Glossário Gamer: o significado de loot, buff e outros termos dos games

A

ADS – Sigla em inglês para “Aim Down Sights”, esse termo se refere ao ato de olhar para os alvos através da mira acoplada a uma arma dentro do jogo. Se tornou um padrão da indústria em meados dos anos 2000.

Anti-Aliasing – Tecnologia de processamento gráfico que confere um aspecto mais natural aos gráficos de um jogo ao reduzir a aparência pixelada (serrilhado) dos objetos na tela.

Assets – Elementos disponíveis para que o desenvolvedor construa cenários, objetos e personagens nos jogos. Ex: texturas, portas, árvores, modelos de NPCs.

Avatar – Uma representação artificial de um jogador em um jogo, sala de bate-papo ou alguma plataforma virtual.

B

Backtracking – Prática de retornar a áreas ou fases prévias do jogo nas quais o jogador poderá acessar novos caminhos, antes inacessíveis, que geralmente são liberados com o uso de um item ou habilidade adquirido pelo avanço no jogo.

Battle Royale – Modo de jogo que coloca jogadores ou grupos uns contra os outros até que apenas um permaneça vivo. Ex: PUBG, CoD Warzone, Fortnite, H1Z1, Free Fire.

Bunnyhopping – Ato de pular repetidas vezes com o objetivo de se tornar um alvo difícil de acertar nos jogos de tiro. O termo em inglês significa algo como “Pular feito um coelho”.

Boss – Um antagonista particularmente difícil, cuja derrota levará ao fim de um capítulo do game.

Bot – Um personagem automatizado em um jogo, com funções pré-estabelecidas. Abreviação de “robot”, ou robô.

Buff – O nome que se dá a um benefício recebido ou aplicado ao personagem ou equipamento. Um buff pode melhorar apenas uma característica como a resistência ao frio ou calor e também pode ser temporário ou permanente.

Bug – Um erro na programação do jogo que faz com que o game funcione incorretamente.

C

Camper – Termo que se refere a um jogador que escolhe um local, normalmente escondido, para ficar parado esperando até que os adversários entrem na sua mira.

Cooldown – Intervalo de tempo necessário até que o jogador possa utilizar determinada habilidade ou comando por vezes consecutivas.

Cross-play – Se refere a possibilidade de reunir jogadores de plataformas distintas em uma partida. Ex: Fortnite possui cross-play entre PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Celulares.

Cross-buy – Chamada em português de compra cruzada, acontece quando você adquire o jogo uma única vez e pode usá-lo em mais de um aparelho. Ex: Helldivers possui compra cruzada entre o PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation Vita.

Cross-gen – Um jogo é cross-gen quando é publicado para plataformas de gerações diferentes. Nem sempre um produto cross-gen também é cross-buy. Ex: Assassin’s Creed 4 foi publicado simultaneamente para o Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3 e PlayStation 4.

Console – Uma unidade criada especificamente para jogos. Hoje podemos citar como exemplo : Playstation, Xbox e Nintendo.

D

Deathmatch – Modo de jogo em que times se enfrentam para acumular pontos por eliminação. Popular em jogos de tiro.

DLC – Downloadable Content ou Conteúdo Baixável é uma extensão do jogo original (pode ser uma campanha nova ou apenas uma roupa para um personagem) que fica disponível para os jogadores mediante compra ou gratuitamente.

DPS – Dano por segundo é a medida usada em jogos estilo RPG para indicar o poder de uma arma ou habilidade. A sigla em inglês é Damage per Second.

Drop – São itens que geralmente alguns inimigos carregam e que podem ser coletados após derrotá-los.

E

Early Access – Estágio antecipado de acesso a um jogo antes do seu lançamento. Normalmente, os jogos lançados nesse estágio possuem problemas que vão sendo corrigidos conforme a comunidade de jogadores participa das partidas que são monitoradas pelos desenvolvedores.

Engine – Termo que se refere ao programa responsável pelos gráficos em um jogo. Ex: Unreal Engine, Snowdrop Engine, CryEngine.

Easter Egg – Um tipo de mensagem oculta codificada em um jogo pelos desenvolvedores.

Emulador – Um programa onde permite que um computador ou outro dispositivo simule o hardware de uma plataforma diferente, permitindo a utilização do software (jogos) específicos daquela plataforma.

Expansão – Conteúdo adicional para um jogo, geralmente lançado após o lançamento oficial do game. Normalmente as expansões incluem áreas, personagens ou linhas de histórias adicionais.

