Os 10 melhores jogos de tiro em primeira pessoa

Os jogos de tiro em primeira pessoa já foram alvo de muitas polêmcias, seja dentro e fora do mundo digital, mas afinal, você saberia enumerar a lista dos dez melhores jogos de tiro em primeira pessoa?

O melhor jogo não precisa ter os melhores gráficos, a melhor jogabilidade ou a melhor história, o melhor jogo é aquele que causa impacto e fica gravado em sua memória, é aquele que faz você experimentar coisas novas, se empolgar e se emocionar.

Pensando nisso tudo a seguinte lista foi criada, conheça agora os melhores jogos ou séries de jogos de tiro em primeira pessoa lançados até o momento em que este artigo foi criado.

10. BioShock

BioShock

Lançado em 2007, BioShock é um FPS com elementos de RPG em um cenário obscuro em torno de uma história muito bem elaborada, algo as vezes raro em um jogo do estilo tiro em primeira pessoa.

Em 2010 foi lançado o BioShock 2 que apesar de introduzir um modo multiplayer não foi tão bem recebido como o primeiro, os ânimos mudaram com o lançamento de BioShock Infinite em 2013 que foi muito bem recebido pelos jogadores e pela crítica especializada.

Com a sua gameplay com controle fluídos, uma história maravilhosamente trabalhada, uma arte visual excepcional e algumas novidades do gênero colocam os jogos da série BioShock na lista dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa.

9. Battlefield

Battlefield

Tudo começou em 2002 com o lançamento de Battlefield 1942, desde então a série de jogos conquistou uma boa parcela de fãs de jogos de tiro em primeira pessoa. A série foca em mapas gigantes, trabalho em equipe e veículos de combate.

Apesar do lançamento de Battlefield Hardline (2015) incluir na série novidades no formato e de estar na nova geração de consoles, os jogos da franquia mais adorados pelos fãs são Battlefield 2, Battlefield 3 e Battlefield: Bad Company 2.

Confira um pouco de cada um dos jogos desde o Battlefield 1942 até o Battlefield 4 na compilação apresentada no vídeo abaixo.

8. Far Cry

FarCry

Com o seu primeiro jogo lançado em 2004, Far Cry é uma franquia de jogos de tiro onde normalmente seu personagem está em condições extremas em um lugar hostil, algo que encanta nessa série é o seu formato sandbox ou mundo aberto onde você se depara com a mais bela natureza de lugares exóticos.

No momento deste artigo o mais recente jogo lançado pela franquia é o Far Cry 4 que bateu recordes em vendas sendo o jogo que mais vendeu da série.

Veja no fantástico vídeo abaixo um pouco de cada Far Cry do 1 ao 4.

7. Quake

Quake

Considerado o primeiro jogo com todos os gráficos em 3D, Quake foi lançado em 1996 pela id Software seguindo o bonde do sucesso do jogo de tiro DOOM.
Quake apresenta uma combinação de trilha sonora excepcional, muito sangue, ação, monstros e partidas multiplayer.

O código do jogo Quake é aberto ao público e fez história ajudando a popularizar os jogos de tiro em 3D servindo de inspiração para diversos jogos que viriam no futuro.

6. GoldenEye 007

GoldenEye 007

Talvez você não conheça esse jogo, mas ele foi muito importante na história dos games de tiro, GoldenEye 007 foi lançado para o Nintendo 64 em 1997 e revolucionou o estilo com um inovador multiplayer que para a época era uma funcionalidade poucamente explorada.

O jogo é baseado no filme de mesmo nome do agente 007, mas foi lançado quase 2 anos depois da estreia do filme, apesar de não ter lançado junto com o filme, o jogo teve mais tempo para o desenvolvimento e não decepcionou ninguém.

Os estágios ou missões desse jogo acabam sendo mais realistas devido aos desvios que você pode fazer no caminho que não é linear. GoldenEye 007 também tem diferentes modos de dificuldade e desafios que ao completados podem render recompensas como munição infinita e invencibilidade.

Cada detalhe nos menus e forma como são apresentadas as missões para o agente tornam esse game um jogo que se destacou no momento de seu lançamento.

