Análise Sackboy: Uma Grande Aventura (PlayStation 4)

Sackboy: Uma Grande Aventura traz os que existe de melhor em jogos de plataforma e ação, em um jogo bonito e cheio de carisma para o PS4 e dando boas-vindas ao PS5!

Sackboy: Uma Grande Aventura Key art

Se você já jogou algum jogo da franquia LittleBigPlanet ou já deu uma espiada no elenco de personagens exclusivos do PlayStation, com certeza conhece o boneco feito de pano chamado que acaba de ganhar um jogo para chamar de seu.

O enredo de Sackboy: Uma Grande Aventura é bastante direto e tudo começa quando os pequenos ‘sacks’ habitantes do são sequestrados pelo Vex, que pretende escravizá-los para criar uma arma que pode espalhar a discórdia pelo mundo. Meio dramático não? é o único que escapa do ataque de Vex e deve ultrapassar os obstáculos para derrotá-lo.

Gameplay Primoroso

Mundo aberto em Sackboy Uma Grande Aventura
O é divertido e colorido!

Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo de ação/plataformas em ambiente 3D dividido por fases, espalhadas por 5 mundos. As fases podem ser terminadas somente alcançando o final delas, mas para cumprir todos os objetivos, devemos encontrar itens especiais escondidos pelas fases, além de superar a pontuação proposta. Para tanto, o jogo traz um gameplay preciso, com uma gama considerável de movimentos possíveis, resultando em uma versatilidade muito bem-vinda. Basicamente, pode correr, pular, rolar e bater, mas esses movimentos podem ser combinados, desdobrando-se em habilidades avançadas como rolar indefinidamente, flutuar por alguns segundos e dar golpes especiais como um super ganho e socos giratórios, por exemplo (fantasias de Ryu e Zangief cairiam bem nessas horas).

Sackboy dentro de uma bolha - gameplay
Sackboy: Uma Grande Aventura tem ótimos momentos de gameplay.

Para fazer uso de todos os recursos de gameplay existentes, Sackboy: Uma Grande Aventura possui um desenho fases variado que busca expandir as mecânicas para algo além de simplesmente pular nas plataformas e bater nos inimigos. Existem trechos que misturam passagem na vertical e outros com ativação de plataformas invisíveis e a utilização de itens para alcançar locais inacessíveis como um guarda-sol ou arpéu. É uma pena que os itens não sejam adquiridos de forma permanente e são liberados no início de fases específicas por necessidade ou ficam escondidos para dar vantagem àqueles que encontrarem. 

Sackboy enfrentando Vex
Os chefes dos mundos são desafiadores na medida certa!

Em geral, Sackboy: Uma Grande Aventura não possui uma dificuldade intensa, pois chegar ao final das fases é algo relativamente simples na maior parte das vezes, com exceção dos segmentos que misturam plataforma com a presença de inimigos ou obstáculos indestrutíveis, pois envolvem uma sincronização de pulos e movimentos mais avançados. Mas aqueles que tiverem a intenção de completar todos os objetivos das fases encontrarão um desafio considerável uma vez que em cada fase existem 03 metas distintas: encontrar todas as bolhas especiais (uma espécie de “moeda”), encontrar todos os presentes (itens de personalização para o Sackboy) e atingir a pontuação exigida para receber um troféu de ouro. 

Tela final de fase com todos os desafios completos
Esse é o verdadeiro desafio de Sackboy: Uma Grande Aventura – uma fase 100% terminada.

Uma vez terminada uma fase, podemos jogar novamente de quantas vezes quisermos com a vantagem de não precisar pegar os itens já localizados anteriormente ou repetir a pontuação máxima se essa já foi atingida. Uma pena que os carregamentos das fases sejam um pouco lentos no PlayStation 4 Pro, fazendo com que a dinâmica de reiniciar as fases para tentar encontrar itens deixados para trás acabe sendo um pouco desagradável. 

