Análise Call of Duty: Modern Warfare II OPEN BETA

Call of Duty: Modern Warfare II: OPEN BETA mantém a essência dominante da franquia, mas foca em combates mais cadenciados e menos acelerados.

Mais um COD chegou e a bola da vez é o tão esperado Call of Duty: Modern Warfare II que tive o prazer de testar o primeiro beta aberto liberado nos dias 18 a 20 para os donos do PlayStation 4 e 5. Para quem fez a pré-venda na plataforma PlayStation o acesso antecipado foi nos dias 16 e 17 e para quem reservou o game nas plataformas Xbox e o acesso ocorreu nos dias 22 e 23. E, por fim, nos dias 24 a 26 foi liberado para jogadores de todas as plataformas.

Quem não lembra do MW2, lançado em 2009, e que foi considerado um dos melhores games de FPS até então? Sempre que rola uma discussão sobre COD costumo ver amigos citando o Call of Duty: Black Ops como o melhor e a maioria cravando o MW2 de 2009 como um dos melhores já feitos.

Dito isso, testei a beta de MW2 2022 em dois momentos. O primeiro jogando casualmente durante uma noite de domingo e o que me chamou atenção foi o modo em terceira pessoa, e em outro momento na madrugada do dia 19 para o dia 20, no qual pude ter mais noção técnica do que acontecia nas partidas em comparação com COD Vanguard.

Já posso dizer que a beta entregou mais do que eu esperava (sim, estou falando que COD MW2 parece estar mais cadenciado e menos frenético comparado aos dois games anteriores da franquia,  e o Vanguard), e espero que o produto final continue assim quando o lançamento oficial acontecer no dia 28 de outubro.

Call of Duty: Modern Warfare II OPEN BETA
Me desculpem, mas não da para fazer uma captura de tela com o inimigo aparecendo devido a rapidez do combate, mas da para ver ele abatido né ?

Ponto positivo para algumas mudanças significativas na parte mecânica da jogabilidade. Antes, a maioria dos jogadores que jogam casualmente tem o hábito de dar uma rajada e automaticamente já recarregar a arma mesmo tendo talvez metade do pente cheio, mas agora caso faça o carregamento da arma e tente cancelar  mudando para a pistola e voltando para a arma principal, não encontrará mais a munição completa. Resumindo, até o momento você não pode cancelar carregamento de arma ou seja, terá que assistir a animação toda e isso pode custar caro em alguns momentos se este for seu primeiro COD. Em contrapartida só essa mudança já torna o jogo mais cadenciado, e isso me atraiu muito porque agora você vai ter que procurar uma zona segura para não ficar exposto, aí sim recarregar e voltar para a ação.

Operadores
Operadores iniciais de OPEN BETA

Sei que não é novidade, mas o FOV pode ser alterado, o que deixa a visão mais ampla sem a necessidade de mexer na sensibilidade, não que existam impedimentos em mudar e colocar do jeito que melhor combina com seu estilo de jogo. Confesso que não experimentei todas as armas disponíveis na beta, mas joguei bastante com a M4 e ia aos poucos customizando-a no armeiro, e ela mesmo em seu estado padrão se comporta perfeitamente bem, mas uns ajustes para deixar ela mais precisa e com boa mobilidade são muito bem-vindos.

A shotgun presente na beta precisa urgente ser nerfada, pois eu cansei de morrer com um hit kill a média distancia com ela, o inimigo subia em um telhado e lá de cima ele matava a galera que estava dominando um dos pontos do mapa. Se não tivesse a câmera do replay, certamente eu iria achar que ele estava manuseando uma sniper, mas não foi isso que eu vi.

Vale mencionar que mesmo estando com o pack de mãos leves caso troque de Assault para Shotgun, a velocidade de troca de armas é bem mais lenta se comparado ao MW 2019 ou até mesmo o Vanguard, deixando o game mais fiel a realidade e somando mais um ponto para a mecânica de cadenciamento, que foi um dos pontos fortes que pude ver nessa beta.

M4 Call of Duty: Modern Warfare II OPEN BETA
E é ai que você vai colocar as armas que se encaixam no seu perfil de jogo.

