Análise Dandara: Trials of Fear Edition (Nintendo Switch)

Dandara Trials of Fear Edition é uma atualização para o jogo de 2018 que adiciona e chefes fases e dá novas habilidades à Guerreira do Sal.

dandara capa

Um labirinto onde só é possível pisar em superfícies cobertas pelo sal é o mundo onde Dandara, uma heroína reencarnada, luta para devolver a esperança às pessoas oprimidas por um regime autoritário. Desenvolvido pelo estúdio brasileiro , o jogo é essencialmente um mas mistura elementos modernos como a recuperação pós-morte dos jogos da From Software e uma movimentação completamente diferente de tudo o que há no mercado.

dandara telescopio
As áreas podem seguir para qualquer direção.

É o Sal

A ironia de um jogo em que você avança enquanto pula entre superfícies predeterminadas é que, em última análise, não há pulo. Não há pulo porque não existe chão, teto, frente, trás. O mundo de Dandara é quase um paradoxo onde paredes servem como ruas e a gravidade não existe. É nesse labirinto, precisamos encontrar personagens importantes e recrutá-los à nossa causa.

Cada um dos NPCs que encontramos pelo caminho é responsável pelos obstáculos que bloqueiam ou incrementam cada área do mundo e uma vez alcançados, darão à heroína a habilidade para transpor a respectiva barreira, por exemplo, um NPC aciona plataformas móveis que antes estavam congeladas, outro ensina um ataque novo capaz de destruir certos tipos de paredes. É dessa maneira que a fórmula Metroid se desenvolve, devolvendo ao jogador a sensação de familiaridade que foi chacoalhada com o novo modo de exploração e combate. Dandara enfrenta soldados que atacam com lanças e projéteis e também monstros e máquinas que atiram de longe enquanto nosso ataque se resume, inicialmente, a um disparo de energia de curto alcance e que melhora conforme coletamos sal e subimos de nível em tendas espalhadas pelo mapa. Sim, tem uma fogueira na tenda então, se quiser chamar de bonfire, pode. Esse disparo de energia também serve como propulsor em determinadas plataformas que exigirão que o jogador as controle, movimentando lateralmente ou girando como peças de um cubo mágico.

dandara roda de sal
As áreas com plataformas móveis são incríveis (sim, a água tá caindo pra cima).

Olhos Coloridos

Essa versão definitiva de Dandara, que também foi publicada para os demais consoles e celulares Android, adiciona áreas através de um sistema de portais ao estilo do mundo sombrio de Link to the Past ou, para um exemplo mais recente, o mundo invertido de Stranger Things. Essas áreas são opcionais, o desafio nelas é elevado e apenas estão disponíveis após determinado momento do jogo. Uma excelente adição para trazer de volta quem já tenha terminado o jogo e atrair novos jogadores para o labirinto do Sal.

Se você é fã do gênero Metroidvania e quer experimentar algo diferente, Dandara e sua jogabilidade única podem ser exatamente o que você procura. Caso não tenha muita familiaridade com o gênero, essa edição dá a opção de facilitar o jogo modificando algumas regras para ajudar os novatos. Em qualquer um dos casos, Dandara Trials of Fear é um excelente produto. Um jogo com gráficos lindos em pixel, uma heroína brasileira carismática e habilidosa que merece ter mais jogos tão divertidos como esse. Jogue!

dandara level up
Bem mais fácil de entender do que as planillhas dos jogos Souls.

A análise de Dandara Trials of Fear foi feita com uma cópia de gentilmente cedida pelos desenvolvedores.


Nós do Conversa de Sofá acreditamos que o videogames são uma mídia poderosa e revolucionária e que somos muito privilegiados em poder ter acesso a essas obras desenvolvidas por pessoas talentosas do mundo todo. Por isso, nesta época em que somos ameaçados pelo Covid-19, fique em casa e aproveite a oportunidade para jogar muito videogame. Ficando em casa você não só pode apreciar os melhores jogos como também pode contribuir para que possamos voltar à nossa rotina o mais rápido possível, além de salvar vidas.

Diego Matias
Let's rock and ride!