Ronaldo “Fenômeno” adquire parte do CNB e-Sports Club

Ex-jogador de futebol e agora empresário, Ronaldo investe também no eSports e compra parte da organização CNB e-Sports Club.

Em 2016 o esporte eletrônico chamou a atenção de muitos ao redor do mundo. Aqui no Brasil não poderia ser diferente, no último sábado (21) foi anunciado através do Twitter que o jogador de futebol Ronaldo “Fenômeno” Nazário comprou parte do CNB e-Sports Club se tornando o novo sócio da organização ao lado de André Akkari, jogador profissional de Poker.

A CNB e-Sports Club é uma das organizações mais antigas do cenário brasileiro de esporte eletrônico. Em 2001 surgiu como “Canibals”, uma equipe de Counter Strike. Através da tag CNB, colocada ante dos nicks dos jogadores, a abreviação logo se tornou popular devido ao bom desempenho dos jogadores que sofreu mudanças mais tarde, se tornando CNB Gaming e logo depois CNB e-Sports Club.

Cleber “Fuzi” Fonseca se juntou ao CNB em 2002 quando tinha apenas 12 anos, trazendo uma boa base de outros jogos como Infantry e Diablo. Até meados de 2007 a equipe participou de diversos campeonatos de Counter Striker 1.6, foi quando o CNB disputou diversos campeonatos offline e conquistou seu primeiro grande titulo, se sagrando como o primeiro campeão brasileiro de Counter-Strike: Source.

Em 2008, mesmo após a saída de todos os integrantes além de Fuzi, Fury e Panssa, o time virou organização. 2010 foi o melhor ano para a organização, que tinha 88 jogadores profissionais competindo e presença em 13 modalidades diferentes. Escolhida pelo publico como a melhor organização de eSports do Brasil naquele ano e no ano seguinte, em 2011.

Foi em 2012 que a decisão de investir em um grande jogo competitivo se tornou realidade, após uma reestruturação a organização contratou uma equipe para jogar League Of Legends, que naquele mesmo ano ganhou o primeiro torneio promovido pela Riot Games. O showmatch de lançamento do servidor brasileiro onde o CNB venceu o Vince Te Ipsum. Dois anos depois o CNB investiu no Dota 2, o MOBA da Valve.

O programa “Preparando Campeões” foi lançado em 2015, e é um projeto onde são realizadas peneiras para selecionar talentos para categorias de base do clube. A CNB HyperX Arena, carinhosamente apelidada de Casa dos Blumers é um espaço para os apaixonados por eSports. A Arena tem capacidade para suportar até 150 pessoas, o local possui palco equipado com computadores, tela para exibição de jogos, lanchonete, banheiros e showrooms.

Atualmente sua equipe de League Of Legends está disputando a 5ª edição do CBLoL (Campeonato Brasileiro de League Of Legends) com Lep, Minerva, TinOws, pbO e Wos. Assista ao vivo todo sábado e domingo à partir das 13 horas no YouTube ou na Twitch.

Shaira Costa
Colaboro no Conversa de Sofá e escrevo sobre eSports no Arena Eletrônica.