Análise Just Dance 2021 (PlayStation 4)

Just Dance 2021 convida todos a se preparar para a futura aglomeração (devidamente imunizada, claro) com muita dança!

Just Dance 2021 Wallpaper

Ah, o fim do ano. Depois de muito choro e ranger de dentes, finalmente chega ao fim o segundo milésimo vigésimo ciclo de 365 dias da nossa era, nada melhor do que extravasar comendo tudo que aparecer pela frente nos 15 dias mais selvagens da gastronomia nacional. Mas se a cada mordida em uma rabanada você sofre com o pensamento “onde é que eu vou parar?”, não tema! O entretenimento eletrônico oferece mais uma chance de colocar o corpo para suar enquanto se diverte com Just Dance 2021.

Just Dance 2021 Treinadora1
Divulgação/Ubisoft

Por algum motivo desconhecido, não consegui capturar nenhuma tela do jogo. Assim, as imagens utilizadas são do material de divulgação da Ubisoft. Para uma noção visual da interface você pode conferir a nossa análise do jogo anterior, Just Dance 2020.

Eu me remexo muito!

Se você não conhece, Just Dance é a franquia de jogos de dança da Ubisoft que anualmente traz os maiores sucessos da pop mundial. A mecânica é simples: você deve acompanhar os movimentos dos treinadores de forma sincronizada e no ritmo da música para fazer a maior pontuação possível, o que na maioria das vezes exige uma coordenação motora diferenciada.

Assim como no ano passado, Just Dance 2021 traz 40 novas músicas com artistas renomados do cenário Pop como Ariana Grande, Dua Lipa, Lady Gaga, e para animar as sessões que podem ser jogadas solo ou de forma competitiva ou cooperativa.

Tal qual a edição anterior, não é necessário ter uma câmera para jogar, pois a Ubisoft oferece um aplicativo de celular para iOS e Android, próprio para captura de movimentos e avaliação da performance dos jogadores de forma simples, tornando a experiência acessível a todos, afinal, smartphones estão por toda parte. Assim, Just Dance 2021 possui modo local com até 06 jogadores com uso de celulares ou 04 com a Camera ou PlayStation Move.

Treinadora Carrossel
Divulgação/Ubisoft

Além do modo de jogo mais completo, com acesso a todas as músicas desta edição, Just Dance 2021 incluiu o acesso rápido a uma música escolhida de forma aleatória logo na tela inicial, algo bem interessante para aqueles que não querer precisar vasculhar a biblioteca musical até encontrar algo para dançar. Mas ainda assim, existem playlists prontas modos de modo de jogo diferenciados para incentivar os jogadores, como eventos de comunidade, modo infantil e o modo online aqui chamado de World Dance Floor (Pista de Dança Mundial – essencial para o atual momento em que não podemos reunir os amigos), onde podemos disputar com jogadores de qualquer lugar do mundo e obter acesso gratuito às músicas acessíveis com a assinatura do Just Dance Unlimited. Inclusive o evento atual “Era Uma Vez na Dança” termina no dia 31/12, e inclui nada menos do que “Dancing Queen” do ABBA.

Como incentivo à repetição também podemos desbloquear itens cosméticos, como apelidos, avatares e fundos decorativos para personalizar o nosso “Cartão de Dançarino” (a identidade online utilizada no jogo) por meio de pontos de “Mojo”, recebidos de acordo com a performance em cada coreografia.

Treinadores Fantasiados
Divulgação/Ubisoft

Uma das coisas bacanas da experiência Just Dance 2021 com o uso da câmera, é poder rever um clipe curto da nossa performance ao final de cada música. É a hora perfeita para rir de si mesmo e tomar um fôlego entre uma dança e outra. Os clipes podem ser compartilhados na hora ou guardados em uma galeria que, por sua vez, também pode ser exibida juntamente com a performance dos jogadores ao redor do globo. No entanto, o uso da câmera exige um ambiente bem iluminado e às vezes as silhuetas dos jogadores acabam misturando-se e atrapalhando o sistema de rastreamento de movimento, o que impacta na pontuação final (um problema se você for muito ). Também faz falta uma opção de calibragem da câmera dentro do jogo (posicionamento, altura e brilho), restando apenas a solução de problemas por meio do ajuste do acessório no menu do PlayStation 4.

Treinador 3 - Panda
Divulgação/Ubisoft

Luz, câmera, ação!

Para ter a melhor experiência possível com Just Dance 2021 é interessante considerar a assinatura do plano Just Dance Unlimited. Afinal, com a assinatura é possível ter acesso a mais de 600 músicas, mais de 10 vezes o número de músicas acessíveis com o jogo base. Além disso, o conteúdo é acessado por streaming diretamente dos servidores da Ubisoft, exigindo uma conexão estável para que não ocorram travamentos durante as músicas, o que pode cortar toda a empolgação pela raiz. Aqueles que adquirirem o jogo podem acessar o catálogo Unlimited gratuitamente por 30 dias, mais do que suficiente para tomar a decisão de adquirir uma assinatura, que pode variar de 24 horas, 3 meses ou 01 ano. Você pode comprar a licença de 24 horas por um preço camarada e chamar todos os amigos e vizinhos para dançar quando forem comemorar após a vacinação, por exemplo. Fica a dica.

Just Dance 2021 atualiza a fórmula das edições passadas com músicas que tomaram as rádios pop em 2020. A interface do jogo é basicamente a mesma (tive a impressão de ser um pouco mais simples de encontrar o conteúdo nesta edição) e assim como franquias anuais de esporte, por exemplo, a decisão de adquirir a versão atualizada do jogo que conta com as mesmas mecânicas de 2019 é muito pessoal.

Meu corpo estará pronto!

Se por um lado, não é recomendável reunir muitas pessoas para se divertir nos dias atuais, Just Dance 2021 oferece diversão mesmo àqueles que moram sozinhos, além de conectar as pessoas em partidas online de uma maneira muito saudável nesse ano marcado pelo isolamento. E no fim das contas, Just Dance 2021 é nada mais que uma ótima desculpa para dançar no meio da sala.

Just Dance 2021, foi desenvolvido pela Ubisoft Paris e publicado pela Ubisoft Entertainment para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X e Google Stadia.

A análise foi realizada com base em uma cópia digital do jogo gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.


Nós do Conversa de Sofá acreditamos que o videogames são uma mídia poderosa e revolucionária e que somos muito privilegiados em poder ter acesso a essas obras desenvolvidas por pessoas talentosas do mundo todo. Por isso, nesta época em que somos ameaçados pelo fique em casa e aproveite a oportunidade para jogar muito. Ficando em casa você não só pode apreciar os melhores jogos como também pode contribuir para que possamos voltar à nossa rotina o mais rápido possível, além de salvar vidas.

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.