5. Counter-Strike

Counter Strike

Primeiramente Counter-Strike era somente uma modificação do jogo Half-Life, mas no final ele acabou virando um jogo separado devido ao sucesso entre os jogadores online. Usando os comandos e movimentação do Half-Life em uma temática envolvendo a batalha entre os antiterroristas e terroristas, Counter-Strike estabeleceu uma verdadeira febre de jogos em rede, sejam eles em redes locais como em lan houses ou em partidas online.

Mais do que somente uma febre, Counter-Strike também foi responsável por abrir as portas para um novo mercado de trabalho ou esporte na área de games, onde as pessoas jogam e são pagas para isso, várias competições entre equipes de jogadores profissionais foram aparecendo e o mesmo modelo se espalhou para outros jogos.

A influência dessa franquia de jogos de tiro foi muito importante na indústria de games, rendendo facilmente a este título um lugar entre os 5 melhores jogos de tiro em primeira pessoa.

4. DOOM

DOOM

Lançado em 1993 pela mesma empresa de Quake, DOOM foi um lançamento histórico no mundo dos games, o jogo ficou popular por usar muito bem o mais novo estilo de jogo da época: o jogo de tiro em primeira pessoa.

Pode-se dizer que DOOM foi o grande responsável por criar vários elementos ou clichês encontrados em praticamente grande maioria dos jogos de tiro em primeira pessoa.

Sangrento, musicalmente empolgante, extremamente popular, cheio de armas criativas e inimigos variados, DOOM foi copiado milhares de vezes por outros jogos e até hoje possui uma grande quantidade de fãs.

No momento desta matéria um novo DOOM está no forno e prestes de ser lançado, confira o trailer, pode-se dizer que a essência violenta do jogo ainda será mantida.

3. Halo

Halo

Halo é uma franquia de jogos muito envolvente, sua história merece destaque no estilo de jogos FPS que carece de grandes títulos com histórias incríveis.

Pode-se dizer que existiu a era antes do lançamento de Halo e uma nova era depois para os jogos de tiro, ele apesar de ter sido lançado depois dos principais jogos, Halo acabou influenciando a criação de várias sequências de jogos de tiro de franquias já bem estabelecidas no mercado de games.

A influência de Halo foi de maior impacto nos consoles de videogame que perdiam em muito para as versões do PC, o jogo provou de vez que um bom FPS também pode ser criado para os consoles.

Confira uma compilação de trailer dos jogos da franquia Halo e acompanhe a evolução dos gráficos do jogo.

2. Call of Duty

Call of Duty

Call of Duty é uma série indiscutivelmente popular, os jogos da franquia vendem em escala gigantesca e atraem fãs de todo canto do mundo e também provoca a ira de muitos que não gostam da série.

Entre os diversos jogos já lançados para a série, alguns chamaram mais a atenção do público do que outros como o Call of Duty: Black Ops 2 famoso pelo ótimo multiplayer e Call of Duty: Modern Warfare que ditou uma nova era para os games de tiro.

1. Half-Life

Half-Life

Não existe outro jogo mais qualificado para ocupar o lugar de melhor e mais influente game de tiro em primeira pessoa do que Half-Life, composto de somente 2 jogos a franquia foi a razão da existência de vários jogos que hoje fazem sucesso como o Counter-Strike que a princípio era uma modificação.

Toda a glória de melhor jogo de tiro vai boa parte para o Half-Life 2 que é um exemplo de jogabilidade, inteligência artificial dos inimigos, design de fases, história e tudo mais daquilo que faz um jogo ser inesquecível.

Um fato curioso é que o jogo Half-Life 3 é bastante famoso, porém o detalhe é que ele ainda não foi lançado no momento desta matéria e nem ao menos foi confirmada uma data exata para que isso aconteça, antes mesmo de seu lançamento as expectativas em torno dele são altíssimas.

Qual é a sua lista top 10 de jogos de tiro em primeira pessoa? Deixe nos comentários o que você achou da nossa lista e compartilhe também as suas preferências.

Desde pequena sempre jogou videogame, adora uma boa história, assiste incontáveis animes e seriados, aceita jogar todos estilos de jogos e gosta muito de ler e escrever.