Análise Horizon Chase Turbo: Senna Sempre (PlayStation 4 e PlayStation 5)

A expansão Horizon Chase Turbo: Senna Sempre reconta a carreira vitoriosa de Ayrton Senna, o piloto que formou uma geração inteira de fãs de automobilismo.

horizon chase turbo senna sempre

Quanto vale uma lembrança querida? Impossível iniciar essa análise senão retomando a pergunta que inicia o texto sobre Horizon Chase Turbo. A Aquiris Game Studio que já havia se provado ao entregar o sucessor espiritual de Top Gear, acaba de desferir o golpe final nos corações de todos nós que crescemos assistindo corridas de F1 nas manhãs de domingo. A expansão Turbo: Senna Sempre inclui uma nova campanha no jogo que percorre campeonatos distintos da carreira do Ayrton Senna por diferentes equipes.

horizon chase turbo senna sempre - campanha
A campanha de Turbo: Senna Sempre

Uma nova perspectiva

A campanha Senna Sempre funciona quase do mesmo modo que o modo original do , com a diferença que não escolhemos nosso carro – acompanhamos cada mudança de time feita pelo piloto brasileiro – e agora estamos em um campeonato com os carros icônicos estilo monoposto e as escuderias sendo representadas com nomes fictícios. A escolha que fazemos antes da prova se limita à estratégia utilizada na pista e dá ao jogador a escolha entre 3 pontos fortes: velocidade, dirigibilidade e consumo de combustível. Todas, obviamente, possuem pontos fracos complementares e cabe ao piloto decidir conforme seu estilo de jogo.

Cada pista trará desafios específicos para serem batidos pelos jogadores como abastecer apenas na segunda volta ou vencer a corrida sem usar o nitro nenhuma vez. Nada muito complicado mas que deve manter os caçadores de troféus ocupados por algum tempo e por se tratarem de desafios bastante acessíveis, você nem precisa ser parente do Papai Platina para dar conta do recado.

A segunda maior novidade está na câmera dentro do cockpit que agora pode ser acionada com o botão triângulo e coloca a gente na pele do Senna. Essa perspectiva é praticamente o modo “hard” da campanha de Turbo: Senna Sempre e correr sentado no banco do carro significa desafio dobrado por conta das curvas repentinas e da altíssima velocidade dos carros Fórmula.

horizon chase turbo senna sempre mclaren
O icônico carro vermelho e branco.

Uma dica que eu deixo pra você é que, seja qual for a perspectiva que você escolher, vá até as opções antes de tudo, diminua a música e aumente os efeitos sonoros do jogo. Por mais incrível que seja a trilha criada pelo , durante essa campanha o melhor é deixar os motores cantarem.

O Campeão dos Campeões

As corridas da campanha em Turbo: Senna Sempre são inspiradas nos circuitos reais e apesar de não seguirem o exato traçado do GP de Interlagos ou de Mônaco, as pistas possuem a assinatura dessas provas. A prova do tem a curva “S do Senna” e todos os demais circuitos são bastante similares às suas contrapartes do mundo real, com destaque para o longo túnel da prova de “Mônaco” que está obviamente bem mais acessível aqui do que em qualquer jogo de corrida realista.

Vamos lá, francamente, não teria como essa expansão ser ruim. já é um produto incrível por si só e ao incluir um campeonato que reconta a carreira do piloto brasileiro mais famoso das últimas décadas, a Aquiris entrega um presentão para todos os fãs de automobilismo e de jogos de corrida ao mesmo tempo.

Não perca tempo. Jogue Turbo: Senna Sempre e venha mergulhar nesse oceano de nostalgia bem feita.

horizon chase turbo senna sempre formula 1
Os novos carros da temporada 1988.

 


A análise de Turbo: Senna Sempre foi escrita graças a uma cópia digital gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.

Diego Matias
Além dos reviews, escrevo no Riffs & Solos e faço vídeos com meu irmão no canal SuperContra. Passa lá!