Análise Monster Energy Supercross The Official Videogame 4 (PlayStation 4)

Monster Energy Supercross The Official Videogame 4 coloca o jogador em pistas lamacentas de motocross para disputar campeonatos e partidas online.

Monster Energy Supercross 4 header

The Official Videogame 4, desenvolvido pela Milestone, a mesma da série Ride é o mais novo título da franquia de corridas de motos em circuito off road. Um jogo super competente que deve estar agradando muito aos entusiastas do esporte ao mesmo tempo em que faz cair os cabelos dos jogadores menos versados no estilo de corridas mais realistas. O título lançado para (e também e consoles da Microsoft) exige dedicação e paciência para desenvolver os rudimentos que o esporte exige.

Nada fácil

Poucos títulos são tão amigáveis a jogadores casuais quanto jogos de corrida. À exceção de simuladores complexos, os esportes sobre rodas sempre chamam atenção de qualquer pessoa que se empolga com a combinação de adrenalina e tecnologia presente nas disputas automobilísticas, sejam elas em 4 ou 2 rodas, e mesmo os simuladores possuem ajustes que permitem aos não iniciados uma amostra do que o jogo pode oferecer.

Pois bem. Monster Energy Supercross The Official Videogame 4 não está muito interessado em facilitar a vida de quem decidir se enveredar pelo lamacento muito das corridas de motocross. Isso porque reproduz fielmente as mecânicas e reações das máquinas que estão longe de serem as mais velozes mas são preparadas com o intuito de subir encostas, descer por rampas e saltar vários metros pelos ares.

monster energy supercross 4
Pelo menos aqui não sou o último.

O jogo começa com um tutorial básico que ensina algumas das manobras usadas durante as provas mas – e essa é minha principal queixa – falha um pouco em apresentar os jogadores novos às técnicas e terminologias próprias do esporte. Scrub, Whip, Drift (tá, esse todo mundo sabe o que é) são alguns dos termos usados para designar manobras que podem decidir uma curva e, portanto, uma corrida e além desses termos, técnicas de travessia dos obstáculos também fazem toda diferença, já que o modo como você devolve sua moto ao solo após um salto também é crucial. Pouse com as duas rodas e você perderá velocidade, tente direcionar sua moto no ar para antecipar uma curva e você certamente provará o gosto do barro.

Essas minúcias que acabamos aprendendo com nossos próprios erros poderiam ser explicadas de várias maneiras (texto, tutorial, vídeo) para dar ao piloto iniciante, alguma chance quando a cancela baixar durante a largada. Sem isso, passamos de uma ponta à outra da colocação em um piscar de olhos.

monster energy supercross 4 largada
Duas dezenas de corredores disputando um pódio apertado.

Para não dizer que não falei das flores, existe um modo de corrida livre em que é possível treinar todas as técnicas, sem qualquer assistência, no entanto.

Sujeira e Barulho

Agora, aquilo que Monster Energy Supercross The Official Videogame 4 faz de melhor é nada menos que incrível. A ambientação, ou melhor a apresentação das pistas é primorosa e os efeitos das partículas de lama, areia e chuva nos pneus das motos é de cair o queixo.

O jogo permite escolher entre ajustes mais permissivos para quem estiver começando e com simulação realista da física das motos, transmissão das marchas, atrito e resistência da pista, algo que eu não daria conta sem antes fazer um curso do SENAI sobre motocross.

Mesmo com os ajustes permissivos e a dificuldade da I.A. definida como Muito Fácil, as provas nas arenas de terra fazem o jogador suar os polegares para se manter entre os primeiros colocados. Nesse ponto, o sistema que permite retroceder no tempo é uma mão nas duas rodas mas que não funciona indiscriminadamente.

A cada início de corrida, o jogador pode usar essa função por 3 vezes “de graça” e aguardar até que o círculo que indica a sua disponibilidade seja preenchido novamente. Quanto maior o número de manobras corretas executadas na pista, mais rápido o círculo é preenchido dando uma chance adicional ao jogador e acredite, você vai usar essa função com frequência já que a gravidade nesse jogo parece trabalhar com nunca.

Isso, ainda bem, não depõe contra o jogo. Ao contrário, a desordem que acontece nas pistas lotadas de motos por todos os lados e as dezenas de pilotos que se amontoam em uma mesma curva são exatamente o maior apelo de Monster Energy Supercross The Official Videogame 4 pois a trilha sonora frenética e pesada combinada com o visual foto realista compõem o cenário de caos e adrenalina perfeitamente.

Monster Energy Supercross The Official Videogame 4 ainda oferece partidas online para quem quiser ser derrotado por desconhecidos ou exibir suas habilidades nas pistas sujas.

Vale dizer que apesar da semelhança na dificuldade, as disputas de motocross nada possuem de semelhante com as corridas de moto de jogos como Ride 4, já analisado aqui no site. Então, se você é fã do esporte e não se importa em dedicar algumas horas para aprender todas técnicas exigidas pelo jogo, certamente irá se divertir. Caso contrário, esse jogo apesar de impecável em sua apresentação, pode te render boas doses de frustração.

monster energy supercross 4 modo foto
O jogo possui um modo foto. Essencial.

A análise de Monster Energy Supercross The Official Videogame 4 foi feita graças a uma cópia digital cedida pela assessoria de imprensa do jogo. As imagens e vídeos foram capturadas em um .

Diego Matias
Além dos reviews, escrevo no Riffs & Solos e faço vídeos com meu irmão no canal SuperContra. Passa lá!