E no Brasil, Kameo?

Nós brasileiros sempre sofremos com a indisponibilidade de jogos nas lojas de jogos digitais (PSN, Live e Steam), problema recorrente na geração passada de consoles mas que permanece no PC.

[No momento da publicação desse artigo, não está mais disponível através do Games With Gold, o segundo jogo de graça liberado até o dia 30 de Setembro é Reach, um dos melhores jogos da saga Halo, aproveite!]

Pois é amigos deste sítio, mais uma vez para nós brasileiros, a coisa é um pouco diferente. Após anunciar os jogos do programa Games With Gold da Microsoft para o mês de Setembro, fomos surpreendidos pelo fato do jogo não estar disponível em terras tupiniquins.

Não é a primeira vez que sofremos com diferenças de disponibilidade de jogos na Live americana e sua ausência na brasileira. Isso acontece com a geração passada pois até então, tanto o quanto o 3 (nao sei dizer sobre o console da Nintendo), possuem trava de região, e dessa forma os jogos são presos a determinadas regiões geográficas. Esse problema acontece também com alguns jogos de PC, mesmo comprando através do Steam, alguns jogos só podem ser jogados em determinada região.

Isso é ruim é claro, pois além de em alguns casos não conseguirmos jogar títulos importados até mesmo em mídia física e é claro digital, incentiva das produtoras a não lançar o título em determinado mercado, pois assim as mesmas não tem certos custos com importação e liberação no país.

Esse “probleminha” foi amenizado com a nova geração de consoles, mas para alguns de nós, ainda na geração passada, teremos de conviver com isso por mais algum tempo e se contentar com de graça no Games With Gold de Setembro no lugar de Monaco.

Flávio Ricardo
Software developer, 30 anos, já trabalhou como social media, atualmente faz de tudo um pouco no Conversa de Sofá e escreve sobre eSports no Arkade!