Análise Just Dance 2022 (PlayStation 5)

Just Dance 2022 é a prova de que não se mexe em time que está ganhando. Ainda assim, a Ubisoft acrescentou boas novidades ao jogo!

Just Dance 2022 Título

O fim do ano é uma época mágica: todos animados com a transição para o próximo ciclo de 365 dias, que poderão (ou não) ser melhores do que aquele que passou. Concomitantemente com a expectativa de novidades, repetimos tradições como jantares com familiares, uso ritualístico de cores nas roupas íntimas e, aqui no Conversa de Sofá, temos a nossa anual análise de Just Dance!

Divulgação/Ubisoft

Para aqueles que não conhecem, Just Dance é um jogo de dança onde os jogadores acompanham as coreografias realizadas por treinadores na tela da TV. Pode ser jogado com acessório de câmera ou com o aplicativo Just Dance Controller (Android e iOS), que monitora a movimentação do jogador para atribuir a pontuação de cada música. É muito divertido.  A cada ano, a série Just Dance se vê com desafio: como mudar colocar melhorias em um jogo que encontrou o que aparenta ser sua fórmula final?

Em relação ao que não mudou, traz de volta elementos dos jogos anteriores (até mesmo a música do menu é a mesma) como as playlists para organizar as músicas, modo de jogo rápido pra quem não consegue decidir, modo online para competir com jogadores do mundo todo (inclusive com eventos globais no World Dance Floor) e os itens cosméticos que servem como incentivo para continuarmos jogando e jogando.

Just Dance 2022 Treinadora GAGA
Divulgação/Ubisoft

Assim como no ano passado, temos uma nova lista de músicas inéditas, assim como músicas favoritas dos anos anteriores. No entanto, o aceso às músicas das edições de anos passados exige a assinatura do plano Just Dance Unlimited, que expande em muito o número de canções disponíveis.

Destaque para a possibilidade de testar o serviço pago pelo período de 30 dias, sem renovação automática, o que deixa a experiência inicial com muito satisfatória. Existem playlists temáticas como músicas latinas, K-POP e infantis, abrangendo uma gama interessante de jogadores, de todas as idades e estilos de vida.

Just Dance 2022 treinadora invisível
Divulgação/Ubisoft

Inclusive, é interessante notar como as músicas de nos dá uma espécie de panorama da indústria musical e em qual medida outros países e regiões do mundo vem ganhando relevância no mercado americano. Basicamente quase tudo é música com alguma influência latina ou K-POP. Não posso deixar de fazer uma menção honrosa às brasileiras Anitta e Pablo Vittar que marcam presença com a música “Sua Cara”, na qual eu inclusive tirei 5 estrelas (^^).

Se por um lado as características marcantes da série estão presentes, o que existe de novo? Logo de cara vemos na tela inicial que tem algo diferente na treinadora de “Don’t Go Yet” interpretada pela cantora Camila Cabello: a utilização de vídeos em live action, com treinadores reais na tela. Parece algo trivial, mas dá uma ótima rejuvenescida na ambientação de Just Dance 2022. Também existem treinadoras reais nas músicas “Mood” e “Chandelier”, por exemplo, e uma belíssima animação em stop-motion na música “Mr.Blue Sky”, tornando a experiência como um todo bem mais interessante.

Num geral, a produção do jogo continua em altíssima qualidade em todos os aspectos, como som e imagem, coreografias legais e excelentes animações nos cenários, durante as músicas. As únicas ressalvas que eu faria são sobre não haver retrocompatibilidade da versão de PS5 com o e a impossibilidade de se fazer capturas de tela durante o uso do Just Dance Controller no celular. Um comando direto da tela do aparelho já ajudaria, uma vez que o controle do fica indisponível para uso enquanto o app está instalado.

No mais, consegue encontrar espaço para deixar incrementar a experiência com clipes em live action, além de manter-se fiel à formula consagrada, para que ninguém tenha medo de se arriscar a dançar.

foi desenvolvido pela Ubisoft Paris e publicado pela Ubisoft Entertainment, estando disponível para PC, e 5, One, Xbox Series X/S, Google Stadia e Nintendo Switch.

A análise foi feita com base em uma versão digital de fornecida pela assessoria de imprensa do jogo. 

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.