Conversa de Sofá

Por Jandeilson de Sousa em 10/07/2015

Project CARS faz você se sentir um piloto de corrida

Project CARS demonstra o poder das corridas em quatro rodas através de uma simulação impressionante tanto no controle quanto no volante, competente e espantosamente realista.

Correr é uma das experiências mais intensas que uma pessoa pode ter na vida, a velocidade acelera a adrenalina, e propõe um sentimento de liberdade realmente libertador. Jogos de corrida sempre estiveram presentes na indústria desde os primórdios, e não foi o passar dos anos que estagnou um pouco do gênero, mas a falta de inovação. A inovação é quase fundamental para um jogo de corrida dar certo, porque sensações artificiais de velocidade requerem uma atenção em constante prestação.

Poucos simuladores de corrida conseguem arrepiar cada cabelo do corpo como Project CARS, a desenvolvedora Slightly Mad Studios já fazia jogos de corrida antes, mas não com um nível de simulação tão alto e preciso, acredite! Project CARS é espantosamente realista, não são apenas em gráficos de saltar os olhos, mas em toda a mecânica e projeção automobilística.

Project-CARS-1

Sem qualquer maquiagem, apenas sendo esplêndido no PS4 — imagina só no PC…

A atenção dada aos mínimos detalhes é realmente uma coisa absurda em Project CARS, todos os elementos de um carro são devidamente encaixados, a física é muito próxima da realidade, e a menos que você seja um especialista minucioso, dificilmente vai sentir que o jogo não diz a que veio. Quem teve experiências com autódromos, ou mesmo carros de corrida, vai sentir ainda mais a vibração, imagine pilotos profissionais (algum piloto aí?). É preciso lembrar que Project CARS é um simulador fiel de corrida, não um Need for Speed da vida, ou algo parecido. Você não vai manter seu carro na pista se não tiver experiência com simuladores, porque o nível de precisão da jogabilidade é muito exigente. A coisa é tão séria, que se você for muito fã de jogos do gênero, jamais jogaria Project CARS em um controle convencional.

Apesar da fidelidade, Project CARS não é completamente limitado aos caprichos da simulação, controles proporcionam bastante diversão, e além do mais, uma das maiores características de Project CARS, a personalização, começa a demonstra seus primeiros indícios já na jogabilidade. Você é livre para personalizar praticamente tudo o que quiser, inclusive o nível de simulação na hora de controlar os carros, mas esteja ciente do fator simulação presente.

Central da Corrida

A Central da Corrida é dividida em quatro partes principais: Carreira, Solo, Online e Rede de Pilotos

Tudo começa na central da corrida, sua sala de opções para iniciar a carreira de piloto. Project CARS leva a sério a ideia de pilotos, pedindo que você registre-se como um para participar de corridas no modo campanha e online do jogo. A campanha principal é um prato cheio, tem corridas disponíveis em todos os meses do ano. As corridas são bem distribuídas e organizadas em um calendário convencional, dando aquela sensação de responsabilidade.

Sua liderança vai decidir o seu destino, ganhar em primeiro lugar não só enche os olhos de patrocinadores, como pode render novos contratos importantes para sua carreira de piloto. Durante a carreira há uma variedade de objetivos, metas e oportunidades de corridas serão meio que ofertados para você, decidir o que fazer é uma tarefa sua, porém quando decidido, é quase uma responsabilidade entregar resultados satisfatórios.

Project-CARS-2

Sinta a brisa e faça a sua história!

A história de Project CARS é escrita por você, não há história sendo contada, é só você escrevendo através das corridas sua própria história. A maneira que sua história é escrita que é o grande chamariz da campanha de Project CARS, você recebe e-mails que fazem acreditar que o que aconteceu na corrida anterior teve realmente impacto na vida de quem escreve para você, as pessoas falam sobre você nas redes sociais, apostam, criticam, e até se emocionam através de palavras automáticas simples, mas estimulantes.

Apesar do modo campanha ser bem estruturado e divertido, não é dos mais estimulantes, logo depois de um tempo, o cansaço e a falta de objetivos bem definidos podem fazer você simplesmente correr por correr, assim como faria no modo solo.

Project-CARS-4

Correr com amigos é mais emocionante.

Além da campanha, tem o modo solo, um clássico dos jogos de corrida no qual corremos apenas por distração e diversão rápida, e como não poderia faltar, o modo online. Project CARS online é muito emocionante, afinal, são pessoas reais disputando pelo primeiro lugar, e isso é demais. As regras são ditas pelo dono da sala, você pode criar uma sala para reunir amigos próximos o qualquer pessoa do mundo, a quantidade de pessoas em cada sala alcança os 16 jogadores com direito a 60fps.

