The Sensational December Machine

The Sensational December Machine é um game gratuito para computador conta uma história sobre homens, máquinas e as festas de fim de ano.

Nos últimos anos, a Simogo, uma empresa que cria jogos digitais para diferentes plataformas, tem experimentado muito com novas formas de contar histórias interativas. A primeira tentativa foi Year Walk, um game disponível no Steam e como aplicativo para Mac que mistura aventura e suspense enquanto os jogadores vivenciam a cultura folclórica da Suécia. Em seguida, eles lançaram o Devide 6, um jogo de espião para dispositivos móveis iOS, que lembrava uma experiência literária. Por último, colocaram no ar o aplicativo para iPhone e iPad The Sailor’s Dream, uma coleção de histórias curtas baseadas em sonhos e feitas com cenas e elementos marítimos.

Neste mês de dezembro, para celebrar as festas, a empresa disponibilizou o jogo digital The Sensational December Machine. O game é gratuito e pode ser baixado para Mac ou Windows através do site da Simogo. Seu formato é baseado em uma narrativa literária e a linda experiência dura apenas alguns minutos, onde o usuário vai percorrendo o universo para acompanhar os acontecimentos de uma pequena cidade durante um inverno rigoroso.

TheSensationalDecemberMachine

A história do jogo é repleta de sensibilidade. Se passa na época do Natal e conta a vida de uma jovem mulher que inventa máquinas, e sua relação com a pequena cidade em que mora. Pensando em presentear seus habitantes com uma invenção especial, feita especialmente para a ocasião, a jovem cria uma máquina que consegue guardar sentimentos e passá-los para quem a tocar.

É game para computador gratuito que conta uma parábola sobre o relacionamento do homem com as máquinas, o medo do desconhecido e como nos sentimos incompreendidos e frustrados quando criamos ou entendemos as coisas de forma diferente do resto das pessoas.

TheSensationalDecemberMachine1

TheSensationalDecemberMachine4

O visual do jogo mistura desenhos feitos à mão, com caneta nanquim e aquarela, junto aos gráficos digitais. Além disso, há um grande destaque para a tipografia, que funciona como um dos principais recursos da história, apresentando a narrativa na medida em que o jogador navega pelo universo criado.

Funcionando mais como uma história, para jogar é preciso apenas usar as setas do teclado (percorrendo uma direção constante, que irá contar a história em ordem cronológica), e também o mouse (para poder dar zoom e visitar cada detalhe e canto das cenas por qual passar). Você irá percorrer caminhos escuros porém iluminados pela lua e por luzes natalinas. Também irá entrar em túneis e observar a neve cair. Cada elemento do jogo se costura muito bem com a tipografia que conta a história. Tudo é clicável, para que você observe de perto e por diferentes ângulos.

TheSensationalDecemberMachine6

Outra dica é colocar o fones de ouvido. A trilha sonora do game é feita de melodias que lembram as canções natalinas americanas. O efeito que a música agrega à história é incrível, sem contar o ritmo que está coordenado com cada cena e suas emoções, intensificando ainda mais a narrativa.

Com um começo e um fim, a história que o jogo conta é breve porém extremamente sensível. Seu visual é de incrível detalhamento e beleza, conseguindo traduzir o clima natalino e todos os sentimentos presentes no universo narrativo.

Vale à pena gastar alguns minutos, baixar o jogo em seu computador e curtir a breve jornada. Não custa nada e a experiência será gratificante do começo ao fim. Um verdadeiro presente de Natal a todos os amantes de jogos digitais e também aqueles que apreciam uma boa história!

Formada em publicidade pela ESPM e Arte Digital pela Central Saint Martins em Londres, atualmente cursa mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital na PUC. Trabalha como redatora web para sites sobre comunicação, tecnologia, cultura e projetos criativos no geral. É apaixonada por arte, viciada em indie games e gosta de se aventurar na programação!