Análise Expeditions A MudRunner Game (PlayStation 5)

Expeditions é um jogo convidativo e serve como ótima introdução ao universo de simulação apresentado em Spintires MudRunner e SnowRunner.

Arte de divulgação de Expeditions A MudRunner Game

Expeditions: A MudRunner Game é a resposta para a pergunta: “é possível subir uma montanha de carro?”.

A proposta do jogo, uma espécie de derivado (ou spin-off) da série de simulação desenvolvida pela Saber Interactive, é ligeiramente diferente dos jogos anteriores e oferece uma ampla porta de entrada a um público que ainda não sabe que é possível relaxar e se estressar ao mesmo tempo enquanto pilotados diversas máquinas em belíssimos cenários dos Estados Unidos e Europa.

Vista do alto de um morro em Expeditions A Mudrunner Game
Sim, é possível.

Em Expeditions, fazemos parte de uma equipe de exploração que busca desbravar territórios inexplorados para viabilizar alguma atividade, seja turística ou com esportes radicais, por exemplo. Esse fiapo de roteiro é a justificativa para colocar o jogador em cenários inóspitos, explorando cânions, florestas e lamaçais para entregar equipamentos, resgatar veículos ou simplesmente ver o que determinada área ter para oferecer.

Jogabilidade

A jogabilidade básica de Expeditions: A MudRunner Game consiste em dirigir carros, caminhonetes e caminhões nos piores terrenos já imaginados pela mente humana. São 20 veículos disponíveis no lançamento. Com uma simulação de deformação de terrenos excelente herdada dos títulos anteriores, o jogo consegue fazer com que um percurso simples seja algo bastante desafiador, pois os obstáculos estão bem à sua vista mas subestimá-los pode ser fatal.

A tela mostra um resumo sobre as missões de Expeditions A Mudrunner Game
A proposta do jogo é diferente de seus antecessores

Se SnowRunner é o equivalente motorizado de Dark Souls (acredite), Expeditions é algo parecido com Death Stranding. Um simulador de veículos com desafio moderado capaz de entreter e relaxar o jogador por horas a fio. Para aumentar a imersão, podemos jogar usando volantes e apreciar a experiência de maneira completa. A desenvolvedora divulgou a lista de dispositivos compatíveis.

O jogo é dividido em missões, aqui chamadas de expedições, em que devemos chegar a um determinado local, geralmente levando algo ou buscando algo de lá. Para isso contamos com uma frota de veículos que varia de batedores (carros e caminhonetes pequenas, utilizadas para abrir o mapa), estradeiros (ou off-road) e pesados que podem levar uma quantidade limitada de peças e equipamentos. A escolha do veículo e dispositivos corretos é a chave para uma expedição bem sucedida, pois em determinados momentos podemos resgatar um outro veículo perdido, buscar itens escondidos no mapa ou precisar construir uma ponte ou limpar escombros para atravessar um rio ou vale.

Imagem da tela de seleção de veículos em Expeditions A Mudrunner Game
O jogo conta com 20 veículos disponíveis para completarmos as expedições.

Além dos veículos, existem mais de 10 tipos de ferramentas para facilitar a viagem, como um drone para prever o perigo que nos aguarda à frente ou localizar objetivos no mapa. Um ecobatímetro pode ser acionado para verificar a profundidade de um corpo d’água, indicando se é seguro atravessar em determinado trecho do rio, binóculos para localizar itens e passagens escondidos no cenário e o item mais importante de todos: o guincho.

Também podemos levar recursos extras como um pneu estepe, mais combustível ou uma âncora para auxiliar em locais sem árvores que possam servir de suporte para guincho. Todas essas ferramentas estão à nossa disposição, mas exigem o emprego de recursos financeiros antes de sairmos da garagem. Ainda assim, somos livres para escolher levar esses recursos ou tentar encontrá-los no mapa.

A tela mostra um crachá de trabalho, repesentando um especialista que pode ser contratado em Expeditions A Mudrunner Game
Os especialistas contratados trazem modificadores muito úteis para a missão.

Uma novidade em Expeditions é a possibilidade de contratar um especialista para acompanhar a aventura, podendo ser um expert em logística, economia ou tecnologia para receber bônus em peças e combustível, ampliar o pagamento por expedição concluída ou aumentar o alcance do drone, por exemplo, podendo ser escolhidos até 04 de 30 especialistas por missão (mesmo número de veículos que podem ser utilizados simultaneamente).

Com o veículo em operação, o verdadeiro desafio é manter as rodas em contato com o solo para não ser obrigado a utilizar o macaco hidráulico do jogo (que basicamente recoloca o veículo de volta na posição correta), levando vergonha a todas as futuras gerações.

