Análise Monster Jam Steel Titans 2 (PlayStation 4)

Monster Jam Steel Titans 2 continua e expande a competição entre caminhões monstro com a adição do modo para dois jogadores em tela dividida.

monsterjamsteeltitans2_principal

Steel Titans 2 é um jogo único. Assim como o primeiro jogo da série, analisado aqui no Conversa de Sofá, Steel Titans 2, desenvolvido pela Rainbow Studios, leva o jogador para as arenas e circuitos Monster Jam para entreter o público com manobras, destruição de obstáculos e, eventualmente, corridas contra outros gigantes pelas pistas poeirentas do país do Super Sam.

A Borracha Vai Cantar

Se você conhece o primeiro jogo dessa série essa análise terá pouca novidade para alimentar sua curiosidade uma vez que a principal mudança em Steel Titans 2 é a introdução de novos caminhões monstro que são desbloqueados conforme avançamos no campeonato principal do jogo. Não é mudança pouca no entanto, já que agora eles possuem habilidades específicas e estão divididos em classes com pontos fortes únicos como maior estabilidade nas curvas e aceleração inicial, por exemplo.

monsterjamsteeltitans2_race
Demorei algumas tentativas até conseguir vencer essa prova.

Uma coisa que ainda não mudou é que o menu de opções e a apresentação do jogo como um todo continua confusa e pode confundir quem esteja habituado a jogos de corrida tradicionais – se você não sabia, Monster Jam não é apenas um jogo de corrida. As provas do campeonato principal se confundem com o tutorial de cada uma das disputas de modo que demorei um pouco para perceber que a sessão de esmagar caixas e banheiros químicos era pra valer e não um teste das minhas habilidades de piloto.

Falando nelas, essas provas envolvem quatro atividades principais: manobras sobre duas rodas, destruição de obstáculos, coleta de marcadores e execução livre de manobras. Além delas, temos provas em pequenos circuitos onde corremos contra um adversário em outra pista idêntica atrás do melhor tempo que será conseguido por aquele que conseguir segurar o caminhão na pista, seja um trajeto oval simples ou algo mais elaborado com rampas e obstáculos. Sobre essas diferentes classes de desafio, eu prefiro muito mais ter um adversário para competir contra do que repetir manobras (que são bem difíceis de executar) atrás de pontuação, algo que infelizmente o jogo nos pede para repetir de novo e de novo obrigatoriamente entre uma e outra disputa direta contra os adversários. Uma pena.

monsterjam_tela_dividida
O mais-que-bem-vindo modo co-op local

Caminhões em dobro

A principal melhoria em 2 é a adição de partidas em tela dividida, sem dúvida. Poder competir com alguém ao seu lado pode transformar a mais tediosa atividade do mundo em algo divertido, a única coisa capaz de melhorar as sessões de manobra agradáveis já que transforma a frustração de uma manobra errada automaticamente em risadas. Nesse ponto, Steel Titans 2 supera jogos que também são frustrantes como Monster Energy SuperCross 4, já que consegue entregar alguma diversão mesmo para o pior jogador e o que já é divertido nas corridas de verdade, fica ainda mais legal.

Steel Titans 2 possui também uma área aberta para que o jogador explore um campo com diversos obstáculos onde poderá encontrar segredos que remetem aos caminhões disponíveis no jogo, máquinas que agora possuem “poderes” que podem atrasar os adversários ou aumentar a própria velocidade (ou soltar veneno, pelo que eu entendi de um deles). O lobby do multiplayer também é uma dessas áreas abertas – bem mais interessante que a principal – mas infelizmente ninguém entrou no lobby para completar uma partida inteira.

monsterjam2_lobbyvazio
O jogo é bonito, inegável.

No final das contas, se você jogou Monster Jam Steel Titans, sabe bem o que esperar na sequência. Steel Titans 2 repete tudo o que era bem feito no primeiro jogo – inclusive algumas inconveniências – mas a adição do multiplayer local, uma adição valiosa para quem tem crianças em casa, faz dele algo objetivamente superior, então tenha isso em mente ao decidir se ele vale o seu suado dinheiro.

steeltitans2_vitória
O merecido triunfo.

A análise de Monster Jam Steel Titans 2 foi escrita graças à uma cópia digital fornecida pela assessoria de imprensa do jogo.

Diego Matias
Além dos reviews, escrevo no Riffs & Solos e faço vídeos com meu irmão no canal SuperContra. Passa lá!