F

F2P (Free-to-play) – “Grátis para jogar” é o termo que se refere a jogos sem custo para o jogador e que podem ou não oferecer conteúdo adicional pago.

Farming – Ação ou prática que tem por objetivo acumular itens como se o jogador estivesse cultivando e colhendo em uma fazenda (Farm). Ex: Bloodborne obriga o jogador a “Farmar” blood vials porque são limitadas.

First Blood – A primeira morte de uma partida multiplayer.

FoVField of View é o Campo de Visão representado por um cone ou retângulo em jogos antigos e representa o quanto do ambiente seu personagem consegue enxergar.

Fog Of War – Literalmente “Neblina de Guerra”. Mecanismo visual que esconde o cenário em jogos de estratégia ou RPG com visão isométrica, obrigando o jogador a explorar o mapa.

Frame Rate – Taxa de atualização dos quadros por segundo mostrados na tela do Computador ou Televisão. Uma taxa alta e estável é imprescindível para uma boa qualidade de partida em jogos multiplayer.

FPS – Jogo de tiro em primeira pessoa. “Primeira pessoa’ é referente ao ponto de vista onde a câmera o posiciona para que você esteja olhando através dos olhos do personagem.

FPS (2) – Sigla em inglês que significa “Frames per Second” ou Quadros por Segundo em Português.

G

Game as a Service – “Jogo como serviço” é o termo que se refere a jogos cujo ciclo de desenvolvimento é contínuo e que pretende manter sua base de jogadores sempre interessada por meio de atualizações como mapas e personagens novos. Ex: Fortnite, Rainbow Six Siege.

Game Over – A palavra mais fatídica do mundo dos games. É quando o jogador perde a sua última vida, e a partir desse momento, suas ações são encerradas fazendo que comece o jogo do último ponto de salvamento ou até mesmo retornando ao início

GG – Sigla para “Good Game” (bom jogo) usada por jogadores para cumprimentar os colegas do time.

Grinding – Similar ao ato de “Farmar”, o Grinding se destina ao acúmulo de pontos de experiência para aumentar o nível do personagem. Mais comum em RPGs. Ex: Precisei “Grindar” para conseguir passar do Ornstein & Smough em Dark Souls.

H

Healing – Ato de se curar de um ferimento nos jogos para renovar seus pontos de vida. Também chamado de “Hilar”.

Hack and Slash – Tipo de jogabilidade onde o jogador normalmente usa armas brancas e cliques repetitivos nos botões para derrotar inimigos.

HUD – O Heads Up Display se refere a qualquer elemento na tela que sirva de auxílio e informação para o jogador. Ex: número de cartuchos restantes na arma, quantidade de pontos de vida, bússula.

I

I.A. – Inteligência Artificial. Refere-se aos inimigos controlados pelo computador. Quanto melhor a IA dos inimigos, mais desafiador é o jogo.

J

Joystick – Nome dado aos primeiros controles de videogames, nos anos 80 e 90, quando ainda possuíam o formato de manche vertical.

K

Killfeed – Lista que exibe em tempo real as mortes em um jogo de tiro. Normalmente também exibe a arma usada pelos jogadores.

K/D – “Kill/Death Ratio” é a razão entre mortes causadas e sofridas. Um K/D menor que 1.0 indica que o jogador morreu mais vezes do que matou outros jogadores em partidas multiplayer.

L

Loading – Tempo que os consoles costumam levar para carregar as informações de uma parte do jogo na memória RAM do aparelho.

Lag – Acontece quando um jogo online não responde às ações de um jogador em tempo real, geralmente provocado por uma conexão lenta de internet ou até mesmo uma sobrecarga do servidor.

Lobby – É a área de espera onde os jogadores montam seus times e escolhem suas partidas nos jogos multiplayer.

Loot – É todo material encontrado em um jogo e que pode ser recolhido pelo jogador para si. “Lutear” também se refere ao ato de recolher esse material.

Low-poly – Estética dos jogos que apresentam gráficos poligonais que propositalmente parecem simples, como Horizon Chase Turbo, Rebel Cops, Lara Croft Go e Hitman Go.

M

Matchmaking – Sistema de ajustes responsável por inserir os times/jogadores em uma partida. Pode ou não usar algoritmos para filtrar quais jogadores podem se enfrentar.

Melee – O termo é usado para indicar dano físico causado por armas brancas como facas, machados, bastões ou ataques corpo-a-corpo como chutes e socos.

