Análise Sniper Ghost Warrior Contracts (PS4)

Quarto jogo da série Ghost Warrior acerta ao incentivar diferentes abordagens em um sistema baseado em missões fechadas sem deixar a parte tática de lado.

Planejar, reconhecer o terreno, ajustar a distância da mira, prender a respiração, apertar o gatilho e acompanhar a trajetória da bala enquanto ela sai fumegando até arrancar os miolos de um inimigo desavisado é de uma violência tão satisfatória que se fosse só isso eu já estaria satisfeito.

Mas felizmente ele é mais do que isso e a forma como as missões foram abordadas, dividindo o mundo em regiões fechadas com objetivos próprios aos moldes do que a série Hitman fez nos últimos dois jogos, tornam esse o melhor jogo dentro da série Ghost Warrior.

Lançado em 22 de novembro para PC, Xbox One e Playstation 4, Sniper Ghost Warrior Contracts é o quarto tático desenvolvido e publicado pela polonesa , anteriormente conhecida como .

O nível de detalhes nas cutscenes é excelente

Mother Russia Bleeds

Em Sniper Ghost Warrior Contracts o jogador assume o papel de um “sniper de aluguel” que atende pelo codinome Caçador contratado por uma organização de resistência chamada Os Lobos Siberianos para derrubar o Primeiro Ministro da Sibéria.

Nesta realidade a Sibéria conquistou sua independência de uma Rússia tirana e se tornou um país próprio, porém como já era de se esperar o governo recém-formado assume as mesmas políticas corruptas do anterior e cabe ao jogador dar um basta nisso.

A história é genérica mas serve como pano de fundo para contextualizar o motivo de você estar explodindo cocorutos por aí e no início de cada região uma cutscene explica os contratos que devem ser cumpridos, que normalmente envolvem eliminar alvos ligados ao Primeiro Ministro, coletar provas e destruir instalações.

Can’t_get_you_out_of_my_head.mp3

Essa Sibéria é dividida em 5 regiões e cada uma tem de 4 a 6 Contratos que precisam ser completados para que a próxima área seja desbloqueada, ao final de cada um o jogador recebe as coordenadas de um ponto de extração onde faz o upload dos dados da execução do mesmo.

Além desses Contratos existem Desafios que atuam como se fossem missões secundárias e em cada nível o jogador pode caçar a Recompensa de 2 alvos extras e 6 colecionáveis.

Exemplo dos diferentes objetivos de cada região

E apesar de apenas os Contratos serem considerados para conclusão da área esses outros objetivos rendem fichas necessárias para a compra de melhores versões de equipamentos, armas e para evolução do traje do jogador.

É aqui que o fator replay é sugestionado: é impossível completar todos os Desafios em uma primeira jogada já que alguns são mutualmente excludentes então quem quiser fazer 100% em uma área vai precisar jogar mais de uma vez, o que pode ser interessante para uns e descartável para outros, mas como isso não é requerido para terminar fica como um desafio extra.

A Cry Engine renderiza muito bem a iluminação

O Soldado do Futuro

Por falar em desafio Sniper Ghost Warrior Contracts tem 3 dificuldades que podem ser escolhidas antes de cada missão, então é possível completar uma área no fácil, por exemplo, e na próxima quando estiver mais ambientado tentar uma dificuldade maior se achar interessante.

A grande diferença entre as dificuldades é que os inimigos detectam o jogador mais rápido e causam mais danos na maior dificuldade, apesar disso se o jogador avançar com calma e taticamente, como um bom sniper, dificilmente vai encontrar muitas barreiras para progredir, por outro lado ao tentar bancar o Rambo e jogar só agressivamente até nas menores dificuldades pode passar apertado para sobreviver.

A calma antes da tempestade

Apesar da furtividade ser o carro chefe o seu arsenal conta com uma metralhadora como arma secundária e uma pistola como arma lateral para ambientes fechados e combate a curta distância e diversos equipamentos como granadas, minas, facas, sensores de movimento e na minha opinião os dois melhores: um mini drone e uma metralhadora remota.

E essa variedade de armas é muito boa, são várias opções tanto em número como em customização e todas as compras podem ser feitas com o dinheiro ganho através das suas ações nas missões e em alguns casos das fichas mencionadas acima.

