Conversa de Sofá

Por Flávio Ricardo em 20/01/2014

Rayman Legends – uma aventura magestosa

Depois de jogar a demo, finalmente fizemos a análise completa de Rayman Legends, esse joguinho plataforma que ganhou as maiores notas da crítica gamer.

Ficha técnica

  • Plataforma: PC / PS3 / PS4 / PS Vita / Xbox 360 / Xbox One / Wii U
  • Lançamento mundial: 30 de Agosto de 2013
  • Preço sugerido: R$ 189.90
  • Desenvolvedor: Ubisoft
  • Distribuidor: Ubisoft / Nintendo

Já falei sobre Rayman Legends no blog, as minhas primeiras impressões foram de uma demo fantástica.

As minhas segundas impressões já não foram tão fantásticas assim confesso, mas isso deve entre outros ao fato de não existir mais aquela expectativa pelo novo, apenas a conclusão de algo que eu já conhecia.

Fase musical de Rayman Legends

Talvez Rayman Legends fosse um jogo no qual a Ubisoft trabalhou bem até demais, lançando uma demo que já apresentava o potencial total do jogo.

Mesmo assim, os jogos de plataforma com certeza tem em Rayman Legends um fortíssimo exemplo de como um jogo deste gênero pode ser tão empolgante e sim, ter belos gráficos.

Jogabilidade

A jogabilidade de Rayman Legends é simples, e claro tratando-se de um jogo de plataforma não poderia ser diferente.

Rayman Legends

O cenário do jogo assim como nossos movimentos são todos em um ambiente 2D, limitando nossas ações a andar, correr, saltar sobre e em cima de nossos inimigos para nocauteá-los, bater em alguns elementos do cenário para destruí-los ou arrancá-los do chão e por fim segurar o botão de pulo fazendo com que nosso herói flutue por alguns segundos.

Em algumas fases o jogo possui ainda uma mecânica interessante onde contamos com a ajuda de Murfy, responsável por resolver alguns quebra-cabeças e desarmar armadilhas espalhadas pelo cenário para que possamos continuar.

No PS3 e Xbox 360 essa mecânica é um pouco mais simples, mas no Wii U onde existe o controle sensível ao toque, se torna uma extensão do jogo super divertida e desafiadora.

Gráficos

Com a nova engine UbiArt Framework, é cada vez mais notável e incrível a beleza dos jogos de plataforma ou gênero semelhante produzidos pela Ubisoft.

Os chefes do jogo são 3D

Rayman Legends consegue unir o melhor do universo 2D com um mundo totalmente mágico, repleto de cenários com montanhas que flutuam, árvores gigantes, água escorrendo pela fase, alguns pequenos lagos, cordas para se pendurar e balançar, são tantos os elementos encontrados em uma fase que é possível passar um tempo somente os admirando.

Os cenários do jogo são bem variados, encontramos além das já citadas florestas, cavernas cheias de poços de lava, teias de aranha, masmorras e até armadilhas daquelas bem comum em castelos.

Não bastasse tudo isso, ainda podemos abrir um novo parágrafo só para falar das criaturas do jogo. Além de um time com mais de dez heróis a nossa escolha, encontraremos durante as fases sapos, plantas carnívoras, homens-galho, esqueletos, fantasmas, criaturas mágicas, criaturas mitológicas e até peixes nas fases marítimas.

Rayman Legends

Os chefes finais de cada mundo ganham destaque dos demais inimigos pois são os únicos modelos 3D do jogo, ganhando atenção especial e dando um show a parte em cada aparição.

Trilha sonora

Uma aventura tão mágica e divertida como Rayman Legends não poderia ter uma trilha sonora menos épica. Toda a trilha sonora do jogo foi desenvolvida exclusivamente para Legends, com adendo de que as músicas de Rayman Origins foram remasterizadas nas fases do mundo Back to Origins.

Rayman Legends conta ainda com fases musicais, que além de super divertidas trazem versões um pouco diferentes de músicas do nosso dia a dia como Eye of the Tiger.

Já acabou?

Lembra-se no segundo parágrafo quando eu disse que as minhas segundas impressões não foram tão boas quanto as primeiras?

Um dos fatores que me levaram a isso é o tamanho da história central do jogo, que de certa forma acaba bem no meio da diversão, deixando aquele sentimento de “mas já?”, ainda assim caso você deicda se empenhar em completar 100% do jogo pode parecer mais como obrigação e não para desvendar os mistérios de Legends.

Rayman Legends

Se você nunca jogou um jogo da série Rayman e chegou até esse ponto da nossa análise deve estar pensando que Rayman Legends é um daqueles jogos de plataforma para crianças que você joga casualmente para passar o tempo sem muita dificuldade. Bom, você está enganado, o jogo é bastante difícil e até irritante em alguns momentos fazendo você se questionar se o seu filho ou irmão mais novo conseguiria completar certas fases.

Mesmo tendo seus altos e baixos Rayman Legends é um dos melhores jogos de 2013 conforme a avaliação da crítica gamer, competindo diretamente com Super Mario World no gênero plataforma e um dos destaques do Wii U.

Rayman Legends está disponível para PC, PS Vita, PS3, Wii U e Xbox 360.

Avaliação:

9.5
  • História simples e bem contada
  • Jogo envolvente do início ao fim
  • Gráficos belíssimos misturando ambiente 2D com elementos 3D
  • Trilha sonora exclusiva e empolgante
  • A história central acaba muito cedo
  • Possui alguns trechos e puzzles MUITO difíceis
Mais sobre: , , , ,
É um sul-mato-grossense de 20 e poucos anos, que começou no mundo dos games jogando Master System e Mega Drive, quando então conheceu o melhor console já criado neste mundo: o Super Nintendo. Já foi dono dos "clássicos" PSOne e PS2 e hoje passa horas disputando partidas online de Gears of War 3 no Xbox 360.
DEIXE UM COMENTÁRIO
ÚLTIMAS ANÁLISES
  • Análise Playerunknown’s Battlegrounds (PlayStation 4)

    O jogo que popularizou o gênero Battle Royale finalmente foi lançado no console da Sony para a alegria dos jogadores da plataforma PlayStation (e da Bluehole, que agora atinge a maior base instalada dessa geração). A criança prodígio do Brendan Greene chegou a tempo ou tarde demais?

  • Análise Crashlands (Nintendo Switch)

    Originalmente lançado para celulares e posteriormente para PC, a versão de Switch desse RPG de ação em tempo real foi desenvolvida para ser controlado em telas de toque e com controle convencional. O que é perfeito para o console híbrido da Nintendo.

  • Análise H1Z1 (PlayStation 4)

    Na recente tendência dos jogos Battle Royale, H1Z1 estreia no Playstation 4 com a pretensão ambiciosa de bater de frente com Fortnite, o gigantesco sucesso da Epic Games.

  • Análise Bloodstained: Curse of The Moon

    Inti Creates teve a tarefa de entregar a prévia do Bloodstained Ritual of The Night e criou um perfeito sucessor do Castlevania original de 1986.

  • SOBRE
    O Conversa de Sofá é um site com notícias, dicas e tutoriais sobre jogos, análises e novidades sobre os últimos lançamentos e cobertura de eventos.
    Asantee Games
    Ethanon Engine
    REDES SOCIAIS