Durante as corridas online é possível perceber alguns problemas técnicos ou mesmo bugs, nada muito comprometedor na maioria dos casos. A conexão com os servidores é bem rápida, e a comunidade ativa é alta, ou seja, dificilmente você vai ficar esperando muito tempo para jogar com alguém.

Para quem aprecia recursos online, é na rede de pilotos que deve ir! A rede de pilotos conta com corridas de eventos (dar pra ganhar até prêmios reais), informações sobre a comunidade mundial de corredores, e uma leva de estatísticas para você ver o desempenho dos melhores corredores.

Project-CARS_20150709190214

Complexo até você entender a função de um diferencial. Ao mexer no eixo, você está modificando o funcionamento do mesmo. Mais sobre diferencial aqui.

A personalização está presente em quase tudo de Project CARS, dificilmente algo não vai poder ser personalizado. Transforme os veículos disponíveis em seus, personalize desde o básico como cores, partes como pneus e freios, até partes mais avançadas como eixo. E não para por aí não! O clima das pistas pode ser personalizado aos mínimos detalhes, quer chuva razoável? Você pode! Quer um pôr do sol? Você também pode! E por aí vai…

É difícil falar de Project CARS sem mencionar seus gráficos, os mesmos estão realmente dignos de nova geração. Os carros possuem detalhes de tirar o fôlego de qualquer um, tamanho realismo e capricho nos mínimos detalhes é impressionante. Embora o mesmo não possa ser dito das pistas, os efeitos visuais de ambiente e clima fazem você acreditar que está correndo em uma tempestade, ou mesmo em um lindo dia de sol.

Uma das coisas mais adoradas pelos amantes de carros de corrida é o ronco dos motores, a fidelidade dos roncos em Project CARS é mais um ponto alto do jogo, cada carro possui um ronco único e ensurdecedor.

Uma razoável quantidade de carros estão disponíveis de imediato, o que não significa que haverão outros para serem desbloqueados, porque Project CARS infelizmente não usa dessa artimanha para estimular seus corredores, todos os carros que o jogo possui já estão disponíveis para você. Vale lembrar que existem versões do jogo e DLCs com carros novos e tudo mais, porém no mesmo esquema de obtenha e corra.

Não vai faltar pistas para você correr, a lista além de extensa, possui pistas incríveis pelo mundo a fora. Dificilmente você vai enjoar de alguma, especialmente pelas opções de personalização disponíveis.

Project-CARS-3

Clássicos <3

Project CARS sem sombra de dúvidas entra facilmente para qualquer lista de “melhores simuladores de corrida”. O jogo é uma carta de amor aos fãs de simulação, e faz bonito na frente de todos, inclusive corredores. Talvez não seja recomendado para os mais habituados com arcade, por se tratar de um jogo exigente, mas é uma grande oportunidade para quem quer começar a amar o gênero. Se você gosta de simuladores de corrida, Project CARS é o jogo!

Mais sobre: ,
Um cara de vinte e poucos anos apaixonado pelas coisas pequenas da vida. É editor no Joguindie, seu maior xodó. Ascendente escritor, desenvolvedor e empreendedor. Sua vida é repleta de coisas para fazer, pouco tempo para si, muito trabalho duro e determinação. Gosta de jogar, ouvir músicas, ler quadrinhos, assistir filmes e animes, comer salgadinho, beber refrigerante de limão, ficar em casa, e tantas outras coisas simples, mas valiosas para sua vida.
DEIXE UM COMENTÁRIO
ÚLTIMAS ANÁLISES
  • Análise Playerunknown’s Battlegrounds (PlayStation 4)

    O jogo que popularizou o gênero Battle Royale finalmente foi lançado no console da Sony para a alegria dos jogadores da plataforma PlayStation (e da Bluehole, que agora atinge a maior base instalada dessa geração). A criança prodígio do Brendan Greene chegou a tempo ou tarde demais?

  • Análise Crashlands (Nintendo Switch)

    Originalmente lançado para celulares e posteriormente para PC, a versão de Switch desse RPG de ação em tempo real foi desenvolvida para ser controlado em telas de toque e com controle convencional. O que é perfeito para o console híbrido da Nintendo.

  • Análise H1Z1 (PlayStation 4)

    Na recente tendência dos jogos Battle Royale, H1Z1 estreia no Playstation 4 com a pretensão ambiciosa de bater de frente com Fortnite, o gigantesco sucesso da Epic Games.

  • Análise Bloodstained: Curse of The Moon

    Inti Creates teve a tarefa de entregar a prévia do Bloodstained Ritual of The Night e criou um perfeito sucessor do Castlevania original de 1986.

  • SOBRE
    O Conversa de Sofá é um site com notícias, dicas e tutoriais sobre jogos, análises e novidades sobre os últimos lançamentos e cobertura de eventos.
    Asantee Games
    Ethanon Engine
    REDES SOCIAIS