Análise Metal Wolf Chaos XD (PlayStation 4)

Relançamento de Metal Wolf Chaos XD da From Software pela Devolver Digital focado em destruição, humor e diálogos exagerados.

Antes de se tornar a empresa reconhecida por jogos como Demon’s Souls, Dark Souls, Bloodborne e Sekiro, a From Software era famosa por jogos de combate usando trajes robóticos conhecidos como mecha, da série Armored Core.

De olho nesse sucesso e tentando expandir as vendas de consoles no mercado japonês, a Microsoft fez uma parceria com o estúdio para produzir um game nesse estilo exclusivo para o Xbox original.

E em 2004 os donos de Xbox japoneses conheceram os frutos dessa parceria: Metal Wolf Chaos. Contudo devido à baixa popularidade na época da marca Xbox em solo nipônico, as vendas de MWC não foram expressivas, o que levou a uma baixa tiragem de cópias comercializada.

Isso contribuiu para que o jogo fosse difícil de ser encontrado e com a crescente popularização da From Software ao longo das duas próximas décadas o jogo assumiu um status de cult.

That’s a lot of damage

Em 2018 para fechar sua conferência na E3 a Devolver anunciou que estava trabalhando junto com a From Software e a General Arcade em uma revitalização desse clássico que ninguém conhecia, com visuais melhorados, formato widescreen e suporte a 4K, mas conservando a mesma dublagem exagerada do jogo de 2004.

E em 06 de agosto de 2019 finalmente foi lançado para todas as plataformas e agora para todo o mundo: Metal Wolf Chaos XD.

Let´s Partyyyyyyyyyy!!! Welcome to the White House!

Você controla Michael Wilson, o 47º presidente dos Estados Unidos, e se a vida do homem mais poderoso do planeta já não é fácil, o seu vice Richard Hawk organiza com apoio militar um golpe de estado contra Wilson e o pinta como grande vilão da liberdade.

Porém Hawk não contava que Wilson havia demandado secretamente a construção de um mecha para enfrentar os inimigos do sonho americano ele mesmo se fosse necessário.

E é com a bordo desse traje que o jogador irá retomar o país, mesmo que para isso tenha que destruir quase todo ele.

Evidentemente o vice-presidente também tem um mecha a sua disposição, afinal super vilões investem em vilanias, além de um arsenal de robôs que vai desde aranhas gigantes até helicópteros e tanques que funcionam como os chefes do jogo.

Vê se não tem cara de vilão

Além do vice e dos militares o Presidente Wilson também sofre ataques da imprensa, nesse caso a rede de televisão DNN que pinta Metal Wolf, codinome do mecha do ex mandatário, como o vilão da história. Todas as reportagens são distorcidas e tudo de bom que Wilson faz é mostrado como um ataque direto aos Estados Unidos.

Ao seu lado Metal Wolf conta apenas com a sua fiel secretaria Jody, suas piadinhas infames e uma Resistência, que é apenas figurativa, e apesar desses personagens estarem presentes narrativamente, o tempo todo será apenas o jogador lutando para retomar o país da mão do tirano Richard.

Um fonte de notícias muuuuuito confiável

Por falar em piadinhas infames, os diálogos e dublagem são um esculacho a parte. As atuações são tão exageradas e o texto é propositalmente tão ridículo que na maioria das cenas não dá para jogar sem dar boas risadas de como tudo é tão galhofa.
E é interessante como um jogo de 15 anos atrás solta piadinhas que conseguem ser atuais e fazer paralelos críticos assustadores de como um presidente pode se sentir e se comportar como o único capaz de salvar uma nação.

Suck on my missile punch!

O jogador tem acesso a dois slots de armas e pode equipar uma arma em cada braço e podem ser disparadas ao mesmo tempo. Cada um desses slots pode armazenar 4 armas e essas podem ser alternadas durante o gameplay.

MWC não tem tutorial então aqui vão algumas explicações básicas que podem auxiliar, visto que o jogo não tem opções de legendas em português.

A mira ou área de dano da arma esquerda é representado por um quadrado ou retângulo amarelo e a mira verde é o indicador visual da arma direita.

HUD

Dependendo das armas escolhidas as miras ficarão com tamanhos e configurações diferentes, e são afetadas pela distância do alvo, então se na tela só estiver aparecendo uma cor de mira, significa que a outra está fora do raio de ação.

Do lado esquerdo da tela existe um mini-mapa que pode ser aumentado ou diminuído utilizando o L1 do dual shock.

