Cibersegurança: Conheça 10 Ameaças Virtuais para Ficar de Olho em 2019

Neste post listamos as principais ameaças virtuais para você ficar de olho ainda em 2019. Saiba mais sobre cada uma delas!

Tela com a palavra Security

O ano de 2019 está sendo preocupante quando se trata de cibersegurança. Os criminosos virtuais estão frequentemente se especializando em novos ataques e formas de fazer vítimas.

Seja via e-mail, sites falsos, WhatsApp ou mensagens de texto: tem sido cada vez mais difícil escapar das garras dos cibercriminosos.

Pensando nisso, listamos aqui 10 ameaças virtuais para você ficar de olho ainda esse ano. Confira:

1. Deepfake

Devido ao avanço da de e computadores cada vez mais potentes, o deepfake tem se espalhado de forma viral na .

Os deepfakes são vídeos em que colocam o rosto de uma pessoa em qualquer outro vídeo do mundo. Podendo ter um grande potencial de criação de fake news, já que alguns são tão perfeitos que não é possível identificar se foram manipulados.

2. Vírus Klim

É um vírus que se camufla como uma extensão do navegador. Ele age no Facebook criando e curtindo postagens indesejadas no perfil do usuário infectado. Parece inofensivo, mas pode gerar muitos problemas.

3. Ameaças IoT (Internet of Things)

A maioria dos dispositivos IoT possuem uma defesa que vem de fábrica, mas ela pode ser insuficiente para deter ameaças mais avançadas, colocando em risco vários dispositivos.

4. Ataques a IA

Hackers usam algoritmos de inteligência artificial para invadir e burlar a segurança de grandes empresas. O golpe é capaz de evitar a detecção humana e até sistemas complexos de defesa.

Bitcoin
Unsplash (André François McKenzie)

5. Blockchain

Empreendedores estão cada vez mais usando a plataforma para transações pessoais de altos valores, e os criminosos estão quebrando a segurança do Blockchain devido a algumas falhas. Dessa maneira, eles conseguem extraviar milhões em criptomoedas.

6. Ataques na Nuvem

Os ataques chamados de “cloudhoppers” estão ameaçando a segurança de companhias e usuários que mantêm seus arquivos em nuvens. Com a popularização, os criminosos passaram a ver as nuvens como um alvo, atacando a segurança, controlando dados e roubando informações.

7. Ataques a Roteadores

A tendência dessa ameaça é aumentar devido à sua fragilidade. O hacker cria e infiltra uma página HTML fake em algumas páginas específicas da web, fazendo o usuário instalar apps maliciosos. Procure estar sempre com seu antivírus gratuito ativado para driblar esses ataques.

8. Ameaças a Dispositivos Móveis

Eles continuam na mira dos cibercriminosos em 2019 por serem um alvo fácil para ataques de phishing, aplicativos falsos e publicidades com vírus.

Hacker com óculos escuros e bandana no rosto mexendo em computador
Unsplash (Nahel Abdul Hadi)

9. Espionagem

Em um cenário de tensão entre potências mundiais, é comum que aconteçam mais ações de espionagem industrial. É importante tomar cuidado com seus dados e com as informações de seus negócios para evitar se tornar uma vítima.

10. Roubo de Perfis com Senhas Fracas

Todo ano o número de pessoas com perfis roubados cresce ainda mais, e os internautas continuam colocando senhas fracas e sem autenticação em duas etapas em suas contas on-line.

Então, procure sempre criar senhas difíceis, com combinações únicas de letras, números e ícones, e evite usar datas comemorativas para bloquear suas informações.

Gostou do post? Conhece mais ameaças que ainda podem fazer vítimas em 2019? Deixe sua opinião nos comentários!

Convidado
Quer ter seu texto publicado no Conversa de Sofá? Entre em contato conosco através do e-mail [email protected], estamos sempre abertos a novos colaboradores e/ou textos patrocinados!