics. O jogo foi lançado na época para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, recebendo anos depois uma versão completa com todos os pacotes de conteúdo adicional lançados. O jogo é publicado pela Rocksteady Studios em parceria com a Warner Bros e DC Entertainment.

Lançado oficialmente em Novembro de 2011, Batman: Arkham City trás novos equipamentos, como a bomba de fumaça e o detector de sinais de transmissão, que também ajuda a revelar a posição dos inimigos. Novos vilões foram adicionados, inclusive a Mulher Gato, que é um personagem jogável. O vilão Charada dessa vez, coloca armadilhas em todo o mapa que devem ser desativadas pelo homem morcego.

A jogabilidade de Batman: Arkham City é semelhante ao estilo de Grand Theft Auto, a jogatina deve durar perto de 40 horas, contando não somente as missões principais do game, mas também as demandas secundárias.

Bully Scholarship Edition

Bully

Lançado em 2006 para PlayStation 2, Bully é um dos jogos de maior sucesso da Rockstar no gênero mundo aberto após Grand Theft Auto. Em 2008 uma nova versão do jogo intitulada de Bully Scholarship Edition foi lançada no PC, PlayStation 3 e Xbox 360 com gráficos melhorados.

Bully te convida a explorar todo o universo de intrigas, fofocas, lutas e conflitos de um colégio americano. O protagonista de Bully é Jimmy Hopkins, um garoto de 15 anos cuja mãe acaba de se casar com um ricasso e o deixa em um colégio chamado Bullworth Academy enquanto passa sua lua de mel em um cruzeiro. Revoltado, Jimmy deve aprender a conviver entre as panelinhas e os valentões sem se meter em encrenca.

O jogo conseguiu capturar a essência do colegial em seu todo, não importa país, cultura ou língua, toda escola tem valentões que atormentam os mais fracos e que não tem nada na cabeça, atletas e cheerleaders que se acham o máximo, nerds que vivem com a cabeça enfiada em privadas, diretores, professores e uma cozinheira de falta de higiene que nem sempre são exemplos de nobreza e moral, pois é nesse mundo que Jimmy Hopkins é atirado e não vai deixar barato.

Far Cry 3

FarCry3

Considerado até hoje o melhor entre todos os jogos da série, Far Cry 3 é um jogo do gênero tiro em primeira pessoa com jogabilidade em estilo sandbox. Os eventos do jogo se desenvolvem numa ilha tropical onde o jogador deve explorar para conseguir recursos e fazer alguns aliados para sobreviver a ataques de animais e piratas.

Desenvolvido e distribuído pela Ubisoft, o jogo foi lançado para PC, PlayStation 3 Xbox 360. O protagonista, Jason Brody, que após perder-se na ilha durante suas férias, tem de salvar os seus amigos sequestrados e escapar dos fatais piratas que lá habitam.

Far Cry 3 possui elementos de RPG, incluindo pontos de experiência, árvores de habilidade, e um sistema de crafting. O jogador tem a capacidade de se esconder atrás de objetos para fugir das linhas de visão e também para olhar em redor e disparar sem ver. O jogador também tem a capacidade de realizar ataques furtivos de cima, abaixo ou perto do inimigo. Ao longa da jornada, você faz aliados que te ajudam a concluir as missões do jogo mais facilmente, podendo inclusive ser chamados como reforço em alguns momentos mais críticos.

Grand Theft Auto V

Graficos de GTA 5

O que falar desse jogo tão bacana que eu mal conheço mas já considero pra caramba? Brincadeiras a parte, o último jogo da série GTA se consagrou como um dos melhores até hoje, alguns elegem a história de San Andreas como a melhor, mas com certeza GTA V conseguiu unir todos os elementos necessários a um bom jogo para se consagrar em 2014.

Três protagonistas ao invés de um. Isso já me deu um ânimo a mais de início, pois é óbvio que nem todo personagem tem o carisma de um John Marston da vida, e as chances de você enjoar do personagem são grandes. O game te coloca em diversas situações dentro da história onde você por diversos momentos controla 1, 2 ou os 3 personagens de forma alternada, onde cada um tem papel fundamental para completar determinada missão.

Os gráficos do jogo são excelentes ainda mais agora com uma versão para a nova geração e PC, as texturas da vegetação, o reflexo dos veículos e os detalhes nas roupas dos personagens são incríveis, até impressiona o nível de detalhe em determinados itens. Tudo isso alinhado a uma jogabilidade simples e bem fluída, GTA V é com certeza um dos melhores jogos de mundo aberto já lançados.

InFamous Second Son

InFamous Second Son

Sucessor de Infamous e Infamous 2 do PlayStation 3, Second Son veio com a difícil missão de ser o primeiro jogo a explorar todo o poder da nova geração e uma das apostas no lançamento do PlayStation 4.

