Conversa de Sofá

Por Jandeilson de Sousa em 09/02/2016

Análise Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4

Pela primeira vez na nova geração de consoles, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 vem para fechar com louvor o ciclo dessa série concebida do mangá e do anime que carrega o nome do ninja da aldeia da folha.

Como um amante da série Naruto, independente do tipo de mídia, seja manga, anime ou jogo, quando os primeiros detalhes sobre Ultimate Ninja Storm 4 para nova geração surgiram fiquei muito entusiasmado. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 é um dos jogos baseado no universo de Naruto mais promissores, e a CyberConnect2 assumiu tamanha responsabilidade ao liberar cada pedaço do novo jogo com convicção de um trabalho impecável.

Diferente de qualquer outro Ultimate Ninja Storm, o quarto jogo da série entra na nova geração para encerrar um legado. Naruto acabou já faz um tempo no mangá, e agora chegou sua vez no jogo, pelo menos as aventuras protagonizadas pelos amigos e rivais Naruto e Sasuke.

Ultimate Ninja Storm 4 encerra todo o universo de Naruto que conhecemos de uma forma memorável. A vontade dos desenvolvedores em transmitir os sentimentos da obra do mestre Kishimoto em seus últimos momentos teve tanto impacto no jogo que o mesmo é sentido em cada arco da história.

Nem só de história o jogo vive, há modos diversos, e assim como os anteriores você pode optar pela História, Aventura (após concluir a história), Combate Online e Combate Livre.

Os últimos momentos da história do ninja da aldeia da folha Uzumaki Naruto em Ultimate Ninja Storm 4 não são apenas contados, são transmitidos para você em sua forma gráfica gloriosa graças a nova geração, recorte do anime e arte estilizada. O trabalho de montagem foi realizado com cuidado para tornar a experiência o mais autêntica possível aos eventos do mangá e animados. Você sente sua participação e importância nos eventos em andamento.

Chamas se espalham em sua direção

Chamas se espalham em sua direção

A qualidade das batalhas e seu nível de dinamismo são incríveis em timing de ação. Um verdadeiro ninja começa a tremer em suas mãos, possibilitando uma gratificante sensação de imersão com os acontecimentos.

A cada arco da história você é levado para batalhas diversas com vários personagens consagrados da série. As batalhas geralmente são convencionais, assim como em jogos anteriores, mas com novos elementos de combate e os conhecidos elementos dinâmicos muito mais caprichados. Em alguns momentos as batalhas com eventos dinâmicos são até mais divertidas.

A história original do mangá foi reproduzida fielmente, até momentos referentes ao final da série aparentemente ainda não animados foram muito bem reproduzidos no estilo gráfico do jogo. Quem acompanha o anime sabe que os chamados fillers estão dominando a animação atualmente para prolongar o tão esperado brilho dos momentos finais da série animada, então ter a oportunidade de vivenciar mais uma vez esse final emocionante em alta qualidade com direito a interação, riqueza em detalhes e cores é magnífico.

Concluir o modo história foi uma experiência muito gratificante, fiquei durante muito tempo comentando o quanto Ultimate Ninja Storm 4 reproduziu perfeitamente os últimos momentos do galego ninja com as pessoas que participaram como espectadoras da minha trajetória. A batalha final entre Naruto e Sasuke pode ser considerada uma das mais incríveis de toda a série Ultimate Ninja Storm.

Cada soco é sentido no coração

Cada soco é sentido no coração

Pela primeira vez um jogo da série Ultimate Ninja Storm é totalmente legendado e dublado em português do Brasil. O trabalho de legendas está excelente, e a dublagem, provavelmente uma das etapas mais complexas de todo esse processo, foi bem executada pelos dubladores do anime aqui no Brasil. Mesmo com algumas ressalvas, o resultado é muito satisfatório. Caso você não aprecie por afinidade com a dublagem original ou alguma razão ranzinza, facilmente é possível optar pela dublagem original em japonês.

O conhecido modo Aventura foi deixado em segundo plano por causa do novo modo História. No modo Aventura você pode andar pelas vilas, conversar com seus habitantes, realizar vários tipos de missões e consequentemente desbloquear conteúdo novo. Um modo sem muitas inovações, mas repleto de tarefas balanceadas para completar e tornar sua estadia pelo universo de Naruto maior.