Como em SnowRunner, até mesmo um trecho de alguns metros pode significar uma capotagem épica se deixarmos a cautela de lado e não utilizarmos os recursos existentes em nosso favor, como a tração nas 4 rodas, bloqueio do diferencial e marcha reduzida. Essas opções básicas devem ser utilizadas sempre que possível e negligenciar esses preciosos recursos é o caminho certo para deitar de lado a carreta.

A imagem mostra um caminhão capotado e uma paisagem de deserto ao fundo
Oops…

De modo geral, a experiência de jogar Expeditions: A MudRunner Game é muito boa, pois o jogo nos convida a apreciar um gameplay compassado, sem pressa e, na maior parte do tempo, sem estresse. É o tipo de jogo perfeito para relaxar depois de um longo dia de trabalho/estudo.

Uma pena que, no momento, ainda não seja possível jogar com amigos, embora o multiplayer cooperativo esteja nos planos da Saber Interactive, pois já foi anunciado para esse ano.

Quase Impecável

As belas paisagens do Arizona não negam – Epeditions: A MudRunner Game possui gráficos incríveis. A direção artística está no limite entre o fotorrealismo e algo levemente cartunesco, criando uma beleza singular, sobretudo na contradição entre elementos naturais e industriais. Montanhas, florestas e rios são muito bem retratados, ainda que exista uma certa estranheza na escala das coisas em relação ao mapa. Nada grave, porém.

A tela mostra uma varredura aérea do solo arenoso para localizar pontos de interesse.
Expeditions A Mudrunner Game traz atividades a serem realizadas para completar as expedições.

Os veículos também são muito bonitos e podem ser personalizados com cores e padrões exóticos que passam a ideia de uma proposta mais leve do que o trabalho pesado de SnowRunner. Há que ser ressaltada também a fidelidade visual dos elementos presentes no interior dos veículos, como velocímetros, contador de giros, botões e outros itens, passando a noção de realidade simulada do jogo.

Os elementos visuais na tela auxiliam de maneira competente o acionamento de funções básicas e avançadas dos veículos. Ao lado esquerdo estão disponíveis funções de diagnóstico e reparo do veículo, como reabastecimento, alteração da pressão dos pneus e reposição de peças, por exemplo; do lado direito ficam as funções cruciais para o andamento de qualquer expedição: acionamento de tração, marcha reduzida, bloqueio de diferencial e freio-de-mão.

A imagem mostra um caminhão prester a atravessar um rio.
O ecobatimetro mostra o nível da água e ajuda na hora de traçar o curso da expedição!

Embora a interface do usuário seja simples e efetiva, o mesmo não se pode dizer sobre as telas relacionadas às instruções de cada expedição, pois apesar de o jogo estar totalmente em português, não explicam tão bem sobre aspectos como alguns itens e funcionalidades. Poderia ser melhor? Com certeza. Estragam a experiência? Absolutamente, não.

Outro aspecto ruim é o carregamento de texturas do solo, sobretudo no mapa do Arizona, que possui muitos detalhes. A demora de alguns milissegundos para carregar os detalhes visuais de montanhas e do solo pedregoso é algo a ser melhorado pelos desenvolvedores (o que, acredito, não deve tardar).

Quanto ao design de som, Expeditions: A MudRunner Game carrega adiante a boa tradição dos jogos anteriores e acerta em cheio em praticamente todos os aspectos, começando pelo maravilhoso som dos motores. A aceleração bruta dos caminhões, a troca de marchas, o atrito dos pneus no solo, a água corrente, tudo é cuidadosamente bem retratado no jogo. O som é um dos grandes elementos que fazem da série o destino de quem gosta de relaxar ao jogar videogames.

A imagem mostra um veículo saindo da água
O design sonoro é primoroso em Expeditions A Mudrunner Game. Atravessar a água é muito bom!

A trilha sonora do jogo também é bacana, seguindo a mesma linha de SnowRunner, com músicas instrumentais, apostando no blues e outros estilos. Apenas o volume das músicas é um pouco alto demais e esconde os detalhes dos sons ambientes, o que pode ser alterado no menu de opções.

Conclusão

Expeditions: A MudRunner Game é uma excelente adição ao repertório de jogos de simulação da série. Com uma proposta um pouco diferente dos jogos anteriores e adicionando elementos que auxiliam os jogadores, Expeditions tem tudo para ser uma ótima porta de entrada para a série. Visuais belíssimos e um gameplay conciso e desafiador completam um pacote que promete entregar muito conteúdo, ainda mais se seguir os passos de SnowRunner (que atualmente está em sua 12ª temporada).

Se você gosta de carros, caminhões, lama e desafios, Expeditions: A MudRunner Game é uma excelente opção!

Expeditions: A MudRunner Game foi desenvolvido pela Saber Interactive e publicado pela Focus Entertainment para PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e Nintendo Switch.

A análise do jogo foi feita com base em uma cópia digital de PlayStation 5, gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.