Análise Rebel Cops (Mobile/Android)

Rebel Cops é um jogo de ação tática por turnos que coloca o jogador para controlar os últimos policiais capazes de salvar uma cidade do crime.

rebel cops main

Rebel Cops,  jogo publicado pela HandyGames, segue uma premissa um pouco controversa apesar de não ser algo que já não tenhamos visto no : em uma cidade controlada pelo crime, policiais decidem trabalhar por conta própria para trazer justiça de volta às ruas. No caso de Rebel Cops, o grupo renegado tem a ajuda de outros moradores cansados do crime que fornecem material e informação aos agentes em troca de serviços diversos. O visual elegante e a que remete à quadrilogia Máquina Mortífera (assinada no cinema por ninguém menos que a dupla Michael Kamen e Eric Clapton) são parte fundamental da atmosfera do jogo e acrescentam uma certa urgência e ao mesmo tempo, um tom dramático e trágico às missões onde tudo pode ir por água abaixo em questão de segundos.

rebel cops mapa
O visual do jogo é esplêndido

Polícia

Começamos em um tutorial que infelizmente é um pouco longo e lento por conta dos textos que aparecem na tela mas que consegue fazer um ótimo trabalho de ensinar as minúcias do jogo. Nesse primeiro momento, controlamos dois policiais que precisam parar um assalto a banco e nesse cenário aprendemos a usar as diferentes habilidades dos nossos agentes da lei que além de atirar, também podem usar armas contundentes como cassetetes ou dar voz de prisão aos criminosos. Esses responderão aos comandos dos agentes de acordo com determinadas situações; por exemplo, é mais fácil dar voz de prisão a um inimigo que foi pego de surpresa e esses detalhes fazem toda a diferença nas incursões.

A preparação para as missões envolve selecionar os agentes e equipá-los com aquilo que estiver disponível no nosso humilde HQ. A quantidade de munição escolhida fará toda a diferença quando estivermos em campo bem como ter ou não ter um colete equipado. Podemos designar itens específico como granadas de atordoamento e lockpicks para agentes específicos e também escolher aqueles que tenham mais chance de sucesso, dadas as condições das missões, graças às suas habilidades individuais. Na minha primeira missão, escolhi uma dupla de veteranos formada por uma senhora cuja habilidade era poder neutralizar e prender bandidos à distância, desde que não fosse vista; e um capaz de esfaquear um suspeito e com maiores chances de acertar os tiros. Essas características dos agentes obrigam o jogador a planejar até mesmo a sequência de passos que cada um dará em campo para evitar, por exemplo, que um fique no caminho bloqueando a linha de tiro do outro. Conforme vamos nos habituando às mecânicas do jogo, mais empolgante ele de torna.

rebel cops alvo
O desenho mostra a probabilidade de acerto dos disparos.

Uma decisão interessante é a de oferecer salvamento infinito durante as incursões com o preço de não poder repeti-las. Pode parecer inócuo mas certas missões irão impor condições como “prender a pessoa x em 5 turnos”, que elevam a responsabilidade do jogador de modo a não poder errar e essa pressão pode tornar missões secundárias dispensáveis, ou transformá-las em um desafio extra, afinal, essas missões são solicitadas pelos civis que ajudam a força policial e nos fornece equipamentos e munição e se você terminar sem cumpri-las, não terá outra chance.

Rebel cops opções
Dar voz de prisão é um negócio bem legal

Fight Fire With Fire

Rebel Cops é um jogo tecnicamente muito competente. Seu visual que parece uma mistura de low-poli com pictogramas casam muito bem com a trilha sonora que dá um toque noir/western às missões. A melhor parte disso é que roda de maneira bem satisfatória no meu celular que não é nenhum lançamento, a despeito de não ser tão rápido nos menus, mas isso é detalhe. Os toques na tela são bastante precisos mas é bom jogar com alguma cautela para não enviar um policial pro lugar errado se você não tiver dedos pequenos.

As missões são um pouco longas mas o sistema de salvamento permite jogar em pequenas sessões e largar o jogo a qualquer momento. O jogo também possui versões para consoles e PC mas nenhuma será portátil de verdade como essa daqui. Então, se você estava procurando um jogo interessante para gastar seu tempo e gosta do tema policial, Rebel Cops pode ser exatamente o que você precisa.

rebel cops vitória
Se você passar essa tela, não poderá repetir a missão

A análise de Rebel Cops foi feita a partir de uma cópia fornecida pela assessoria de imprensa do jogo.

Diego Matias
Além dos reviews, escrevo no Riffs & Solos e faço vídeos com meu irmão no canal SuperContra. Passa lá!