Ao lado direito a barra amarela representa a energia gasta para voar com o personagem utilizando os foguetes do traje, quando essa barra esgota o mecha começa a super aquecer.

Mesmo nesse estado é possível ainda continuar voando por um tempo, ao custo da barra verde de saúde, se essa barra não for zerada ela irá regenerar com o tempo.

Ao usar esse recurso para movimentação não é possível gastar toda a vida até o ponto de perder uma das barras de escudo, que são representadas pelos quadrados verdes, mas vai te deixar exposto a com pouco dano perder um desses.

Inicialmente o jogador tem 6 escudos, mas ao completar as regiões do mapa e liberar cientistas e cidadãos que estão presos é possível aumentar a quantidade de escudos disponíveis.

Caso todos escudos sejam perdidos o jogador irá morrer e terá que reiniciar a fase do início, mas explorando bem os cenários, destruindo caixas, veículos, objetivos e estruturas é possível encontrar refils para esses escudos, o que muitas vezes me salvou, principalmente nos chefes finais.

Escudos evoluídos

Já o semi círculo azul é o poder especial, com ele cheio Metal Wolf pode disparar todos as armas ao mesmo tempo utilizando os botões L3+R3 causando danos consideráveis em múltiplos alvos ou aos chefes do jogo. Essa barra é enchida derrotando inimigos, destruindo objetivos ou coletando itens especiais do cenário.

Outra parte muito importante, principalmente a partir da 5ª ou 6ª missão é a pesquisa e upgrade de armas.

O jogador ganha rankings ao final de cada fase e essa pontuação é convertida em dinheiro que pode ser usado para investir em categorias de arma, esse investimento é necessário para que sejam liberadas armas mais poderosas para criação.

Então é necessário gastar dinheiro duas vezes: uma para comprar como se fosse o diagrama da arma e depois pagar pela confecção dela.

Lasers, baby

Existe uma gama de 100 armas a disposição para criação em diferentes categorias como rifles, snipers, shotguns, bazucas, misseis teleguiados, pistolas, etc., então é fácil encontrar uma ou várias armas que se adaptem melhor ao seu estilo de jogabilidade.
Além da pesquisa também é possível ganhar armas ao concluir fases com determinados rankings ou encontrar algumas escondidas no cenário.

Fazendo turismo de uma costa a outra

As missões de Metal Wolf Chaos XD são divididas por cidades, cada uma com um layout diferente, seja o montanhoso Grand Canyon ou as praias de Miami, mas basicamente todas obedecem a mesma estrutura de destruir alvos solicitados, com pequenas variações, como a presença de um ou mais chefes ou um contador de limite de tempo.
Ao final de cada missão regada a diálogos exagerados e cheio de frases de efeito o jogador recebe breves briefings de Jody acerca da situação e pode escolher qual cidade receberá a sua dose de justiça americana na sequência.

No total o jogador precisará liberar 13 cidades e 1 área especial e enfrentar 11 chefes. Os cenários variam entre mais fáceis e rápidos até alguns maiores com sub-áreas, assim como chefes risíveis e alguns realmente desafiadores.

Um detalhe interessante é o quanto os cenários podem ser quase totalmente destruídos, e apesar de isso ser algo comum e garantido hoje, tentando pensar na realidade da época em que foi lançado, com certeza era uma grande novidade, apesar desse elemento ser pouco aproveitado mecanicamente para criar novas possibilidades de jogabilidade.

Por outro lado, trazendo o jogo para tempos modernos algumas concessões precisam ser feitas ao jogar Metal Wolf Chaos XD.

A jogabilidade é um pouco datada e o personagem é lento mesmo utilizando os jatos do traje, o que torna a luta com alguns chefes mais rápidos, principalmente o chefe final, um pouco mais difícil do que seria normalmente.

Pensa num chefe chato

Os mechas de Hawk e Wilson, chefes e alguns cenários tiveram uma atualização visual interessante, mas os inimigos comuns e a maioria dos cenários são genéricos e sem expressão, o que pode incomodar no começo.

Se esses dois pontos forem relevados Metal Wolf Chaos XD é um game interessante por ser uma vertente diferente do que estamos acostumados a ver dentro da From Software, mesmo em jogos similares da série Armored Core mas principalmente por representar uma visão japonesa exagerada e bem humorada do estilo de vida americano.

Obs.: Após o update 1.02 é possível jogar com menus e legendas em português desde que o idioma do seu PS4 esteja nesse língua.

A análise de Metal Wolf Chaos XD foi feita através de uma cópia de PS4 fornecida pelo desenvolvedor.

Trophy hunter, pai e marido.