Conheça o jogo brasileiro Pregnancy

Pregnancy, indie game brasileiro, é um drama em que o jogador entra na pela de uma jovem de 14 anos que está grávida após sofrer abuso.

Pregnancy é uma narrativa interativa em forma de game, em que o jogador entra na pela de uma jovem de 14 anos que mora na Hungria. Suas decisões tomadas como jogador influenciam diretamente a vida da garota, que está grávida após ter sido abusada por um criminoso.

Lilla, a protagonista, tem 14 anos e parece como qualquer outra menina da sua idade: se interessa por música, maquiagem e garotos. A diferença é que ela guarda o segredo de estar grávida depois de ter sido abusada por um homem mais velho e bêbado.
Esse acontecimento sem dúvida a machucou muito, a ponto de “acordar” sua consciência. Seus pensamentos mais profundos ganham voz para ajudá-la a tomar decisões e sair dessa “bagunça”. Essa “voz”, sua consciência, é o papel do jogador na história.
Em meio a perguntas pessoais, pensamentos mais obscuros e flashbacks do seu passado, ela precisa tomar decisões importantes como: se conta ou não o ocorrido para a sua família, amigos e terapeuta; se guarda o segredo sobre a gravidez; e, no fim, o que fazer com o bebê que cresce dentro dela.

pregnancy-7

pregnancy-4

pregnancy-3

Com o passar do jogo, as ações do jogador ganham poder e confiança enquanto você assiste aos impactos que elas geraram na vida de Lilla. Por vezes, os diálogos podem ser tocantes e carregados de sentimentos. A situação por qual ela passa é tão aterrorizante e real que qualquer atitude como jogador é refletida. Meu sentimento foi de que eu precisava ajudá-la a todo custo e fazer o que fosse melhor para o seu futuro.

O jogo corrido leva em torno de 20 minutos, mas responder às questões emocionalmente carregadas e reais pode demorar mais do que você imagina. E são esses momentos de pausa e reflexão que tornam o game uma experiência sensível.

Há um certo desconforto no jogo, em que a responsabilidade de tomar decisões pesa até o fim. Isso porque se apresentam de forma imersiva alguns conceitos e valores – estupro e aborto – que carregam polêmica e preconceito. Mostrando fundamento em sua proposta, Pregnancy libera gráficos que medem a diferença entre as decisões dos jogadores, relacionadas às grandes questões da vida da Lilla. 

pregnancy-6

Independente do game possuir pontos fracos como arte, alguns dos diálogos e feedback de ações, Pregnancy certamente é uma história interativa que merece atenção. 

O indie game foi desenvolvido pelo brasileiro Locomotivah e pode ser baixado para Windows via Steam, custando $1.99 (R$4.29).

Formada em publicidade pela ESPM e Arte Digital pela Central Saint Martins em Londres, atualmente cursa mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital na PUC. Trabalha como redatora web para sites sobre comunicação, tecnologia, cultura e projetos criativos no geral. É apaixonada por arte, viciada em indie games e gosta de se aventurar na programação!