Preview Tekken 8 (PS5)

Novo jogo da franquia de luta, Tekken 8, demonstra um potencial enorme, mas precisa de algumas correções para atingi-lo.

Preview Tekken 8

A Bandai Namco liberou nos últimos dois finais de semana o teste de rede fechada de Tekken 8, no PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC, dando uma oportunidade para os alguns fãs selecionados terem seu primeiro contato com o jogo, ao lutar contra outros jogadores no modo online.

Tive a chance de jogar por algumas horas graças a uma chave de preview cedida pela publicadora, e aqui estão as minhas impressões iniciais sobre o novo título da renomada franquia de luta.

O que eu joguei

Por se tratar de um primeiro beta de outros que podem rolar até o lançamento oficial (que ainda não tem uma data definida), o único modo de jogo disponível foi o online, além de um grande tutorial voltado principalmente para aqueles que nunca tiveram contato com a franquia ou não possuem muito conhecimento com jogos de luta.

Devo deixar claro que não joguei muito o título anterior da franquia, já que ele não me agradou muito. Mas desde do anúncio no State of Play da PlayStation, Tekken 8 conseguiu me atrair ao mostrar um gameplay mais fluído, mais inclusivo e principalmente pelo salto gráfico enorme, algo que achava que precisava de uma melhora urgente.

Neste teste, estavam disponíveis 16 personagens: Jin, Kazuya, Jun, Paul, Law, King, Lars, Jack 8, Xiaoyu, Nina, Leroy, Lili, Asuka, Hwoarang e Bryan, já anunciados anteriormente. Há também um novo lutador, Cláudio, que fará parte do elenco final.

Já em relação ao cenários, estavam disponíveis para jogo: Urban Square, Yakushima, Rebel Hangar, Sanctum e Arena. Um número impressionante por se tratar de uma primeira beta.

Para critérios de comparação, o primeiro teste de Mortal Kombat 1, trouxe apenas quatro personagens jogáveis e dois cenários.

Tekken 8

Gameplay mais agressiva

Algo que não me atraiu no jogo anterior da franquia é, que, sentia um game gameplay muito cadenciado, moldado a uma infinidade de combos que precisavam ser dominados caso você quisesse se destacar, principalmente no modo online. O jogo exigia um estudo profundo de suas mecânicas, afastando jogadores mais casuais, como eu.

Já de cara, algo que demonstra que a Tekken Project ouviu os fãs, foi a adição de um comando chamado “Heat System”, onde com apenas com apenas um botão, “R1”, você consegue inserir um comando rápido de combos, além de deixar seu personagem mais rápido, induzindo você a partir para cima do oponente.

Preview Tekken 8

A prova de que a desenvolvedora ouviu os fãs, foi que esta mecânica pode ser usada uma vez por round, demonstrando uma clara preocupação em deixar o jogo mais fluído, tanto para quem joga, como para quem assisti, visando torneios no meio competitivo.

De resto o jogo segue sua base, e isso é ótimo, o jogo ainda possui um grande leque de combos possíveis, e algo que vale destacar é, que, eles estão mais simples de serem executados. O que pode aproximar jogadores casuais.

Enorme salto gráfico

Tekken 7 desenvolvido na Unreal Engine 4, foi lançado no começo da geração passada e por este motivo, eu creio que eles ainda não possuíam o conhecimento necessário para utilizar mais do poder gráfico.

Confesso que sempre achei o jogo anterior com gráfico “ok”, principalmente se comparado aos seus concorrentes como Mortal Kombat 11 e até mesmo Street Fighter V. Mas o bom é que mais este feedback foi ouvido e o game está lindíssimo.

Tekken 8 está sendo desenvolvido na Unreal Engine 5, e apesar de novamente ainda estarmos no começo da geração e seu uso será aprimorado ao longo do tempo, o jogo é muito, mais muito lindo.

Seja na modelagem de seus personagens, ou principalmente em seus cenários, ainda mais em ambientes urbanos, onde a iluminação esbanja beleza.

Modelos de personagens

Seu gráfico de destaca tanto que não ficaria surpreso se alguns jogadores o comprarem por conta de sua beleza visual.

Precisa de correções

Por fim, quero destacar dois pontos negativos. Primeiramente o servidor. Claro, a beta fechada foi exatamente para testar isso, mas minha experiência foi inicial foi ruim.

No primeiro fim de semana, quando o jogo estava disponível somente para PS5, eu simplesmente não encontrava partida. Horas no lobby e nada, e quando conseguia conexão, a experiência não era das melhores devido ao alto ping.

Já no último fim de semana, que o jogo ficou disponível para todas as plataformas, houve uma melhora significativa, mas ainda ficou longe do ideal. Ainda demorava cerca de 10 min para achar uma partida. O que foi uma pena, porque realmente eu queria ter jogado mais.

Mas o servidor não foi o ponto mais negativo na minha opinião e sim o polêmico controle “Moderno” que vem sendo introduzido aos poucos em jogos de luta, que com apenas um botão você consegue realizar combos mais complexos.

Matchmaking

Não sou contra este controle, pelo contrário acho ótimo que a acessibilidade traga mais jogadores. Porém, isso deve ser inserido de forma cautelosa e bem estudada e, no caso de Tekken 8, no meu entender, ele foi bem mal implementado. Irei explicar de forma rápida.

Antes de iniciar qualquer partida, você consegue escolher qual modelo de controle quer utilizar, o clássico padrão ou controle simples, como é chamado aqui. Até aí, sem problema. O que me causou espanto é, que, é possível alterar os controles dentro da partida apenas apertando L1.

E por que isso é grave?

Imagine a situação de último round, ambos com pouquíssima vida, com receio de entrar com um combo ou principalmente com medo de errar a execução deixando a abertura para o rival. Com a possibilidade de acionar o controle fácil e encaixar uma sequência de golpes com 5 hits esse medo deixa de existir e é criada uma imensa vantagem para quem o fizer. E sim, isso aconteceu contra mim… mais de uma vez.

Fiquei ainda mais preocupado depois de ler entrevistas com os desenvolvedores explicando que isso se manterá assim até o lançamento do jogo. Espero de verdade que isso seja repensado, pois, com certeza, afastará os jogadores que se sentirem injustiçados por treinar combos.

Muito promissor!

Apesar desses aspectos negativos, espero que alguns desses problemas serão corrigidos até o lançamento oficial, pois todo o resto está absurdamente divertido de jogar, e fiquei com um enorme gosto de quero mais.

Que mais testes venham para que possamos ir matando essa vontade.

Tirando um contra em Tekken 8

Com esse beta, Tekken 8 provou que não ficará nem um pouco atrás de seus concorrentes, como o já lançado Street Fighter 6 e o vindouro Mortal Kombat 1, e, literalmente, entrará forte nesta briga.

Que ano para os jogos de luta!