O sistema de combates teve cautelosas mudanças, algumas referente ao balanceamento, como a remoção do Despertar imediato de todos os personagens, agora geralmente sendo necessário estar com a barra de vida comprometida para poder ativar esse estado de poder absurdo. Partidas em equipe finalmente suportam alteração de personagem com direito a dinâmica entre os mesmos; além disso equipes específicas possuem técnica secreta conectada.

Lindos efeitos visuais e impressionante quantidade de partículas enriquecem o gameplay

Lindos efeitos visuais e impressionante quantidade de partículas enriquecem o gameplay

Os combates estão mais incríveis do que nunca, o poder gráfico da nova geração possibilita uma variedade maior de efeitos de encher os olhos e capacidade de movimentos acelerada. A maioria das vezes os combates parecem uma dança repleta de efeitos visuais espetaculares orquestrados por você. O impacto dos combates são transmitidos na aparência dos personagens, roupas agora começam a deteriorar conforme a quantidade de dano adquiridos ao decorrer da partida. Os cenários, palco principal dos combates, permanecem sem muita dinâmica, todavia alguns permitem que os personagens escalem.

O modo de Combate Online foi otimizado, mas segue os mesmos padrões do Ultimate Ninja Storm 3. No combate online você pode jogar partidas casuais ou rankeadas contra outros jogadores espalhados em sua região ou mundo à fora. Alguns incentivos como eventos periódicos e o Livro Bingo foram adotados para dar vida longa ao modo de combate online.

Ultimate Ninja Storm 4 é rico em itens para colecionar, há milhares deles de todos os tipos para você personalizar suas informações e personagens como desejar. Uma verdadeira Coleção de itens esperam pelo seu suado Ryo na Loja Bandai. Conseguir Ryo e tesouros ninja suficiente para completar a coleção pode ser considerado um desafio extra à bater.

Um rosto eterno

Um rosto eterno

É admirável como Ultimate Ninja Storm 4 é grandioso como um todo, fechando com chave de ouro uma história marcante e proporcionando uma das experiências mais divertidas e memoráveis de toda série Ultimate Ninja Storm.

Encare Ultimate Ninja Storm 4 como o melhor jogo inspirado na série Naruto Shippuden.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 foi lançado no PC, PlayStation 4 e Xbox One. Análise feita a partir de uma cópia da versão PS4 cedida pela assessoria de imprensa da Bandai Namco Brasil.

Um cara de vinte e poucos anos apaixonado pelas coisas pequenas da vida. É editor no Joguindie, seu maior xodó. Ascendente escritor, desenvolvedor e empreendedor. Sua vida é repleta de coisas para fazer, pouco tempo para si, muito trabalho duro e determinação. Gosta de jogar, ouvir músicas, ler quadrinhos, assistir filmes e animes, comer salgadinho, beber refrigerante de limão, ficar em casa, e tantas outras coisas simples, mas valiosas para sua vida.
DEIXE UM COMENTÁRIO
ÚLTIMAS ANÁLISES
  • Análise Playerunknown’s Battlegrounds (PlayStation 4)

    O jogo que popularizou o gênero Battle Royale finalmente foi lançado no console da Sony para a alegria dos jogadores da plataforma PlayStation (e da Bluehole, que agora atinge a maior base instalada dessa geração). A criança prodígio do Brendan Greene chegou a tempo ou tarde demais?

  • Análise Crashlands (Nintendo Switch)

    Originalmente lançado para celulares e posteriormente para PC, a versão de Switch desse RPG de ação em tempo real foi desenvolvida para ser controlado em telas de toque e com controle convencional. O que é perfeito para o console híbrido da Nintendo.

  • Análise H1Z1 (PlayStation 4)

    Na recente tendência dos jogos Battle Royale, H1Z1 estreia no Playstation 4 com a pretensão ambiciosa de bater de frente com Fortnite, o gigantesco sucesso da Epic Games.

  • Análise Bloodstained: Curse of The Moon

    Inti Creates teve a tarefa de entregar a prévia do Bloodstained Ritual of The Night e criou um perfeito sucessor do Castlevania original de 1986.

  • SOBRE
    O Conversa de Sofá é um site com notícias, dicas e tutoriais sobre jogos, análises e novidades sobre os últimos lançamentos e cobertura de eventos.
    Asantee Games
    Ethanon Engine
    REDES SOCIAIS