O jogo do gênero ação com jogabilidade no estilo sandbox, ou seja, de mundo aberto, e no coloca num cenário após os acontecimentos finais de Infamous 2 onde imaginávasse a extinsão dos condutores. Porém, aqueles fora do raio de ação da explosão ou com instinto de sobrevivência maior, continuaram vivos e com seus poderes. Para combater essa “ameaça”, o governo decidiu criar o DUP, uma unidade de combate especializada em condutores.

Agora controlando o jovem Delsin Rowe, cabe a nós descobrir a verdade sobre os planos do DUP e ajudar os condutores sobreviventes a resistir as ações do governo e se tornar um vilão ou um herói ao resto das pessoas. A jogabilidade do jogo continua simples e bem fluída, somos capazes de nos locomover bem em toda a cidade, escalar prédios usando nossas habilidades, dependendo do tipo de poder absorvido até mesmo voar e com certeza, usar nossas habilidades para combater as tropas da DUP. InFamous Second Son recebeu boas médias nas análises dos meios especializados e também dos jogadores em geral.

Minecraft

Minecraft

Considerado um dos maiores sucessos de seu gênero, Minecraft é um jogo do gênero sandbox, ou seja, também de mundo aberto e sem limites de exploração, sendo possível se aventurar também no eixo Z, ou seja, para cima e abaixo da terra.

O mundo do jogo é composto de blocos, que são o elemento principal de criação de novos componentes e também de moradias, sendo essas essenciais para a sobrevivência do jogador. Jogar Minecraft é usá-lo como ferramenta criativa. Não há forma de vencer em Minecraft, uma vez que não há objetivos requeridos e enredo dramático que necessite ser seguido. Os jogadores passam a maior parte de seu tempo simplesmente minerando e construindo blocos de material virtual, daí o nome do jogo.

Minecraft já bateu diversos recordes de venda e hoje é considerado uma mina de ouro sem fim, pois ganha vida a cada novo modo de jogo lançado, principalmente na versão PC onde os desenvolvedores tem liberdade de criar e publicar suas próprias versões do jogo, que é pago. Recentemente a Microsoft comprou os direitos do jogo e já faz planos para aumentar ainda mais as possibilidades do mesmo. Minecraft pode ser jogado em modo singleplayer e multiplayer em três variantes: modo criativo, onde há recursos ilimitados, nenhum perigo e pode-se voar livremente; sobrevivência, onde os jogadores precisam coletar recursos, criar itens e ganhar níveis, e onde monstros perigosos surgem à noite; e hardcore, similar ao sobrevivência, mas aonde há apenas uma vida para o jogador.

Red Dead Redemption

Red Dead Redemption

Um dos títulos de maior sucesso da Rockstar, Red Dead Redemption foi lançado em 18 de Maio de 2010 no PlayStation 3 e Xbox 360 e é considerado um dos melhores jogos do gênero com uma temática de velho oeste já lançados. Com uma temática totalmente voltada a exploração, Red Dead Redemption é um jogo longo, com muitas possibilidades, missões secundárias e uma história bem desenvolvida e emotiva.

No jogo controlamos John Marston, um ex-criminoso, que inicia o jogo caçando os antigos membros de sua ex-gangue. A esposa e filho de Marston são sequestrados pelo governo como forma de adquirir seus serviços como um caçador de recompensas, prometendo a libertação de sua família após o fim de seus serviços. Sem outra opção, ele inicia a busca de seus ex três companheiros para trazê-los à justiça.

Sendo um título da Rockstar, a jogabilidade de Red Dead Redemption é muito similar a de GTA, somos capazes de nos movimentar livremente pelo mapa, subir em estruturas não tão altas, saltar de um local para outro, pegar itens, atirar e usar outras armas e elementos disponíveis para combate, possuir uma casa e dormir. Como trata-se de um jogo de época, Red Dead Redemption não possui veículos mecânicos, sendo os meios de locomoção disponíveis cavalos e carroças ou usando o trem, que possibilita viagem rápida entre pontos já visitados.

Uma sequência do jogo é aguardada agora na nova geração, depois de mostrar seu poder com GTA V, muitos fãs apostam que essa sequência deve ser o novo grande anúncio da Rockstar em 2015.

Saints Row

Saints Row The Third

Saints Row é também conhecido como a paródia oficial de GTA, sendo um jogo de ação e aventura de mundo aberto, o primeiro título da série foi lançado em 2006 e teve mais três jogos em sequência, sendo o último deles Saints Row IV, esse que ganhou uma versão remasterizada para os consoles da nova geração recentemente. O primeiro da série foi recebido muito bem pela crítica e vendeu mais de 2 milhões de cópias, incentivando assim o desenvolvimento de suas sequências.