Você pode escolher uma das 14 pistolas disponíveis

Os equipamentos e o seu personagem seguem o mesmo princípio. Por exemplo, é possível customizar o drone para desativar metralhadoras montadas e câmeras com um pulso elétrico, marcar todos inimigos em uma área ou equipar um sonar para chamar atenção dos alvos para um local específico.

Para o personagem é possível usar camuflagens que dificultam a detecção em áreas nevadas ou de selva, melhorar a velocidade de movimento, reduzir dano por quedas, ou diminuir o som que faz ao se movimentar entre outras várias opções.

Você joga com o Doutor Destino cover

O Caçador usa uma máscara tecnológica fornecida pelo Contratante que funciona como comunicador para receber as ordens e um radar capaz de detectar itens, caminhos, inimigos, etc., que quando melhorada pode ganhar capacidades extras, como detectar inimigos através de paredes, marcar perigos como minas dentre outros.

Todos os caminhos levam a…

Fora essa gama bastante grande de personalização Sniper Ghost Warrior Contracts deixa o jogador no comando quase o tempo todo e pode usar vários caminhos e abordagens para concluir os Contratos.

Uma ponte, muitos caminhos

Ao revisitar uma área para concluir Desafios que havia deixado para trás encontrei um caminho, que não tinha visto da primeira vez, que utilizava as tubulações que passam embaixo de uma instalação militar para chegar ao local que antes havia acessado através de uma tirolesa do lado oposto e mesmo depois disso percebi que poderia ter usado uma terceira rota que eu não havia notado antes.

Esse número de possibilidades gera mapas imensos para cada região, o que poderia ser um desastre se eles fossem grandes só por serem ou se tivessem uma construção ruim, mas contrário é tudo bem feito e satisfatório de explorar.

Posso comprar sem medo?

Essa pergunta assim como as muitas ramificações de caminhos de Sniper Ghost Warrior Contracts depende de vários fatores: se gostar de uma jogabilidade mais metódica, que precisa de planejamento, observação, paciência e que faz um meio termo entre uma simulação mais realista e um gameplay mais arcade, esse jogo é recomendável para você.

BOOM! Tiro na cabeça a 502 metros de distância, rapá!

A qualidade dos gráficos é muito boa tanto nos cenários como nos detalhes das armas que são muito bem feitos, principalmente quando a kill cam é ativada e você acompanha a trajetória da bala até o alvo.

Infelizmente a maior parte dos cenários é em áreas nevadas e isso dá uma cara repetitiva ao game em determinados momentos, mas quando o jogador entra em áreas de vegetação ou floresta o motor gráfico do jogo brilha, demonstrando de forma bem consistente elementos de iluminação e partículas.

Tá bonitão

O que gera um contraste grande quando vamos analisar os inimigos. Fora os alvos principais que são bem distintos todos os inimigos comuns são iguais e totalmente genéricos. O fato de todos usarem roupas militares é uma boa desculpa para essa padronização, mas ainda assim uma desculpa.

A física de dos rifles snipers é muito boa e para o tiro perfeito é preciso levar em consideração distância, velocidade e direção do vento, e um tracejado na mira que a sua Máscara high tec proporciona indica o desvio que é preciso utilizar para que o tiro acerte em cheio e que quase nunca coincidirá com o centro da mira.

Esse é um auxílio bom principalmente para quem nunca jogou nenhum da série ou outros com a mesma temática. Por outro lado, quem quiser um desafio extra pode desabilitar essa função nas configurações.

That’s a lot of damage

Outro ponto que talvez tire alguns pontos de Sniper Ghost Warrior Contracts é a inteligência artificial dos inimigos, que vai depender muito da dificuldade escolhida, mas seja qual for não espere os inimigos mais brilhantes do mundo.

E apesar deles poderem te cercar, se esconder e mudar constantemente de posição, com um pouco de paciência e espera pode apostar que eles vão colocar a cabeça fora da cobertura convidando você a pintar o chão com o sangue deles.

E isso é violentamente maravilhoso.

 

A análise de Sniper Ghost Warrior Contracts foi escrita com base em uma cópia de PS4 fornecida pela assessoria de imprensa do jogo.

Papai Platina
Trophy hunter e pai de 3 filhos maravilhosos.