Outro ponto super positivo que notei em COD MW2, e sempre sonhei que um dia isso seria possível, é a troca de tiro e o time to kill do game, pois em VANGUARD matava quem via o inimigo primeiro ou quem apertasse o gatilho primeiro, mesmo que o jogador fosse ruim as chances de eliminação eram de 90%. Já na beta de MW2 a sensação que deu é que na troca de tiro vence quem tiver a mira melhor, e isso é um fator muito interessante que pode mudar o rumo do jogo e fazer com que jogadores realmente aprendam a jogar e entender como sua arma mesclada a seus gadgets funcionam. E mesmo que a mentalidade de jogadores de COD em geral não mude, já que o game sempre foi pensado no arcade frenético, as coisas parecem um pouco diferentes, pelo menos nessa beta, e espero que continuem.

Mapas

Os mapas do modo dominação, presentes na betam possuem pontos onde sua equipe consegue proteger bem a investida do inimigo, mas já em outros totalmente em campo aberto a sua equipe fica totalmente exposta dando ao inimigo a vantagem de investida por todos os lados, o que faz com que certos pontos de dominação sejam bastante vulneráveis.

Farm 18

É o menor mapa da versão beta, com alta rotatividade é ótimo para jogadores com estilo de jogo mais agressivo e ideal para jogar com shotguns ou uma SMG devido a alta intensidade de confrontos de media e curta distância nas laterais e, principalmente, no meio do mapa.

Farm 18

Mercado Las Almas

Este mapa faz uma mescla de edifícios industriais e residenciais tendo o centro como a área com mais intensidade para confrontos de curta, média e longa distância. É possível usar uma sniper e ter uma visão quase que completa do corredor central, porém um pouco vulnerável para um ataque pelas costas. Mercado Las Almas oferece também corredores e becos bem estreitos no qual provavelmente ficarão agitadas à medida que o os jogadores começarem a inundar os principais pontos de conexão ao redor do mapa.

Call of Duty: Modern Warfare II OPEN BETA

Hotel Breenbergh

É um mapa com tamanho médio capaz de enganar muitos jogadores, pois ela faz com precisão uma fusão de áreas para confronto frente a frente em alguns cantos no centro do hotel, mas ao mesmo tempo é repleta de corredores longos e abertos principalmente na parte superior, e nesta parte quem for muito afoito certamente será punido de um dos dois lados caso. O mapa é repleto de locais para emboscada que vão de encontro a armadilhas mortais.

Hotel Breenbergh

Valdera Museum

Mapa de médio porte que abrange combates em média e longa distância, não tem uma arquitetura voltada para duelos frenéticos frente a frente mas será ótimo para emboscadas devido ao modo como ele gira de acordo com o avanço de ambas as equipes, mas pode ser um mapa um pouco cansativo para aqueles que gostam um pouco mais de ação.

Valdera Museum

Modos

Os modos convencionais como mata mata em equipe e dominação se encontram na beta e não é novidade para ninguém que os queridinhos estariam presentes.

O modo em terceira pessoa chamado de “Moshpit em 3ª Pessoa” é muito bom pelo simples fato de você conseguir observar mais o cenário e tomar decisões mais assertivas do que no modo em primeira pessoa. Você não precisa, por exemplo, ficar exposto em uma janela para ver um inimigo passar para atirar, em terceira pessoa, você pode simplesmente ficar ao lado da janela, observar a movimentação dos inimigos no cenário e ai sim ir até a janela e fazer uma eliminação sem grandes riscos.

Esse modo abrange a visualização do cenário, e faz com que o jogador seja ainda mais cauteloso e tático na hora de tomar suas decisões. Os disparos podem ser feitos simplesmente direcionando o seu personagem para o inimigo e atirando, ou mirando e tendo a visão padrão em primeira pessoa, e mais uma vez o jogo te leva para um pensamento mais tático, entre mirar quando um inimigo estiver próximo e perder talvez uns 1 segundo entre a troca de terceira para primeira pessoa, ou atirar apenas direcionando seu personagem contra o inimigo, mas isso são possibilidades que podem variar dentro do jogo, não é uma regra mas a minha experiência positiva neste modo era atirar apenas quando o inimigo estava em média ou longa distancia, perto, eu ia direto no gatilho para não perder tempo em combates frente a frente.