Metroidvania – Modo de jogo de plataforma onde o personagem principal precisa explorar um labirinto. O nome passou a ser relevante após Castlevania Symphony of The Night adotar o estilo antes usado apenas pela série Metroid.

Metascore – Média das notas de um jogo avaliado por sites especializados e pelo público e publicada no site www.metacritic.com

Microtransação – Método de oferta de produtos digitais dentro de jogos. Muito comum em jogos como serviço que oferecem roupas, modificação de aparência para armas e moedas para adquirir tais produtos.

M.O.B.A. – Multiplayer Online Battle Arena é um estilo de jogo em que times se enfrentam em mapas formados por faixas/trilhas e cujo objetivo é conquistar a base dos inimigos.

Mod – Diminutivo para “Modificação”, os Mods são alterações criadas por jogadores com o objetivo de acrescentar ou alterar aspectos de um jogo já lançado. Ex: No emulador de WiiU para PC é possível instalar mods e jogar com o Dollynho em Zelda Breath of The Wild.

MoCap – Diminutivo de Motion Capture (Captura de Movimentos), MoCap é a técnica de registro e inserção dos movimentos e/ou aparência um ator dentro de um jogo

MMOMassively Multiplayer Online é o estilo de jogo que permite que dezenas ou centenas de jogadores compartilhem a mesma partida simultaneamente. O estilo mais famoso dentro dos MMOs é o MMORPG, que inclui jogos como World of Warcraft e EVE Online.

Multiplayer assimétrico – Modo de jogo em que os times são formados por quantidades não proporcionais de jogadores. Normalmente um grupo se junta para enfrentar um jogador adicional que irá controlar um personagem mais poderoso que os demais, porém estará sozinho contra eles.

N

Nerf – Nome que se dá ao enfraquecimento de uma arma/equipamento ou diminuição da resistência de um personagem a determinado elemento do jogo.

Netcode – Sistema de registro de comandos nos servidores de jogos online responsável por sincronizar o momento em que os jogadores disparam suas armas, por exemplo, com a posição dos outros jogadores no momento do disparo para definir se houve acerto.

Noob – Neologismo criado a partir de “Newbie” que significa “Novato”, o termo Noob é usado para se referir aos jogadores pouco habilidosos.

NPCNon-Playable Character ou Personagem não-jogável são os bonecos do jogo controlados pela inteligência artificial do jogo e com os quais é possível apenas interagir e nunca controlar.

O

Open World – Jogos Open World ou Mundo Aberto são aqueles que permitem a exploração do mapa de forma livre pelos jogadores. Nos jogos Open World um jogador pode ir para qualquer ponto do mapa a qualquer momento do jogo, quando não estão em meio a uma missão.

P

Party – É o nome que se dá a um grupo organizado para jogar juntos. Uma party pode ser organizada dentro do jogo ou pelo sistema dos consoles ou PC.

PC – É a sigla para Personal Computer ou Computador Pessoal.

Ping – É o tempo que um sinal leva para ir até o servidor online e retornar ao seu aparelho. Um tempo de ping baixo indica boa velocidade de conexão com o servidor do jogo.

Ping (2) – Sistema de marcação de pontos de interesse na tela com o objetivo de comunicação entre os jogadores de uma mesma equipe.

Pixel-Peek – Técnica de espreitar adversários em jogos de Tiro em Primeira Pessoa, que consiste em vigiar um local por meio de uma fresta minúscula (pixel), de onde se pode atacar sem se expor em excesso.

Platinar – ato de conseguir todos os troféus de um jogo do PlayStation. Recebe esse nome porque o último troféu dos jogos é designado como sendo de platina.

PlayStation+ – Chamada de PlayStation Plus, a PS+ é o serviço de assinatura que dá acesso à modalidade multiplayer no console mais recente da Sony (PlayStation 4). O serviço também oferece jogos gratuitos mensais para seus assinantes.

Pre-Load – Ato de baixar e instalar um jogo no HD do console ou PC anteriormente ao seu lançamento para que fique disponível para ser jogado no primeiro minuto.

PvE – Player versus Enviroment é o termo que se refere a interações do jogador com inimigos controlados pela I.A. do jogo. Ex: a campanha da série The Division apresenta combate PvE (Jogador contra o ambiente).

PvP – Player versus Player é o termo que designa combate multiplayer entre jogadores. Ex: PUBG é um jogo de combate PvP (Jogador contra Jogador)

Q

Quickscope – Técnica que consiste em usar a mira telescópica de um rifle de precisão pelo menor tempo possível para disparar no adversário.

