Análise DLC Maneater: Truth Quest (PS4 e PS5)

A vingança e destruição continuam no DLC de Maneater: Truth Quest, mas agora com uma história ainda mais maluca do que antes. O que é excelente.

Maneater: Truth Quest Review

Em maio de 2020 tive a oportunidade de escrever o review de Maneater, e caramba, como adorei e recomendei esse jogo na época. Você pode ler o meu texto aqui, caso esse seja o seu primeiro contato com o título.

Com conceitos e jogabilidade simples, o game apostava em uma história de vingança cheia de bom-humor, sangue e muita diversão. Além disso, a abordagem de evolução de personagem típica de um RPG, diferenciavam ele de outros “simuladores” mais zoeiros, como Goat Simulator.

O game foi bem recebido tanto por crítica como pelo público, e estourou em popularidade quando foi disponibilizado de forma gratuita para assinantes da PlayStation Plus em janeiro de 2021. Contudo, os fãs queriam ainda mais. Era comum encontrar no twitter, na hashtag do jogo, muitas pessoas pedindo mais conteúdo para ele.

Truth Quest

E atendendo a esses pedidos, a desenvolvedora em parceria com a lançou em 31 de agosto de 2021 o primeiro DLC do Baby Shark: . E, obviamente, eu não poderia perder a oportunidade de me transformar novamente no terror de Port Clovis.

Um detalhe interessante é que junto com o lançamento do DLC, a Tripwire finalmente implementou a funcionalidade que permite que importar seu save do 4 para o PS5, o que não era possível até então. Dessa forma, se você jogou Maneater no PS4 (como eu), agora vai poder retomar de onde parou e já começar a DLC, com as melhorias da nova geração, no PlayStation 5.

Entretanto, Truth Quest não é um DLC que inventa a roda, ele é, de fato, uma expansão do jogo base, com pequenas adições e um novo fio narrativo. Se você, assim como eu, era uma dessas pessoas que queria mais Maneater, ele é literalmente isso, e não muito mais do que isso.

A variedade de missões continua um pouco limitada, assim como no jogo base, mas por se tratar de um DLC relativamente curto dificilmente você vai sentir que que ele está sendo repetitivo, impressão essa que o terço final de Maneater sofria para afastar.

Helicópteros em Truth Quest

As missões de infâmia, em que o seu nível de procurado faz com que inimigos mais fortes sejam despachados para lidar com suas ameças; os diversos colecionáveis; as lutas contra outros pedradores mutantes foram todas mantidas e melhoradas. A narração, tanto em inglês com Chris Parnell, comediante do SNL e dublador de Rick e Morty, como a dublagem em português estão mais uma vez incríveis e roubam a cena com comentários bem-humorados, ácidos ou simplesmente observações sobre o cotidiano marinho.

O que Truth Quest traz de novo para o pacote fica por conta de um novo nível máximo para o seu Tubarão de Cabeça Chata, que agora pode chegar até o level 40 contra 30 do jogo base; uma nova evolução/mutação, que tem poderes ótimos; além de novos colecionáveis; veículos como helicópteros e barcos bombardeiros; missões de destruição de torres de comunicação e corridas contra o tempo.

Infelizmente tive problemas em um missão contra o último chefe humano do jogo, quase no final da DLC, que fizeram o game travar e fechar várias vezes seguidas, sempre da mesma forma. Eventualmente consegui passar sem que o bug acontecesse e terminar o conteúdo. Espero que esse tenha sido um caso isolado comigo e não te afete.

Nível 40 Maneater

Truth Quest se desenrola majoritariamente dentro de uma nova área chamada Ilha Plover, mas existem algumas missões em que você revisita as regiões de Port Clovis também, o que cria uma ligação com o jogo base mais sinérgica.

Já a história não é mais exatamente sobre vingança, pelo menos não no começo, e aqui é transformada em uma narrativa que envolve teorias da conspiração, sociedades secretas e o governo americano, o que leva à fatídica busca pela destruição de tudo e todos.

Não quero estragar a experiência de ninguém então não vou entrar em detalhes sobre esse ponto, mas história é tão maluca e toma um rumo tão inesperado, que fui fisgado (ba-dum-tss) logo de cara, e adorei essa nova motivação e temática.

Não que fosse necessário esse novo contexto, afinal, você é um tubarão mutante puto e o seu papel é espalhar o terror e tingir os mares de sangue. Isso me bastava em Maneater, e foi o suficiente para me vender Truth Quest.

Corrida contra o tempo em Truth Quest

A análise do DLC foi escrita com base em uma cópia de review gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do game. Também disponível para PC, One e e X.

Papai Platina
(Pouco) conhecido como Willian. Marido, pai de três filhos maravilhosos, fã de Stephen King, filmes toscos e trophy hunter nas horas vagas. No Twitter como @papaiplatina e willianmarques na PSN.