Análise Helldivers 2 (PlayStation 5)

Lute pela justiça, liberdade e democracia em Helldivers 2!

Imagem de capa de Helldivers 2 mostra 4 personagens em cima de um morro, com o nome do jogo em letras brancas sobre eles. Ao fundo, uma fumaça amarela.

é, antes de tudo, uma surpresa. O jogo ficou vários anos em desenvolvimento sem qualquer divulgação pela produtora e foi anunciado em meados 2023 com um trailer na PlayStation Showcase. Além do desenvolvimento sem muito alarde, mesmo próximo do lançamento ainda não havia qualquer análise do jogo em grandes portais especializados em videogames e enquanto o lançamento se aproximava, 2 já era o jogo publicado pela PlayStation com maior lançamento no PC na Steam.

Pela !

A imagem mostra um Helldiver em frente ao campo de treinamento.
O treinamento de um Helldiver é árduo!

Helldivers 2 não reinventa a roda. A produtora Arrowhead parece ter pensado que “em time que está ganhando, não se mexe” e entregou uma evolução natural do primeiro jogo, mantendo os elementos centrais que fizeram de Helldivers um produto especial. A inspiração em “” continua mais evidente do que antes e grande parte das mecânicas ainda é a mesma.

Para aqueles que não jogaram o primeiro game, os Helldivers são soldados de elite da Superterra, uma versão ficcional de um governo único que reúne todos os seres humanos sob um regime ditatorial e precisa ir atrás de recursos para manter o estilo de vida de sua população. Por isso, a Superterra está frequentemente em guerra com outras espécies no universo e, nesse contexto, precisam completar objetivos para vencer o conflito intergaláctico.

Cem anos após a vitória na primeira guerra galática, por algum motivo desconhecido, os alienígenas chamados terminídios escaparam das fazendas onde eram criados para produção de petróleo e voltaram a ameaçar os valores que sustentam a Superterra.

A imagem mostra o mapa da guerra galática em Helldivers 2

Com essa premissa, os Helldivers são lançados em planetas inóspitos para acabar com a ameaça representada pelos Terminídios e Autômatos, as duas facções inimigas presentes no lançamento.

Pela democracia!

Helldivers 2 é um jogo de tiro em terceira pessoa, com foco na cooperação. Jogando com em grupos de até 4 jogadores, temos que cumprir os objetivos definidos pelo comando da Superterra para avançar no fronte de guerra. O gameplay central é ! Quer seja lutando contra os insetos ou robôs (as duas facções presentes no lançamento do jogo), não demora muito para que os jogadores estejam completamente cercados e disparando todo o arsenal de guerra disponível para eliminar os inimigos que, a cada nível de dificuldade, ficam mais e mais perigosos.

É possível jogar sozinho, porém não apenas a dificuldade do jogo é acentuada, como é muito mais divertido jogar em modo cooperativo, mesmo com jogadores aleatórios. Uma pena que até existe uma roda de comunicação dentro do jogo, mas traz poucos itens, mas ainda é suficiente para uma comunicação efetiva, acaso você não possa (ou não queira usar o chat). Mas vamos falar de jogo cooperativo mais adiante…

Na imagem, quatro Helldivers avançam até o objetivo.
É possível jogar Helldivers 2 com até 3 amigos ou desconhecidos!

Antes de iniciar o combate, o jogador pode escolher quais armas levar e personalizar as estratégias disponíveis para eliminar os inimigos, sendo que ambas (armas e estratégias) podem ser desbloqueadas por meio do uso de pontos obtidos no jogo.

As estratégias, são recursos especiais, como pedido de bombardeios táticos, lançamento de mais munição, minas terrestres e armamentos, estando à disposição dos Helldivers em cada missão.

Esse, aliás, continua sendo um dos pontos altos do jogo. A dinâmica de gameplay frenético alcança outro patamar quando precisamos realizar comandos nos botões direcionais para solicitar equipamentos, munição ou mesmo ataques diretamente da órbita dos planetas para eliminar inimigos na superfície. Tudo isso é acompanhado de uma jogabilidade coesa, com boa resposta dos controles e satisfação garantida ao eliminar os insetos alienígenas da face de qualquer que seja o planeta.

A imagem mostra um helldiver chamando estratégias para o campo de batalha.
Utilizar as estratégias disponíveis é essencial para o sucesso da missão!

A cada missão, podemos desbloquear novos níveis de dificuldade, o que torna imprescindível não jogar com outras pessoas, pois em dificuldades maiores uma boa parte do jogo consiste em “correr para não morrer”. Mas é exatamente esse sentimento de ação desesperada o que torna Helldivers 2 tão bom!

Cada missão possui objetivos específicos que devem ser completados dentro do tempo e ao final de cada partida devemos chamar o vôo de extração e correr para o local de embarque. Mesmo a fuga se torna o último objetivo a ser alcançado, e não raras vezes é o mais difícil. Existem também objetivos secundários e locais de interesse podem ser localizados nos mapas, o que geralmente nos faz perder a noção do tempo e faz com que o final da partida seja sempre emocionante!

