Análise 7th Sector (PS4)
Ambientado em um universo cyberpunk 7th Sector usa e mistura vários tipos de quebra-cabeças para contar sua história sobre fuga e regimes totalitários.
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Ano passado fez 70 anos que o livro 1984 de George Orwell foi lançado e continua sendo influência atual para obras em todas as mídias e preocupantemente reflete cada dia mais para onde caminha a nossa sociedade em um nível global.
Os temas principais do livro são o controle, vigilância permanente e privação da liberdade dos indivíduos. E esses também são os pilares da narrativa de 7th Sector.
A diferença é que no jogo essa realidade distópica é construída com base em elementos sci-fi e cyberpunk onde o personagem principal se vê obrigado a assumir formas distintas para completar quebra-cabeças e fugir de seus perseguidores, sejam humanos e/ou principalmente máquinas.
Desenvolvido por Sergey Noskov e publicado pela Sometimes You e lançado em 05 de fevereiro de 2020, 7th Sector está disponível para compra no PC, Nintendo Switch, Xbox One e Playstation 4, e essa análise foi escrita com base em uma cópia de PS4 fornecida pela assessoria de imprensa do jogo.
Diversidade de problemas
Inicialmente e por uma parte considerável de 7th Sector não fica claro sobre o que ele é, mas gradualmente uma realidade cada vez mais soturna e pesada vai se revelando.
O jogador assume a forma de uma fagulha de eletricidade presa em uma TV que tem que se movimentar através da fiação e resolver quebra-cabeças de todos os tipos para liberar rotas e avançar no cenário.
![7th Sector Puzzle](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2020/02/3-3-scaled.jpg?resize=730%2C411&ssl=1)
As pistas normalmente estão bem próximas ao puzzle em si e quase todos são bem lógicos e poucas vezes fiquei realmente preso até entender as exigências do desafio.
E a quantidade, variedade e alternância entre quebra-cabeças é excelente e um entre muitos pontos altos de 7th Sector.
Existem puzzles que precisam ser completados em um determinado tempo, de posicionamento, de imitar uma determinada figura, de peso, de som, rotativos e matemáticos, embora esses últimos sejam quase todos opcionais e necessários apenas se o jogador quiser fazer todos os 4 finais do game.
![7th Sector Quebra-cabeças](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2020/02/4-3-scaled.jpg?resize=730%2C411&ssl=1)
E essa variedade me mantiveram sempre querendo mais.
Descobrir o próximo desafio era viciante e me fizeram não conseguir parar, todo o tempo eu ficava pensando: “só mais um” e quando me dava por mim já haviam se passado algumas horas.
Some a isso o fato da atmosfera sinistra e a trilha sonora fenomenal ajudarem a manter um certo senso de urgência e a história pesada que vai sendo revelada aos poucos e você tem então uma fórmula de sucesso para fisgar a sua atenção.
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E quando parece que todas as regras estão estabelecidas 7th Sector surpreende mais uma vez.
Metamorfose ambulante
Como partícula existem certas possibilidades e limitações do que pode ser feito, mas com o passar do tempo o jogador ganha a habilidade de assumir novas formas e isso muda bastante a dinâmica do gameplay.
O primeiro objeto que pode ser “possuído” é um carrinho de controle remoto e com ele conduzir um robozinho e empurrar objetos para dentro de um elevador para atingir um peso específico e ativá-lo.
![7th Sector Carrinho de Controle](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2020/02/6-3-scaled.jpg?resize=730%2C411&ssl=1)
Logo após conseguir chegar na próxima área é o próprio robô bolinha que você precisará controlar e mais uma vez a dinâmica é alterada.
Como BB-8 genérico o jogador é mais rápido e tem propriedades magnéticas, mas nesse ponto 7th Sector insere um perseguidor armado, aumentando assim a agonia de ter que resolver situações enquanto foge desse perigo.
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Vale ressaltar que os checkpoints são espaçados de forma que caso você morra não precise repetir grandes trechos, mas mesmo sabendo disso eu sempre ficava aflito quando esse inimigo aparecia.
