8 jogos para se exercitar em casa durante a quarentena

Se manter saudável nesse período difícil da quarentena não é uma tarefa simples, mas com a ajuda dos videogames, até mesmo quem prefere passar mais tempo em casa pode se exercitar.

Durante o período de quarentena devido a pandemia de COVID-19, ou mesmo, para aqueles que normalmente não saem de casa mas adoram passar horas no videogame, praticar atividades físicas é sempre importante, e poder usar seu console ou aparelho de entretenimento pra isso é uma mão na roda, além de tornar tudo mais atrativo.

Por isso, separemos oito jogos para você se exercitar durante a quarentena e se manter fisicamente e mentalmente saudável nesse período difícil, aproveite e bom jogo!

Arms

Arms é um jogo de luta de único, disponível no Nintendo Switch que te permite jogar com diferentes personagens cuja principal característica são seus braços que se alongam para desferir golpes.

O jogo não necessariamente vai te dar uma experiencia completa no quesito de movimentação e exercícios, já que como seu nome sugere, os movimentos são focados nos braços, mas com certeza são suficientes pra fazer você se mexer um pouco.

Além de poder ser jogado sozinho ou no modo multiplayer, Arms te permite selecionar diferentes personagens com diferentes estilos de braços extensíveis. O jogo também possui diferentes modos de jogo, além de ter sido bem avaliado em seu lançamento.

Beat Saber

Apesar dos dispositivos de realidade virtual ainda não serem um item presente na casa da maioria das pessoas, ainda mais no Brasil, o jogo Beat Saber ganhou fama pois torna possível “tocar” músicas, semelhante a jogos como Guitar Hero e Just Dance, usando sabres de luz.

Não subestime o jogo, apesar de tudo acontecer no mundo virtual, é necessário um bom espaço e se mover rapidamente para acompanhar os sons e tocar as músicas do jogo. Beat Saber pode ser jogado sozinho, em modo multiplayer ou no modo “festa”.

Ring Fit Adventure

Esse talvez seja um dos jogos mais procurados durante toda a quarentena. O acessório Ring Fit do Nintendo Switch entrou numa escassez durante os dois últimos meses por ser uma das experiencias mais completas para se exercitar em casa com seu videogame.

Quem se lembra do Kinect Adventures! do Xbox 360 talvez consiga se identificar mais facilmente com esse jogo, já que as atividades do Ring Fit Adventure lembram o mesmo.

Para jogar, você deve conectar dois Joy-Cons ao anel do Ring Fit e um sensor na sua perna, e a partir disto o acessório irá identificar seus movimentos.

Existem atividades que lembram jogos de RPG, outros jogos de tiro, aventuras na natureza, enquanto alguns são atividades mais aeróbicas mesmo. É uma maneira muito boa de se divertir e manter o corpo em atividade e saudável nesse período.

Just Dance

O mais democrático e acessível jogo para se mexer na quarentena. Just Dance é a famosa série de jogos de dança da Ubisoft que todo ano ganha uma nova versão com os hits do momento e junta milhares de fãs no mundo todo.

Just Dance pode ser jogado de diversas maneiras, fazendo uso dos acessórios de câmeras do Xbox e PlayStation, ou dos controles de movimento dos consoles da Nintendo. Mesmo as versões mais antigas do jogo garantem muito tempo de diversão e possuem modos específicos para aqueles que querem queimar muitas calorias.

Mas se você não tem um console ou acessório específico para jogar, não se preocupe, Just Dance pode ser jogado usando a TV ou computador através dos aplicativos para celulares Just Dance Now e Just Dance Controller, este segundo caso use um console.

Caso você queira mais detalhes do jogo, não deixe de ler nossa análise Just Dance 2020, feita no PlayStation 4.

Pokémon GO

Nesse momento, é muito importante praticar o isolamento social, através dele podemos reduzir ao máximo a curva de contágio e evitar que mais pessoas sejam contagiadas com o COVID-19, mas convenhamos, muita gente mora em lugares onde é impossível ficar o dia todo em casa.

Até por uma questão de saúde mental, sair de casa, de maneira segura, dar uma volta na quadra de casa, pode ajudar. Para tornar essa atividade mais divertida, caminhar caçando alguns Pokémon é uma excelente ideia, já que Pokémon GO é um jogo gratuito para celulares e só necessita da sua força de vontade para andar.

Além de capturar Pokémon pelo caminho, você pode chocar ovos e ainda dar sorte de encontrar alguns PokéStop no percurso, e bom, quem não gosta de Pokémon né?

Leia também:

Wii Fit

Antes do Ring Fit, a Nintendo tentou implacar o Wii Fit, um acessório cujo objetivo também era fazer as pessoas a usarem o console para praticar atividades físicas. O Wii Fit é basicamente uma espécie de balança de ecoequilíbrio onde o jogador fica em cima e executa movimentos de alongamento, Yoga e atividades voltadas a um estilo de vida mais saudável sem muito esforço.

Wii Sports

Se por um lado a Nintendo tentou lucrar mais com um novo acessório, sempre foi possível se exercitar e queimar boas calorias no Wii apensar usando os controles do console, desde que você tivesse o jogo Wii Sports.

Apesar da pegada mais leve e menos compromissada em replicar as modalidades disponíveis no jogo, os jogadores mais fervorosos e competitivos, sempre sentiram na pele (ou no corpo), a intensidade das atividades de Wii Sports, principalmente nas partidas de tênis ou boxe.

Zombies, Run!

Zombies, Run! é literalmente um jogo que te coloca para andar e correr num mundo infestado por zumbis onde você deve cumprir determinadas missões de fuga ou coleta de recursos para sobreviver.

O jogo de celular é gratuito e conta com mais de 5 milhões de jogadores no mundo todo, correndo dos zumbis e cumprindo as missões para se manterem a salvo dessa infestação.

Para jogar você precisa de um celular com fone de ouvido e acesso à internet, após instalar e executar Zombies, Run!, você recebera missões por áudio e acompanhando de uma trilha sonora bastante característica, começar a correr dos zumbis.

Flávio Ricardo
Software developer, 29 anos, já trabalhou como social media, atualmente faz de tudo um pouco no Conversa de Sofá e escreve sobre eSports no Arkade!