Análise Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections (PC)

Ultimate Ninja Storm Connections mais parece uma DLC do que uma continuação em si, e dependendo da sua expectativa isso pode ser bem ruim.

Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections

Falar que Ultimate Ninja Storm Connections mais parece um DLC que um jogo completo pode parecer um início um pouco agressivo, porém com o decorrer desse texto você vai entender meus motivos e caso não concorde, eu tento te convencer com um “Discurso no Jutsu” e fica tudo certo entre a gente.

Apesar de ser um grande fã do anime e dos clássicos jogos do Naruto do saudoso PlayStation 2, a minha bagagem com a nova série de jogos Storm é normal, digamos assim. Joguei um ou outro aqui e ali, mas nunca com muita profundidade.

Entretanto, quando a Bandai Namco anunciou que Ultimate Ninja Storm Connections traria uma história nova para o Boruto, uma história principal mais focada no protagonista versus antagonista e mais de 100 personagens do anime eu fiquei com a expectativa lá no alto.

Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections

E, apesar dele entregar alguns desses pontos, como número de personagens por exemplo, ele soa mais como um número inflado por variações de um mesmo personagem. A história dos personagens título tem um apelo muito abaixo das narrativas anteriores e não ajuda muito uma delas ser contada através de uma espécie de apresentação de power point.

A história principal começa com o Sábio dos 6 Caminhos como locutor da narrativa recontando de forma resumida e explicando tudo o que aconteceu em Naruto desde o começo da série. Nenhuma novidade aqui já que nos outros jogos a história também é a mesma, visto que mudar algo canônico do anime seria quase uma blasfêmia.

Porém, aqui vemos a história sendo fatiada e contada em quase sua totalidade por uma visual novel pouco inspirada. Somente em alguns trechos temos algum tipo de combate e cutscenes com quick time events. Os QTEs por sinal também sofreram grandes alterações aqui e agora estão mais fáceis de serem executados. Isso pode ser um ponto positivo para alguns jogadores pela questão da acessibilidade ou negativo para outros, para aqueles que gostam de um desafio a mais.

Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections

Outro detalhe que pode incomodar públicos mais adultos é a censura do sangue durante as batalhas. Ele ainda existe, mas não é vermelho e sim preto. Um pouco ridículo visto que os personagens ainda ficam parecendo que tem hematomas por todo o corpo de qualquer forma.

Em quesito de jogabilidade o jogo é quase o mesmo de sempre, o que dependendo da sua expectativa pode ser algo muito positivo ou muito negativo. A maior diferença é a inclusão de um controle mais simples, o que pode ser um atrativo para novos jogadores, já que essa mecânica simplifica comandos possibilitando que habilidades sejam ativadas com um único toque. Não é preciso esmagar mil botões no controle para soltar um poder ou ativar o super de algum personagem. E de novo, dependendo da sua percepção isso pode ser bom ou ruim. Ou as duas coisas ao mesmo tempo, porquê não!?

Seleção de personagens

Como dito anteriormente, Ultimate Ninja Storm Connections está repleto de personagens, mas eles parecem variantes de um mesmo personagem com poucas mudanças, como a saga que o personagem aparece no anime, algumas habilidades diferentes, mas de certa forma essas diferenças não parecem suficientes. Um jogo com menos personagens mas que fossem realmente diferentes seria muito melhor — na minha opinião.

Não sei se a falta de servidores no Brasil ou algo assim é responsável por isso, mas o jogo atualmente tem muitos problemas no modo online. O lag é constante e durante as partidas tive muitos problemas de sincronia onde por várias vezes o adversário desfere golpes sem que a gente nem saiba. Algo que espero e que provavelmente será corrigido numa atualização futura.

Sasuke

O jogo está localizado na nossa linguagem, porém se você assistiu o anime no idioma original recomendo você jogar nela e com legendas, já que a dublagem também não é um dos pontos altos aqui — mas esse é um problema que tenho com a dublagem do anime em si.

Na minha opinião, a voz em português do Naruto não combina muito com o personagem e parece que os dubladores no geral não colocaram a emoção necessária nas cenas. Pode ser só uma questão de preferência pessoal, mas se você não quer ler legendas ter opção de dublagem é melhor que não ter.

Ultimate Ninja Storm Connections não atendeu exatamente o que eu esperava do jogo do Ninja da Bandana, mas ainda tenho esperanças que quando a história do Boruto avançar mais na série, um jogo focado nele seja bem melhor ou mais original, digamos assim, e espero que os pontos fracos dessa edição não se repitam em um próximo jogo.

Sangue preto e não vermelho


A análise de Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections foi escrita com base em uma cópia de review gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo. Disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Xbox One e Xbox Series.

Andrey Mota
Batizado pelo Mega Drive, desenhista nas horas vagas e todo dia um rage diferente.