Pitty e Roger são anunciados como dubladores de jogos AAA e geram polêmica entre jogadores mais convervadores

Com a nova safra de jogos dublados, as empresas começam a escalar celebridades como dubladores de grandes franquias e séries, assunto que gera satisfação para alguns mas muitas polêmicas para a maioria.

Uma nova polêmica se instaurou há mais ou menos duas semanas quando video games e celebridades começaram a ocupar o mesmo espaço. Recentemente a EA anunciou a contratação do cantor Roger (Ultaje a Rigor) como um dos dubladores do jogo Battlefield Hardline, que sai em Março.

A notícia é claro agradou alguns fãs da banda e admiradores de Roger, mas com certeza desagradou bastante aqueles que não tem tanto apreço pelo cantor e os jogadores mais conservadores, a mim inclusive. Algumas pessoas próximas a mim inclusive chegaram a receber “ofensas” e serem bloqueadas pelo cantor no Twitter após expressar publicamente seu desgosto com a notícia.

A EA é claro enxerga a contratação de Roger com os melhores olhos, uma vez que tratando-se de uma personalidade pública, o jogo recebe divulgação extra no mercado nacional e um certo “incentivo”. O problema dessa contratação de forma geral é o fato de Roger não representar a indústria de jogos, nem se quer ter se mostrado um aficionado pelo assunto momento algum de sua carreira.

Total de pessoas felizes com o anúncio de Roger como dublador
Total de pessoas felizes com o anúncio de Roger como dublador

Não trata-se nem de gostarmos ou não do Roger, mas sim do fato de existirem diversos profissionais especializados em dublagem, inclusive vários deles com uma vasta experiência em dublagem de jogos.

E como se esse anúncio não fosse o suficiente para causar polêmica, a Warner anunciou “com orgulho” a cantora Pitty como dubladora de uma das novas personagens do jogo Mortal Kombat X, a filha de Johnny Cage e Sonya Blade. Mais um profissional que atua em outra área atuando como dubladora de jogos.

Claro, uma legião de fãs reclamando, o “rage” e o “mimimi” tomando conta das redes sociais. Muitos começaram um movimento para incentivar as pessoas a não comprar a versão nacional de ambos os jogos.Seria uma atitude com fundamento, isso talvez fizesse com que as empresas passassem a escolher melhor seus dubladores e investissem em pessoas melhor ambientadas com o contexto, com o mercado de jogos.

A justificativa desses protestos e revoltas porém é o que me deixa frustrado com a situação. Ambos, Roger e Pitty estão sendo julgados como não capazes de exercer a função de dubladores, o que no meu ponto de vista é extremamente errado, os dois são artistas, cantar e se apresentar um palco é sim um trabalho de interpretação, alguns até já atuaram.

Acho totalmente errado julgar e achar que alguém seja incapaz de realizar determinada atividade antes de ver o resultado final. Tanto Pitty como Roger podem sim dar conta do trabalho, foi a melhor escolha? Eu também concordo que não, falta contexto, falta aquele “feeling” que só quem gosta de video game sabe do que estamos falando.

Pitty irá dublar filha de Johnny Cage e Sonya Blade
Pitty irá dublar filha de Johnny Cage e Sonya Blade

Precisamos nos dar conta de que existe uma enorme diferença em aceitar a capacidade técnica do indvíduo e aceitar sua contextualização dentro da função. Não saindo muito do assunto, é como julgar o novo Tocha Humana alegando o fato do ator não ser qualificado quando na verdade a implicância está na etnia do ator.

Pretendo comprar ambos os jogos, e ambos a versão nacional pois aprendi a gostar de jogos dublados e não acho que isso vá mudar devido aos ocorridos. Por hora, enquanto atores forem escalados para fazer dublagem de personagens não tão importantes na trama, sem problemas, mas como jogadores não podemos deixar que a coisa vire “festa”. É preciso reclamar sim, questionar sempre, mas com razão, dando justificativas plausíveis e não apenas ficar de “mimimi”.

E se você achou essas escolhas absurdas, então dá uma olhada em algumas sugestões de jogadores para dublagem do jogo Mortal Kombat X.

É um sul-mato-grossense e tem 27 anos, que começou no mundo dos games jogando Master System e Mega Drive, quando então conheceu o melhor console já criado neste mundo: o Super Nintendo. Já foi dono dos "clássicos" PSOne e PS2 e hoje passa horas disputando partidas nos battle royale da vida ou streamando!