E novamente quando essas regras são postas e você começa a se acostumar com as novas habilidades de esfera cibernética, 7th Sector, um jogo sobre resolver quebra-cabeças, que acrescentou a sua jogabilidade até agora elementos de perseguição e stealth vai somar uma nova mecânica e se tornar um shooter.
Atire primeiro, pergunte depois
Para integrar esses elementos de tiro o personagem assume uma nova forma forte e agressiva e abandona então sua carcaça defensiva e contida para se tornar uma satisfatória máquina de destruir.
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E é fantástico como ao mudar de forma os novos puzzles se integrem tão bem e organicamente ao que os novos corpos podem fazer.
Não vou revelar aqui qual é esse novo avatar porque apesar dele estar presente no material de divulgação acho mais interessante você descobrir essa parte sozinho.
Com ele é possível destruir paredes, usar placas de pressão por peso e usar a mira laser para movimentar plataformas, além claro de poder sentar o dedo e meter bala nos inimigos que virão te atacar.
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E apesar de ser sensacional poder dominar esse corpo em específico está na hora de experimentar outras possibilidades e alçar novos voos.
Fly high, free bird
Hackear outra máquina a essa altura do campeonato já não deveria me surpreender, mas ao tomar a forma de um drone e ter as dinâmicas de jogo alterada me deixou novamente com um sorriso no rosto.
![7th Sector Drone](https://i0.wp.com/www.conversadesofa.com/wp-content/uploads/2020/02/10-scaled.jpg?resize=730%2C411&ssl=1)
O choque da transição entre a forma truculenta anterior e a graciosidade do drone novamente faz com que o que parecia ser um simples jogo de quebra-cabeças quando comecei seja muito mais do que isso.
Normalmente, ou pelo menos na minha percepção e experiência, puzzle games sempre foram feitos para relaxar e exercitar o raciocínio lógico.
É desafiador e recompensador, mas raramente divertido no sentido estrito da palavra.
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A diversão e adrenalina ao derrotar um chefe em Dark Souls ou marcar um gol de virada no FIFA é muito superior comparada à recompensa ao resolver uma sequência de figuras e liberar uma porta.
Contudo, ao subverter a expectativa do jogador e alterar a todo momento como as coisas funcionam sem perder a essência confere a 7th Sector esse fator divertido que falta à maioria dos quebra-cabeças que joguei até então.
Liberte sua mente
E não para por aí, o final de 7th Sector reserva mais surpresas e se até agora a história estava sendo contada através de colecionáveis, observação de cenários e outras pequenas dicas ao assumir a forma final tudo fica mais claro e nítido.
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Diferente das outras metamorfoses que quis detalhar para demostrar o quando 7th Sector é rico e diferente dos outros do seu gênero, essa última transformação prefiro não detalhar já que é muito legal fazer essa ponte e fechar o ciclo.
Existe uma grande chance ao jogar você entender quase de imediato para onde essa história vai, mas a forma e os detalhes como isso acontecem são muito interessantes e não quero estragar essa surpresa para ninguém.
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Espero que esse texto possa ter despertado a curiosidade em você, caro leitor, e que eu tenha te instigado a jogar 7th Sector.
O jogo é bonito, inventivo, e apesar de alguns puzzles terem me feito travar em alguns momentos até entender o que era requerido, eu atribuo isso mais à minha interpretação e abordagem não estarem corretas para aquele conjunto de quebra-cabeças do que a complexidade deles.
A trilha sonora tão boa que estou escutando ela neste momento enquanto escrevo justamente por ter adorado as músicas, e recomendo pesquisarem o artista responsável por ela: Nobody’s Nail Machine.
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Tudo isso coroado por uma jogabilidade que brinca com a expectativa devido às várias mudanças de ritmo e uma história sobre o valor da liberdade em uma sociedade que se acostumou com o controle total sob o pretexto da proteção.
Qualquer semelhança com acontecimentos reais é mera coincidência.
É o que eles querem que você acredite.
![Papai Platina](https://www.conversadesofa.com/wp-content/wphb-cache/gravatar/2c1/x2c1d2d2a2cacfdae887bd03eb6c94484x90.jpg.pagespeed.ic.xqfB6xrNzk.jpg)