Os melhores MOBA gratuitos de 2015

Conheça uma lista com os jogos do gênero multiplayer mais jogado atualmente: MOBA. A lista reúne os melhores e mais jogados jogos do gênero como Dota, League of Legends, SMITE e outros.

Cada vez os jogos do gênero MOBA vem tomando conta do cenário de jogos digitais online, sejam os mais conservadores ou os mais ousados, a verdade é que esse gênero está instalado em um a cada três computadores dos jogadores atualmente. Mas muitos nem se quer sabem o significado da sigla MOBA, esta que significa multiplayer online battle arena, ou seja, arena de batalha multijogador online, ou seja, um local onde diversos jogadores se juntam para juntos ou um contra os outros disputarem uma batalha através da rede.

Os MOBA mais “famosos” da atualidade são com certeza League of Legends da Riot Games e Dota 2 da Valve, mas existem diversos outros menos conhecidos porém tão bom quantos ou quem sabe até melhores em alguns aspectos que valem a jogatina. Por isso, reunimos uma lista com os melhores MOBA gratuitos de 2015, lembrando que mesmo gratuitos, todos permitem a compra de itens usando dinheiro real caso o jogador deseje.

League of Legends

League of Legends

Mundialmente conhecido como LOL, League of Legends é uma criação da Riot Games, empresa fundada por desenvolvedores antes membros das equipes de desenvolvimento de Warcraft 3 e DotA (Defense of the Ancients).

Com mecânicas que lembram o gênero MMO, League of Legends mistura estratégia em tempo real com elementos de RPG de forma simples e bem fluída. Em League of Legends é possível jogar com qualquer um dos campeões sem pagar, a cada semana, cinco novos campeões ficam disponíveis e caso você deseja adquirir um de forma permanente, é possível fazê-lo usando a moeda do jogo, é uma forma de “testar” o campeão e só comprá-lo quando tiver certeza.

Porém, caso o jogador deseje adquirir algum campeão antes de juntar a moeda do jogo ou ainda outros itens como skins, pacotes de temas e boosts de experiência ou ouro, é possível fazê-lo através da conversão de dinheiro real para a moeda do jogo. LOL (League of Legends) atualmente é um dos MOBA com o maior número de jogadores ativos, sendo o maior concorrente direto a Dota 2, da Valve.

Infinite Crisis

Infinite Crisis

Infinite Crisis é um MOBA Free to Play, ou seja, gratuito para jogar e com temática dos heróis e vilões dos 52 mundos da DC Entertainment. O jogo permite ao jogador escolher e formar times mesclando personagens de diferentes arcos das histórias em quadrinhos.

O jogo lembra bastante League of Legends tanto em jogabilidade como em gráficos, cada herói ou vilão possui quatro habilidades, sendo três delas básicas e uma especial, geralmente chamado de ultimate. Todas as quatro habilidades são ações ou poderes dos personagens em seus respectivos universos, como no caso de Batman e suas habilidades de luta, ataca boomerang e chama uma onda de morcegos.

É possível também comprar heróis/vilões e skins usando tanto a moeda do jogo como dinheiro real. Skins temáticas como dos filmes e séries dos heróis disponíveis são lançadas com certeza frequência com a intenção de cativar os jogadores. Uma das mais desejadas é a skin da série Arrow.

SMITE

SMITE

Publicado pela Hi-Rez Studios, SMITE aplica um conceito totalmente diferente, é um MOBA em toda sua essência mas em terceira pessoa. Usando esse novo conceito de câmera, SMITE te permite escolher e jogar com Deuses de diferentes mitologias, dando ao jogador uma experiência de jogo única. O jogo foi bastante criticado no começo e demorou a “pegar” devido ao fator de inovação, porém foi ganhando o público por ser mais descontraído e divertido que os outros.

Em SMITE, cada Deus possui quatro habilidades, como de padrão nos MOBA, todas são ligadas as origens e história, como Zeus atacando raios de trovão e Poseidon invocando um Kraken com seu habilidade final.

Com o sucesso do jogo, recentemente a Hi-Rez Studios organizou o primeiro campeonato mundial de SMITE, possuindo jogadores do mundo todo e com direito a uma final eletrizante entre a equipe favorita ao título e a equipe “zebra”, formada apenas por jogadores amadores que se reuniram de última hora para participar do campeonato. SMITE é também mais um MOBA com fortes influências de League of Legends, usando a mesma posição dos elementos da tela e itens consumíveis semelhantes.

Dota 2

Dota 2

Dota 2 é um MOBA 3D desenvolvido e publicado pela Valve. O jogo é uma versão refeita de DotA (Defense of the Ancients), uma customização de Warcraft 3 famosa anos atrás. Toda a mecânica de jogo e uso de itens foram mantidos e aprimorados, para manter aquilo que os jogadores consideram bom e aumentar ainda mais as possibilidades dentro do jogo.