QTEQuick-Time Event é o termo que define os momentos em que o jogo exige uma interação rápida do jogador, normalmente normalmente pedindo que ele aperte o botão que lhe é mostrado na tela tão logo o comando seja exibido.

R

Ray Tracing – Tecnologia de exibição de luz ambiente da maneira mais próxima ao mundo real. Requer grande poder de processamento por simular o comportamento dos raios de luz com base na física.

Roguelike/Rogue-like – Tipo de jogo que exige que o jogador repita as fases do jogo múltiplas vezes até que ele possua todos os ítens ou habilidade para terminá-lo definitivamente.

RTS – estilo de jogo em que é possível controlar várias unidades especializadas e designá-las para cumprir funções como atacar, coletar recursos, construir estruturas, etc. Os jogos de Estratégia em Tempo Real (Real Time Strategy – RTS) possuem visão isométrica do mapa. Ex: Starcraft, Outlive, Age of Empires.

RTT – Real Time Tactics é o nome do estilo de jogo derivado dos RTS onde o jogador controle um grupo reduzido de personagens com habilidades específicas para alcançar os objetivos impostos pelas fases. Ex: Commandos, Desperados, Shadow Tactics.

S

Season Pass – Produto à venda em jogos como serviço que garante prêmios aos compradores conforme acumulam pontos nos jogos.

Skill-based Matchmaking – Sistema de organização de partidas que leva em conta a habilidade dos jogadores para colocá-los em partidas contra adversários de nível similar.

Skin – Esse termo se refere a aparência de um objeto ou personagem. Ex: comprei uma skin camuflada para o chapéu do meu personagem.

Soulslike / SoulsBorne – Gênero popularizado pela série de jogos Demon Souls, Dark Souls e Bloodborne da From Software e marcado pela dificuldade punitiva bem como outros elementos: pontos de checkpoint, gerenciamento de fadiga durante o combate, recuperação/perda de pontos de experiência.

Stamina – É a resistência física de um personagem na tela e determina por quanto tempo ele pode repetir determinadas ações antes de demonstrar cansaço.

Steam – Loja online de jogos para computador. A mais antiga e popular do segmento de mídia digital.

T

Team Kill – Se refere à morte de alguém do seu time causada por outro membro da própria equipe.

Tower Defense – Modo de jogo em que os personagens montam uma fortaleza e precisam defendê-la de ataques sucessivos dos inimigos.

TBSTurn Base Strategy ou Estratégia Baseada em Turnos é o tipo de jogo de estratégia em que os jogadores ou I.A. controlam seus personagens em turnos alternados, ou seja, cada hora é a vez de um jogador mover suas peças, como num jogo de Damas ou Xadrez. Ex: Sid Meyer’s Civilization, Battle Worlds: Kronos.

Tutorial – trecho de um jogo reservado para ensinar as ações básicas de um jogo ao usuário.

U

Unreal Engine – Um dos motores gráficos mais populares da indústria dos jogos. Proprietário da Epic Games.

V

V-syncVertical Synchronization ou Sincronização Vertical é o recurso que adequa em tempo real os quadros exibidos no monitor/televisão do jogador aos gerados pelo console ou PC.

X

Xbox Live – É o serviço de jogos online do console de jogos Xbox, Xbox 360 e Xbox One da Microsoft, no qual permite aos jogadores conectarem e jogarem entre si com muitas funcionalidades, tais como: download de bônus para jogos, criação de perfis, torneios, chat por voz, etc

Xbox Series X – Console da Microsoft, sucessor do Xbox One.

Y

Y-Axis – Eixo Y é se refere ao movimento vertical da câmera dentro de um jogo, quando um personagem olha para o alto e para o chão no cenário, por exemplo.

W

Waypoint – É uma marcação na tela ou no mapa que indica o caminho a ser percorrido pelo jogador para chegar a um local desejado.

Walking Simulator – Estilo de jogo batizado por ser centrado em narrativa e no qual o jogador possui poucos verbos de interação com o mundo além de andar, olhar e ativar elementos no cenário/resolver enigmas. Ex: Firewatch, Gone Home.

Z

Zeebo – Videogame produzido no final da década de 2010 pela Zeebo Inc. que possuía entre seus criadores a TecToy. O console tinha como objetivo ser uma plataforma para jogos digitais.