Mercado Las Almas
Esse corredor do mapa ‘Mercado Las Almas” vai ser o epicentro dos combates eletrizantes.

Localizar e destruir, Já existente em outros games da franquia consiste entre detonar e desarmar a bomba, as equipes alternas as funções e os aliados em caso de morte não conseguem voltar ao jogo, apenas assiste as ações dos companheiros de equipe que ainda estão vivos e a batalha é vencida em caso de eliminação total do time adversário, sua bomba seja detonada ou desarmada dependendo da sua função na partida.

O modo Nocaute é um pouco semelhante ao Localizar e Destruir, pois ao invés de ativar uma bomba e montar uma estratégia rápida para aguardar a investida do inimigo, em Nocaute temos um ponto de acesso no qual é uma bolsa de dinheiro bem semelhante ao modo saque visto em Warzone, e nesse modo consiste em atacar o inimigo que capturou a bolsa ou eliminar todos os inimigos sem a necessidade de atacar, pegar e proteger a bolsa até que o tempo acabe. Lembrando que diferente do modo localizar e destruir, em Nocaute é possível reviver o aliado para que volte ao jogo, mas essa tarefa pode ser bem perigosa a ponto de dar vitória ao adversário caso ele encontre você revivendo seu aliado, é morte na certa.

Call of Duty: Modern Warfare II OPEN BETA
Esse morreu cremado.

Ponto interessante do modo Nocaute é quando morremos e estamos sob a visão do nosso aliado, a câmera é uma novidade na franquia onde parece que estamos assistindo o game através de uma visão de câmera GoPro no capacete do personagem e não em primeira pessoa como de costume. A câmera fica mais aberta, o que eu acho que é para facilitar a visualização e comunicação dos players caso nosso amigo não veja um inimigo e a equipe pode fazer o alerta devido a amplitude da câmera que pega boa parte do cenário que talvez esteja fora do campo de visão do aliado.

Diferente do Warzone onde reviver um aliado você pode girar a câmera em 360º para visualizar algum inimigo por perto, em Nocaute a animação de reanimação é travada e a call do seu aliado é fundamental caso ele veja uma ameaça por perto, é ele quem vai te dizer se você deve ou não abortar uma reanimação ou dizer se a área está totalmente segura.

Call of Duty: Modern Warfare II OPEN BETA
E ai, a barra tá limpa ?

Conclusão

Fãs da franquia provavelmente vão fazer a compra do jogo, e aqueles que vieram do Vanguard sentirão que MW2 terá uma melhoria significativa no multiplayer e certamente vão adquirir o novo título da , mas, na minha opinião, mesmo gostando de batalhas mais cadenciadas e com um tempo para agir e pensar maior do que os dois jogos anteriores da franquia, eu acho que ainda é ainda é cedo fazer uma pré-compra. Mesmo o beta aberto sendo bem divertido e o modo terceira pessoa ter me atraído muito pelo fato de ser um modo um pouco mais estratégico e menos enérgico do que os outros, e por tudo o que pude testar, ainda não foi o suficiente para convencer 100%. Então, a conclusão que tenho é que vou esperar o lançamento do game e analisar se tudo o que joguei nos testes ainda estarão presentes na versão final.

Mas vale ressaltar que comparando aos dois últimos COD lançados, o multiplayer da beta de  MW2 se saiu melhor do que o multiplayer de COD e Vanguard em seus devidos lançamentos, e mesmo eu falando para vocês que ainda é cedo para encomendar o jogo antes do lançamento, no fundo acredito que dessa vez vou passar mais horas jogando o Modern Warfare 2 do que qualquer outro Call of Duty já lançado.

Pode parecer estranho manter a cautela quanto a compra imediata do produto, mas isso é apenas uma medida de proteção e quem está atualizado nos últimos lançamento de games FPS vão entender bem o que estou falando (Battlefield 2042), de resto espero que MW2 seja tão bom quanto o MW de 2019 que foi um sucesso e o ponta pé inicial do modo Warzone que virou febre na época da pandemia. Dessa forma, desejo boa diversão aos veteranos e aos novos recrutas que vão jogar o game pela primeira vez.

Lembrando que será lançado no dia 28 de outubro de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, e PC.