SCARLET NEXUS – Prévia da Demo Edition (Xbox One)

O RPG de ação SCARLET NEXUS teve sua demo liberada e nela jogamos com Yuito Sumeragi ou Kasane Randall em um futuro Brain Punk eletrizante.

O lançamento de se aproxima, e a Bandai Namco liberou a Edition do jogo para que nós pudéssemos degustar um pouco do game antes do lançamento oficial, previsto para 25 de junho. O game foi anunciado pela primeira vez durante o evento digital Xbox 20/20 da Microsoft e confesso que foi amor ao primeiro trailer.

E aqui vou passar todas as informações que absorvi sobre a demo, que por sinal é curta como uma demo deve ser mas na dosagem certa para te dar uma noção de como vai ser jogo completo e isso aumentou em 200% minha vontade de continuar o game após o fim da demo, mas antes de falar sobre a demo, vamos entender o que é aos olhos da Namco.

A trama de se passa em um futuro distante, onde um “um hormônio psiônico foi descoberto no cérebro humano, concedendo às pessoas poderes extra-sensoriais e mudando o mundo como o conhecemos. No momento em que a humanidade estava entrando nesta nova era, mutantes enlouquecidos conhecidos como Outros começaram a descer do céu com sede de cérebros humanos.”

É nesse contexto que devemos atuar, já que métodos convencionais de ataque não funcionam “medidas extremas precisam ser tomadas para combater a ameaça esmagadora e preservar a humanidade. Aqueles com habilidades extra-sensoriais agudas, conhecidos como psiônicos, eram nossa chance de lutar contra o ataque de cima. Até hoje, os psiônicos têm sido explorados por seus talentos e recrutados para a Outra Força de Supressão (OSF), a última linha de defesa da humanidade.”

Logo no menu de inicio de SCARLET NEXUS somos convidados a escolher um dos dois protagonistas do game, que são Yuito Sumeragi e Kasane Randall e ambos lembram muito personagens de anime, algo bem típico da Namco em seus jogos.

SCARLET NEXUS
A tela inicial de SCARLET NEXUS é o ponto de partida da demo, nele escolhemos qual personagem jogar, Yuito Sumeragi ou Kasane Randall.

Yuito luta com ataques de curto alcance usando espadas e na demo podemos pegar emprestado os poderes dos membros de sua equipe composta por Hanabi, Luka, Tsugumi e Gemma para usar o chamado SAS que é uma conexão cerebral feita através de um cabo virtual onde permite que você use temporariamente os poderes dos aliados, tais como pirocinese, teletransporte, clarividência, esclerocinesia, eletrocinese, hipervelocidade, invisibilidade e duplicação.

Kasane, é especialista em ataques de médio alcance usando lâminas múltiplas e técnicas psicocinéticas. Na demo podemos pegar emprestado os poderes dos membros de sua equipe composta por Shiden, Arashi, Kagero e Kyoka. Eles podem então usar eletrocinese, hipervelocidade, invisibilidade e duplicação.

E vamos a explicação de cada um desses poderes e como são executados dentro do jogo:

  • Pirocinese: habilidade psíquica que permite criar e controlar o fogo com a mente;
  • Teletransporte: habilidade capaz de permitir que você ataque inimigos de perto com golpes rápidos antes de recuar até uma distância segura;
  • Clarividência: capacidade de detectar inimigos invisíveis e enxergar em condições de baixa visibilidade;
  • Esclerocinesia: vantagem defensiva que endurece todo o seu corpo ficando resistente aos ataques dos inimigos;
  • Eletrocinese: capacidade de controlar, gerar ou absorver a energia elétrica;
  • Hipervelocidade: habilidade de se mover extremamente rápido, movendo-se em velocidades muito maiores que as dos seres comuns;
  • Invisibilidade: habilidade que permite executar um poderoso ataque furtivo;
  • Duplicação: habilidade de duplicar objetos e usa-los com a psicocinese.

SCARLET NEXUS vem para impor uma nova licença e possui elementos necessários para se tornar um ótimo game. Talvez possa ser uma missão difícil em um cenário onde as sequências de outro títulos do gênero e outras adaptações dominam o mercado, tais como Code Vein, Devil May Cry, Nier: Automata, Bayonetta, Astral Chain e até mesmo Final Fantasy. Um elemento decisivo, já que SCARLET NEXUS é antes de tudo um jogo de ação.

