Análise: Just Dance 2020 (PlayStation 4)

Just Dance 2020 chega trazendo os maiores sucessos da música pop em um jogo divertido e cheio de carisma!

“A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia”.

Ah… a dança! Tão antiga quanto a humanidade, a capacidade de traduzir um ritmo com o movimento do corpo, criando arte, evoluiu para os mais diversos estilos, abrangendo tantas culturas quando o número de povos existentes no planeta. Não é de se espantar que alguém tenha tido a grande ideia de transformar isso em um jogo de videogame.

É com base nessa manifestação artística que a Ubisoft apresenta a mais recente edição da hoje consagrada franquia , que em 2020 vem com uma edição comemorativa de aniversário dos 10 anos da franquia.

Juntando uma mecânica simples de sincronismo de movimentos do corpo com as silhuetas mostradas na tela, com um visual moderno (por vezes moderno demais) e as músicas mais populares do momento, o resultado não poderia ser diferente de um completo sucesso.

Just Dance Coach
Jack Boy, o dançarino selvagem.

Just Dance já começa escancarando as portas da acessibilidade. Nada de tapetes ou mirabolantes, qualquer um que tenha o jogo e um smartphone pode jogar, bastando fazer do download do aplicativo exclusivo do jogo em seu aparelho. A partir daí, pode deixar de lado o Dualshock que todos os imputs serão realizados pela tela do celular.

Just Dance equipamento
Não tem uma ? Fear Not!

Iniciado o jogo, podemos navegar pelas 40 músicas disponíveis através das várias playlists existentes que fazem uma divisão temática como Country, ou Disco, por exemplo. Existe inclusive uma playlist só para aquecimento. Mesmo assim, é possível  escolher  qualquer uma das 40 músicas disponíveis para dançar.

Escolhida a música/playlist, é hora de colocar o corpo em movimento. A mecânica é bastante simples e similar aos saudosos jogos Guitar Hero/Rock Band em que temos que sincronizar os nossos movimentos (capturados pelos sensores do smartphone) com o que está sendo exibido na tela.

A dança é guiada pelo “treinador” à sua frente. A ideia é copiar os movimentos dos treinadores e realizar o movimento correto no tempo correto, segundo os indicadores no canto inferior da tela (veja abaixo), Em certas músicas existem mais de um treinador, indicando coreografias diferentes para cada jogador.

Mas nem tudo é festa: Just Dance traz um desafios fáceis, moderados e difíceis de serem completados. Assim como nos primos distantes de jogos musicais, a performance é mensurada através do sincronismo entre os movimentos do avatar que avisa qual o próximo passo da coreografia, e os do jogador. Dito isso, às vezes somos surpreendidos por movimentos bruscos e imprevisíveis em direções completamente opostas à inércia do corpo, aumentando a dificuldade para conseguirmos a pontuação máxima de 03 estrelas no final da apresentação.

“Um videogame é um jogo eletrônico que envolve a interação com uma interface do usuário para gerar feedback visual em um dispositivo de exibição de bidimensional ou tridimensional, como tela sensível ao toque, fone de ouvido de realidade virtual ou monitor / aparelho de TV. Desde a década de 1980, os videogames se tornaram uma parte cada vez mais importante da indústria do entretenimento, e se eles também são uma forma de arte é uma questão de disputa”.

As coreografias mais difíceis trazem movimentos bruscos, imprevisíveis e em alta velocidade, necessitando de muita desenvoltura e um certo preparo físico para serem acompanhados, sobretudo se você tiver a pretensão de copiar os exatos movimentos dos treinadores. Ainda assim, Just Dance 2020 não exite que a coreografia seja copiada perfeitamente, bastando que tempo dos movimentos sejam sincronizados com os indicadores na tela.

A grande sacada do jogo é que todos podem se divertir. Mesmo que eu não sabendo nada da música pop atual ou tendo a malemolência de um Carlinhos de Jesus, Just Dance 2020 consegue ser acessível o suficiente para que eu possa me divertir com a minha esposa ou amigos, já que existem músicas com coreografias mais fáceis e até mesmo um modo infantil para aquele que, assim como as crianças, ainda estão aprendendo a se equilibrar em cima dos próprios pés (o que certamente é o meu caso).

Modo All Stars é uma celebração do aniversário de 10 anos da franquia Just Dance e conta com clássicos lançados em edições anteriores.

Além do núcleo de gameplay voltado para a dança, Just Dance 2020 traz mecânicas simples para manter-nos engajados no jogo, como o acúmulo de pontos de MOJO, que podem ser utilizados em uma espécie de máquina de caça-níqueis para o desbloqueio de novos temas visuais, avatares, decorações e apelidos para o perfil do jogador. Também são desbloqueadas versões novas das músicas ao completarmos objetivos, como atingir uma pontuações altas em dificuldades maiores, por exemplo.

Just Dance Avatar Reward
Ta-daaaaa!

“Diversão é definida pelo Oxford English Dictionary como “Prazer, alegria ou diversão leve; jovialidade barulhenta ou folia; entretenimento”. Embora particularmente associada à recreação e diversão, a diversão pode ser encontrada durante o trabalho, funções sociais e na vida cotidiana. Existem implicações psicológicas e fisiológicas na experiência de diversão”.

Além disso, na aquisição do jogo já a Ubisoft disponibilizar 30 dias grátis do modo Unlimited, um serviço de assinatura que disponibiliza jogos de edições anteriores, expandindo consideravelmente o repertório apresentado em Just Dance 2020.

Enfim, jogar Just Dance 2020 foi uma experiência divertida, para dizer o mínimo. Simples mas nem sempre fácil, Just Dance é o tipo de jogo em que garante o entretenimento de todos mesmo que você não tenha qualquer habilidade na dança, como eu.

Podendo ser jogado com até 4 jogadores com a PS Camera ou PS Move ou 6 jogadores com smartphones, Just Dance é uma excelente alternativa para jogos em família e também entretém aquela reunião com os amigos.

Na prática, não existe maneiras de não se divertir com Just Dance 2020, pois até mesmo a completa ausência de coordenação motora pode proporcionar gostosas risadas!

Just Dance 2020 está disponível para PlayStation 4, , , Wii e Google !

Confira a Playlist Oficial de Just Dance 2020 no Spotify!

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.