Se tratando de um jogo com enredo totalmente de humor, o jogo explora bastante a ideia de sarcasmos, piadas de mal gosto, sexualidade e violência. Em todos os títulos da série, controlamos a gangue dos Saints, e devemos enfrentar gangues rivais e tomar o controle da cidade. Para isso usaremos de todo o nosso poder de fogo sem medir esforços destuindo tudo a nossa frente.

Tratando-se de uma realidade totalmente alternativa, Saints Row possui alguns elementos caricatos como super poderes, elementos de filmes e séries e vários pacotes de conteúdo adicionais trazendo novas missões, roupas e carros.

The Elder Scrolls V: Skyrim

Skyrim

O quinto jogo da série de RPG medieval da Bethesda foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC e se passa 200 anos após os eventos de Oblivion, no último jogo da série. Agora, uma guerra civil começou após a morte de um dos reis por um assassino, e agora um antigo Deus surge em forma de dragão para dominar o mundo.

Nós como jogadores, devemos derrotar esse Deus dragão e impedir a destruição do mundo de Skyrim. A nova engine do jogo permitiu aos desenvolvedores dar vida ao mundo de Skyrim com belíssimos gráficos e diversas melhorias na interface, com lugares magníficos e ricos em detalhes para se explorar.

A jogabilidade e mecânica de combate também foram melhorados com o novo motor gráfico. The Elder Scrolls V: Skyrim recebu notas muito boas da crítica e até hoje possui jogadores frenéticos explorando seu vasto mundo, a versão de PC ganhou diversos pacotes adicionais que inserem elementos novos no jogo e alguns melhoram ainda mais a qualidade gráfica de Skyrim. Por muitos é considerado o melhor jogo do gênero já feito.

Watch_Dogs

Watch_Dogs

Com uma temática futurista, Watch_Dogs foi a super produção da Ubisoft em 2014, ganhando uma das campanhas de marketing mais bem trabalhadas já vistas em um jogo. O jogo não faz feio em ser uma alternativa a GTA, com diversos elementos novos no gênero, abordando a temática de hackers, possui muitas intrigas e surpresas em sua história.

No jogo somos Aiden Pearce, um ex-hacker profissional que se vê culpado pela morte de um familiar após os eventos de um “serviço” darem errado e agora busca apenas sobreviver na imensa cidade de Chicago. Os problemas de Aiden começam a aparecer quando ele se vê novamente envolvido com os homens que lhe causaram dor no passado.

A jogabilidade em terceira pessoa, como é de comum no gênero e gráficos de ponta, fizeram a Ubisoft acreditar ter criado um concorrente a altura de GTA, criando uma cidade de Chicago tão fiel que impressiona em diversos aspectos. Todos os elementos eletrônicos do jogo são conectados através de um sistema chamado CTOS, no qual Aiden tem a capacidade de se conectar e tomar controle, causando apagões, mudando as cores de semáforo e até fazendo com que coisas explodam. A grande sacada do jogo é o modo multiplayer onde qualquer pessoa na rua pode ser outro jogador tentando invadir o seu sistema.

É um sul-mato-grossense de 20 e poucos anos, que começou no mundo dos games jogando Master System e Mega Drive, quando então conheceu o melhor console já criado neste mundo: o Super Nintendo. Já foi dono dos "clássicos" PSOne e PS2 e hoje passa horas disputando partidas online de Gears of War 3 no Xbox 360.
DEIXE UM COMENTÁRIO
ÚLTIMAS ANÁLISES
  • Análise Playerunknown’s Battlegrounds (PlayStation 4)

    O jogo que popularizou o gênero Battle Royale finalmente foi lançado no console da Sony para a alegria dos jogadores da plataforma PlayStation (e da Bluehole, que agora atinge a maior base instalada dessa geração). A criança prodígio do Brendan Greene chegou a tempo ou tarde demais?

  • Análise Crashlands (Nintendo Switch)

    Originalmente lançado para celulares e posteriormente para PC, a versão de Switch desse RPG de ação em tempo real foi desenvolvida para ser controlado em telas de toque e com controle convencional. O que é perfeito para o console híbrido da Nintendo.

  • Análise H1Z1 (PlayStation 4)

    Na recente tendência dos jogos Battle Royale, H1Z1 estreia no Playstation 4 com a pretensão ambiciosa de bater de frente com Fortnite, o gigantesco sucesso da Epic Games.

  • Análise Bloodstained: Curse of The Moon

    Inti Creates teve a tarefa de entregar a prévia do Bloodstained Ritual of The Night e criou um perfeito sucessor do Castlevania original de 1986.

  • SOBRE
    O Conversa de Sofá é um site com notícias, dicas e tutoriais sobre jogos, análises e novidades sobre os últimos lançamentos e cobertura de eventos.
    Asantee Games
    Ethanon Engine
    REDES SOCIAIS