Conversa de Sofá

Por Flávio Ricardo em 11/12/2013

Quando a música, a arte e os games se unem!

Até onde um jogo pode ser considerado arte? Na música? Nos gráficos? Nas histórias envolventes de dragões e princesas? Confira também uma paródia em homenagem a Faroeste Cabocl, de Renato Russo.

Estaria nos jogos uma nova forma de arte? Já não sabemos mais dizer onde a realidade e a ficção se dividem diante dos belíssimos cenários e modelos apresentados nos jogos, algumas vezes a visão desse mundo digital parece ser bem mais imersivo e atraente, fazendo o dia-a-dia e a rotina do “mundo real” perder a graça.

Todo ano, a cada evolução na indústria de jogos somos surpreendidos com algo que hoje muitos chamam de arte, e não apenas nos gráficos, mas também nas histórias, nos roteiros ricamente elaborados e envolventes, nas trilhas sonoras meticulosamente escolhidas, se encaixando perfeitamente em momentos específicos do jogo, seja ele triste, eletrizante ou de ação.

Essa fusão entre imagem, história e sonorização nos lembra muito o cinema, considerado uma forma de arte e atualmente uma extensão do mundo dos jogos eletrônicos. Muitos filmes baseados em jogos foram feitos nos últimos anos, muitos receberam críticas fortíssimas dos mais fãs mais fervorosos, mas acima de tudo um reconhecimento, pelo respeito e importância atribuída a esse universo de fantasia.

Outra forma de expressar essa admiração e fanatismo pelos jogos está na música, não só nas trilhas desenvolvidas exclusivamente para os jogos, mas nas paródios e de certa forma, homenagens. Irei deixar abaixo, um vídeo do meu ponto de vista SIMPLESMENTE FANTÁSTICO dos irmãos Castro, onde o sucesso de Renato Russo, Faroeste Caboclo, se torna uma história de demônios, castelos e princesas.

Mais sobre:
É um sul-mato-grossense de 20 e poucos anos, que começou no mundo dos games jogando Master System e Mega Drive, quando então conheceu o melhor console já criado neste mundo: o Super Nintendo. Já foi dono dos "clássicos" PSOne e PS2 e hoje passa horas disputando partidas online de Gears of War 3 no Xbox 360.
DEIXE UM COMENTÁRIO
ÚLTIMAS ANÁLISES
  • Análise Crashlands (Nintendo Switch)

    Originalmente lançado para celulares e posteriormente para PC, a versão de Switch desse RPG de ação em tempo real foi desenvolvida para ser controlado em telas de toque e com controle convencional. O que é perfeito para o console híbrido da Nintendo.

  • Análise H1Z1 (PlayStation 4)

    Na recente tendência dos jogos Battle Royale, H1Z1 estreia no Playstation 4 com a pretensão ambiciosa de bater de frente com Fortnite, o gigantesco sucesso da Epic Games.

  • Análise Bloodstained: Curse of The Moon

    Inti Creates teve a tarefa de entregar a prévia do Bloodstained Ritual of The Night e criou um perfeito sucessor do Castlevania original de 1986.

  • Capa principal do God of War 2018

    Análise God of War

    A franquia de hack ‘n’ slash com temática mitológica é reinventada para a geração do PlayStation 4 com jogabilidade e narrativa primorosa.

  • SOBRE
    O Conversa de Sofá é um site com notícias, dicas e tutoriais sobre jogos, análises e novidades sobre os últimos lançamentos e cobertura de eventos.
    Asantee Games
    Ethanon Engine
    REDES SOCIAIS