Iniciamos a demo em uma cidade chamada Kikuchiba (caso opte por jogar com Yuito, e em Mizuhagawa se iniciar com Kasane), a partir daí evoluímos em arenas onde eliminamos monstros mais ou menos fortes até chegar ao chefão, obviamente uma criatura maior do que os demais inimigos encontrados no cenário.

O design é bem clássico, usando cell shading (técnica aplicada a gráficos 3D que tem como objetivo fazer com que eles deem a impressão de ter sido desenhados a mão) para seus personagens um estilo de anime bastante comum. Os personagens estão bem feitos, mas nada diferente do que já vimos. O cenário da demo me agradou muito, pois curto visuais urbanos cinzentos com uma leve pegada futurística abandonada.

SCARLET NEXUS
O cenário urbano e poluído é um show a parte para os amantes deste estilo.

Não tenho certeza se isso será o ponto alto do jogo, mas fiquei fascinado com seu sistema de combate, que promete ser rico e ao mesmo tempo complexo, mas vamos com calma nessa questão sobre a complexidade por enquanto, certo?

Os personagens possuem uma arma branca e poderes psíquicos, isso permite que eles enviem elementos do cenário contra os monstros, tais como latas de lixo, postes de luz carros, estátuas capazes de dar hits no inimigo e objetos cruciais localizado em um ponto específico em combate contra um chefão. E quando os poderes psíquicos estão baixos, podemos recarrega-los graças aos ataques corpo a corpo, forçando o jogador constantemente ir e vir alternando entre as duas técnicas.

Os personagens também possuem movimentos especiais, e principalmente a possibilidade de emprestar os poderes psíquicos dos outros quatro personagens do grupo, controlados pela inteligência artificial: poder de eletricidade, de multiplicação de objetos (aqueles que equilibramos por telecinesia) aumento de dano, tele transporte, poder que aumenta dez vezes a velocidade do personagem e um que o torna invisível, os detalhes já expliquei lá em cima.

SCARLET NEXUS
Yuito Sumeragi derrotando um inimigo e finalizando com um de seus “especiais”.

Nos momentos das combinações de golpe senti que o game acaba ficando com muitas informações na tela, mas acredite, é algo eletrizante, principalmente a mecânica de usar a psicocinese tanto com um dos gatilhos e depois finalizar o golpe com os analógicos esquerdo e direito ao mesmo tempo para executar a ação com os diversos objetos disponíveis no cenário, causando maior dano no inimigo seguido de uma animação prazerosa na execução dos movimentos no maior estilo anime.

Confesso que com a ajuda dos aliados me senti muito poderoso logo no inicio da demo, sem ter muitas dificuldades para eliminar os inimigos, mas tudo leva a crer que eles estão na edition apenas pra te mostrar como é trabalhar com a equipe e no jogo completo vamos iniciar a aventura solo com um dos dois protagonistas Yuito ou Kasane e conforme progredimos no game é que vamos ganhar novos aliados, e ai sim estaremos no mesmo nível da versão de demo, posso estar enganado quanto a isso, mas a sensação que tive no momento foi essa.

SCARLET NEXUS
Yuito Sumeragi e seus aliados Hanabi Ichijo e Gemma Garrison em um dos becos da cidade de Kikuchiba.

Obviamente, neste primeiro nível, cada poder deve ser usado em uma situação particular. Podemos alcançar possibilidades de poder bastante completas e complexas, mas uma rápida olhada na enorme árvore de habilidade dos personagens fez com que precisaremos entender e memorizar muitas coisas para dominar as lutas em SCARLET NEXUS o que me faz pensar que o jogo será bastante técnico e não uma pancadaria desenfreada como era de se imaginar.

E por fim temos uma batalha eletrizante e ao finaliza-la temos uma agradável surpresa no final, mas isso não sou eu que vou contar. Então trate de baixar a demo e se deliciar com o que SCARLET NEXUS tem a oferecer, e lembre-se de que terminar a demo dá a você o direito de receber conteúdo bônus no jogo quando o game for lançado oficialmente.

SCARLET NEXUS
Eu que agradeço Namco, nos vemos em breve…

A demo de SCARLET NEXUS esta disponível no X/S, Xbox One, 5 e PS4.