É difícil descrever com precisão o que torna o ciclo de jogo de Helldivers 2 tão divertido, afinal são vários os fatores que contribuem para o clima épico e cinematográfico do jogo. No entanto, é certo que a direção de arte, os gráficos e a trilha sonora são essenciais. Os planetas que visitamos são belíssimos, com paisagens variadas como florestas, tundras e neve, cada um com sua própria vegetação característica e marcas geográficas como morros, abismos e terrenos acidentados.

Existe ainda ciclos de dia e noite e podemos ver a mudança de horário em algumas missões, conforme o tempo avança, mas podemos começar em missões já no período noturno, que são especialmente belas quando enfrentamos os Autômatos, com suas luzes vermelhas que contrastam com a escuridão do cenário, trazendo elementos de terror e fazendo referência à obra-prima de James Cameron. Tudo isso acompanhado de uma trilha sonora que cresce nos momentos mais intensos, transmitindo a escala de grandeza das ações dos Helldivers.

A imagem mostra vários raios traçantes na tela em um cenário noturno. Os helldivers enfrentam autômatos.
A batalha contra os Autômatos é implacável!

O design dos inimigos é excelente, com boa variação e indicações visuais de armaduras e pontos fracos a serem atingidos. Também o design dos Helldivers não fica para trás, com armaduras funcionais e esquemas de cores bem bonitos, que também nos lembra Stormtroopers e até mesmo heróis de .

O design de som é igualmente excelente, transmitindo de maneira competente a sensação de explodir um alvo com uma bomba atômica portátil, ou disparar uma metralhadora de 0.50mm incessantemente.

Enfim, tecnicamente, Helldivers 2 é um jogo quase perfeito. Quase…

Vitória vergonhosa

Apesar das qualidades do jogo, Helldivers 2 teve um lançamento conturbado. O sucesso inesperado do jogo pegou o estúdio Arrowhead desprevenido e logo o servidor começou a negar os mais de 10 mil acessos simultâneos ao jogo, no e . Além de problemas no Matchmaking, impedindo os jogadores de encontrar uns aos outros, também ocorreram problemas de login no jogo e quando todos pensavam que não poderia piorar, as partidas daqueles que conseguiam ingressar no jogo não computavam nenhuma unidade de XP.

A imagem mostra uma tela com 4 helldivers prontos para iniciar a partida.
Encontrar partidas foi difícil durante os primeiros dias de lançamento de Helldivers 2.

Todavia, a situação que iniciou como 3 dias de completo desespero da equipe de desenvolvimento, aos poucos foi normalizando e no momento em que escrevo esse texto, o ingresso no jogo, o encontro de outros jogadores e o progresso das partidas já havia normalizado quase por completo. Ainda assim, existem alguns bugs e problemas de travamento do jogo, mas que acontecem de maneira esporádica, sem prejudicar a experiência por completo.

Futuro glorioso

Helldivers 2 tem tudo para ser um jogo de longa duração, com uma campanha que irá se desenvolver por vários anos. A Arrowhead afirmou que a campanha galática terá uma duração mais prolongada, com avanços moderados pela comunidade (afinal vencer uma partida acrescenta 0,0000001% de sucesso na campanha). Apesar de começar com apenas duas facções inimigas, sabemos que pelo menos um nova facção deve ser apresentada em algum momento (os Iluminados estavam presentes no primeiro jogo) e novos planetas, armamentos, itens cosméticos e veículos prometem dar as caras.

A imagem mostra a tela do Bonus de Guerra do jogo, onde podem ser adquiridos novos itens e armaduras.
O Bonus de Guerra mostra o progresso do jogador e permite adquirir novos itens e armaduras.

Como um jogo-serviço, também estão presentes micro-transações para compra de itens cosméticos e novos armamentos. A boa notícia é que a moeda premium do jogo pode ser encontrada durante as partidas e os itens não estarão ligados a uma temporada, podendo ser adquiridos a qualquer momento pelos jogadores.

Esses detalhes, indicam que o serviço de Helldivers 2 tem muito caminho pela frente e, apesar dos percalços, podemos ser otimistas e esperar o melhor para o game.

Conclusão

Apesar do lançamento conturbado, Helldivers 2 possui ingredientes suficientes para manter os jogadores investidos na proposta de levar a democracia aos confins da galáxia. Apresentando um gameplay coeso e com boas ideias que o diferencia dos demais jogos, Helldivers 2 já entrega bem mais do que prometeu, abrindo o ano de 2024 em alto nível. Como o próprio jogo afirma, fica aqui o convite a todos: Faça sua parte e aliste-se já! Torne-se um Helldiver. Torne-se uma Lenda!

Helldivers 2 foi desenvolvido pelo estúdio Arrowhead Studios e publicado pela para PlayStation 5 e PC (Steam) em 08/02/2024.

A análise de Helldivers 2 foi escrita com base em uma cópia de review gentilmente cedida pelos nossos parceiros da Nuuvem. Jogo disponível para PC e PlayStation 5. Garanta já o seu no site da Nuuvem clicando aqui!

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.