Além dos desafios normais de cada fase é possível desbloquear fases especiais chamadas “Desafio do Cavaleiro Tricotado”, onde devemos completar um percurso dentro do tempo exigido para atingir a pontuação máxima. Do meu ponto de vista é onde o gameplay do jogo brilha de verdade, pois para conseguir bater as metas de tempo, bastante exigentes, temos que tirar o máximo das habilidades do com pulos, rolamentos e saltos mortais, cadenciando um movimento após o outro de maneira quase instintiva. 

Também existem fases bônus, em que o objetivo é adquirir o máximo de moedas colecionáveis possível (que podem ser usadas para comprar itens de personalização) e fases para serem jogadas exclusivamente por 2 jogadores. Aqui está um dos pontos negativos do jogo, pois o multiplayer online estará disponível apenas no final de dezembro/2020. Mas se você tiver amigos, o multiplayer local com até 4 jogadores está disponível desde o lançamento.

Explorando o Artemundo 

Sackboy flutuando com um guarda chuva
Alguns itens escondidos trazem vantagens como esse guarda-chuvas que permite planar nas fases.

Tal como em BigLittlePlanet, Sackboy: Uma Grande Aventura tem como diferencial a direção artística visual. Todos os cenários são construídos com objetos e texturas do nosso mundo, como se feito em artesanato. Tecidos, papéis, zíperes, botões, latas e garrafas compõem uma belíssima paisagem lúdica e colorida de encher os olhos. A cada nova fase a inventividade dos desenvolvedores se supera em uma ambientação amistosa sobre a qual os desafios são construídos, inclusive com desdobramentos de camadas visuais à medida em que avançamos. Nas fases mais musicais (você vai saber de quais estou falando), todos os personagens em segundo plano, assim como o próprio cenário, se movem no ritmo da trilha sonora, em uma ambientação tão alegre e pulsante que é impossível não receber uma imediata injeção de serotonina no cérebro. 

Sackboy no início de uma fase musical
A trilha sonora das fases especiais é maravilhosa!

A trilha sonora também é impecável e dá a tônica dos momentos, sejam eles felizes ou mais tensos, como em um chefe de fase, ou mesmo em trechos frenéticos como nos desafios de tempo. Não quero estragar as surpresas do jogo mas existem fases especiais com músicas muito especiais. Como é tradição da franquia LittleBigPlanet, Sackboy: Uma Grande Aventura é totalmente dublado em português e também possui legendas em nosso idioma. Aliás, como se trata de um jogo destinado ao público infantil, as vozes em português são amistosas e carismáticas, excelente para a criançada que está acostumada com a linguagem de programas de televisão infantis. Eu diria que o ponto negativo é a voz do personagem ZumZum, responsável pela loja de itens cosméticos. Carregado em um sotaque francês carregadíssimo e uma interpretação muito irritante. Fique atento. 

Vale a pena? 

A única resposta possível para essa pergunta é um sonoro sim! Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo com a linguagem clássica dos videogames e traz o que existe de melhor em gameplay. Por vezes eu me peguei lembrando de clássicos como Donkey Kong Country 2, pela estrutura das fases e a presença de desafios que nos instigam a repetir as fases até encontrar todos os itens secretos ou, acaso você não tenha vivido a era dos 16bits, Super Mario Odyssey, mas com a vantagem de que Sackboy: Uma Grande Aventura possui um multiplayer cooperativo de verdade, ao contrário da última do encanador italiano. 

Sackboy fantasiado de herói
A personalização do é bem bacana.

Sackboy: Uma Grande Aventura tem um gameplay excelente, uma ambientação de encher os olhos e uma trilha sonora impecável. A busca por completar todas as fases é desafio suficiente para compensar o investimento de tempo e dinheiro e o jogo é perfeito para jogar em família, agradando tanto crianças como adultos. Os poucos pontos negativos ficam para o tempo de carregamento das fases, que poderia ser um pouco melhor otimizado no PlayStation 4, mas certamente não será um problema no Playstation 5. 

Sackboy: Uma Grande Aventura foi desenvolvido pela e publicado pela Sony Interactive Entertainment em 12/11/2020 exclusivamente para PlayStation 4 e PlayStation 5.

A análise foi realizada com base em uma cópia de digital gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.