Análise Tools Up! (PlayStation 4)

Faça parte da equipe Tools Up! e mostre todo o seu talento na reforma de imóveis nesse party game para até 4 jogadores! Diversão garantida com amigos ou a família!

Tools Up Title Screen

Se você já precisou fazer uma reforma completa ou mesmo qualquer reparo dentro de casa, sabe de que existe uma categoria muito distinta de profissionais: sempre pontuais, entregam um orçamento enxuto com o qual podemos nos programar tranquilamente para não estourar as contas do mês. Tools Up! nos coloca na pele desses valorosos profissionais para reformar casas nas mais variadas situações.

Esse tipo de party game é uma excelente opção para todos aqueles que gostaram de Overcooked, Moving Out e Out Of Space, onde devemos cooperar com outros para executar tarefas básicas em uma profissão. Se em tínhamos o desafio de gerenciar uma cozinha profissional (?), em Tools Up! devemos pintar, instalar carpetes, rebocar paredes e limpar tudo antes de sair. Basicamente, as fases resumem-se em pegar a planta da reforma, visualizar quais cômodos precisam de reforma, realizar a obra com pintura, reboco e aplicação de piso, entre outros e, ao final, limpar tudo e retirar todas as ferramentas do imóvel.

Tools Up Coop
Modo cooperativo local com até 4 jogadores!

São mecânicas são bastante simples, pois Tools Up! concentra a maior parte das ações em apenas dois botões: podemos agarrar objetos, como baldes de tinta, rolos de tapete e lixo; usar/aplicar itens como tinta, carpete e reboco. Essas ações são ativadas com o mesmo botão. Também podemos soltar/descartar os objetos apanhados. O jogador que estiver com a planta da obra também pode girar o mapa usando os gatilhos do controle (no caso do 4, R1 e R2).

tools up stage selection
Seleção das fases, de porta em porta; andar por andar.

Embora os comandos sejam simples, o jogo possui regras que dificultam, propositalmente, o trabalho a ser feito. Pra começar, o tempo não está a nosso favor, o que já era de se esperar. Quem não tem amigos, pode jogar sozinho controlando apenas um personagem, mas as coisas complicam na hora de jogar em co-op (apenas local) pois os personagens são muito desajeitados e qualquer esbarrão pode derrubar sujeira no chão, criando mais um obstáculo para a empreitada. Algumas fases começam sem que tenhamos todos os materiais necessários para a reforma à mão, então devemos aguardar a entrega, que nem sempre chega na porta certa. Mas por que não adicionar fases com chuva e neve, não é mesmo?

Tools Up Gif
Correria!

Mas, assim como em , depois de várias derrotas a reforma flui! Enquanto um jogador limpa, outro vai removendo o piso para colocação do carpete; enquanto um aplica reboco na parede, outro recolhe o lixo; enquanto um recebe a encomenda, outro checa na planta qual cômodo ainda resta para reformar e assim por diante, fazendo fluir uma dança de pedreiros bastante satisfatória, um balé da reforma, em que todos fazem a sua parte, contribuindo para o resultado. Não por acaso a jogatina é embalada por música clássica bastante agradável, que junto com os demais ingredientes, como a jogabilidade e a leveza da proposta (aqui destaco também os gráficos cartunescos, pintados à mão, criados na engine Unity), constroem um título muito divertido e que entrega o que esperamos dele.

No entanto, Tools Up! também possui seus pontos baixos. O sistema de colisão é um pouco impreciso e em algumas situações parece existir algum tipo de demora para o jogo reconhecer os comandos do controle, impactando levemente a agilidade dos personagens e, consequentemente, a fluidez do jogo. Também vale ressaltar a singeleza dos cenários que parece ser limitado a algumas poucas paletas de cores. Enfim, detalhes que, no geral, não impactam severamente a proposta do jogo e, sobretudo em relação aos aspectos técnicos, podem ser corrigidos em atualizações.

Tools Up Fase
É mais difícil do que parece.

No fim das contas, Tools Up! é um jogo com uma ótima proposta, ampliando as abordagens de party game cooperativo. Personagens carismáticos, dificuldade moderada, gráficos bonitos, ainda que simples, boa música e controles simples. Tudo que um jogo precisa, não é mesmo?

Tools Up Finish
Missão Cumprida!

Desenvolvido pelo estúdio The Knights Of Unity e publicado pela All In! Games, Tools Up! Está disponível para One, 4, e Master Race. A análise foi feita com base em uma cópia de PlayStation 4 cedida pelos desenvolvedores.

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.