O jogo conta originalmente com os 100 heróis presentes em DotA e mais alguns já lançados durante os anos. Em Dota 2, cada time de 5 jogadores se enfrenta para conseguir defender as suas torres e destruir as torres do inimigo até chegar ao seu ancient e vencer a partida.

Em seu lançamento, Dota 2 recebeu da PC Gamer uma classificação de 85/100 em sua análise, sendo definido como um jogo incrivelmente profundo e complexo que oferece a mais pura sequência ao original DotA. Gratificante como poucos, mas difícil.

Heroes of Newerth

Heroes of Newerth

HoN é um jogo do mesmo gênero também gratuito onde times de cinco jogadores se enfrentam em arenas de combate multiplayer com uma dinâmica de gameplay bastante semelhante ao de DotA.

Heroes of Newerth é inclusive considerado o MOBA que mais segue a risca os conceitos implementados na customização de Warcraft 3, inclusive fazendo referência aos nomes dos heróis do jogo. Criação da S2 Games, Heroes of Newerth roda no Windows, Linux e Mac, expandindo assim sua presença a quase todas as plataformas e conseguindo alcançar um número maior de jogadores.

As diferenças entre HoN e DotA são sutis, mas bem perceptíveis aos fãs do gênero como características independentes da jogabilidade, como o acompanhamento de estatísticas individuais, conversa de voz durante a partida, seleção de heróis simplificada, reconexão ao jogo, construir partidas, lista de jogadores banidos e chat.

Heroes of the Storm

Heroes of the Storm

Inicialmente chamado de Blizzard All-Stars, Heroes of the Storm (HotS) é o MOBA da Blizzard, empresa detentora de Warcraft e Starcraft, os primeiros jogos a possuir customizações que deram inicio ao gênero.

Diferente dos demais, em Heroes of the Storm o ritmo de jogo é mais acelerado, sendo necessário se deslocar durante todo mapa no decorrer da partida e não apenas carregar uma lane (faixa) como de costume. Certos objetivos caso cumpridos ajudam você a derrotar seus inimigos.

Heroes of the Storm coloca lado a lado ou um contra o outro, os heróis e vilões de todos os jogos da Blizzard como Diablo, Starcraft, Warcraft e World of Warcraft. Cada personagem tem suas habilidades, história e aparência fiéis aos seus papéis em seus jogos de origem. O jogo está atualmente em fase beta, apenas usuários que ganharam chaves de acesso podem jogá-lo, a Blizzard vem fazendo modificações e adicionando novos componentes ao jogo antes do seu lançamento oficial.

Chaos Heroes Online

Chaos Online

Chaos Online é um MOBA com base nos conceitos iniciados em DotA. O jogo oferece uma dinâmica de jogo convencional do gênero com 3 lanes (faixas), mas trás algumas novas mecânicas indo além de empurrar as torres para chegar a base inimiga. Existem a dinâmica off-lane/jungle, onde os jogadores enfrentam as criaturas da floresta e conseguem mais ouro.

A fim de levar a equipe à vitória, os jogadores terão de destruir as torres e estruturas de base adversária, deixando seu guardião especial vulnerável a ataques.

Chaos Heroes Online possui uma enorme diferença dos outros MOBA em possuir um tele transporte instantâneo, dando invulnerabilidade ao jogador e retornando este a base, salvando-o assim de uma possível morte. Diferente da maioria, o jogo roda apenas no Windows.

Dead Island: Epidemic

Dead Island Epidemic

Baseado na série de jogos de zumbi Dead Island, em Epidemic temos um MOBA de ação com um ritmo um pouco mais acelerado num mundo infestado de zumbis e outros sobreviventes. Além de enfrentar times de quatro jogadores, em Dead Island: Epidemic é necessário encontrar itens de sobrevivência, suprimentos e criar formas de ajudar uns aos outros.

O jogadores podem escolher entre três classes de sobreviventes, incluindo uma classe com habilidades de zumbi, esses por sua vez usam ataques corporais. Atualmente o jogo possui dois modos de jogo, Horde e Scavenge. As equipes devem explorar o mapa, encontrar e capturar pontos de sobrevivência, a cada ponto capturado uma onda de zumbis incluindo chefes vem atacá-los.

Atualmente em fase beta através do Steam, o jogo roda apenas no Windows e seu acesso está liberado a todos os interessados, bastando apenas baixá-lo e jogá-lo.

É um sul-mato-grossense e tem 27 anos, que começou no mundo dos games jogando Master System e Mega Drive, quando então conheceu o melhor console já criado neste mundo: o Super Nintendo. Já foi dono dos "clássicos" PSOne e PS2 e hoje passa horas disputando partidas nos battle royale da vida ou streamando!