Análise Super Mutant Alien Assault (Nintendo Switch)

Super Mutant Alien Assault é um jogo de ação e plataforma em 2D que te coloca contra várias espécies de alien em arenas espaciais.

Capa Super Mutant Alien Assault

Super Mutant Alien Assault é um jogo simples. Publicado pela Surprise Attack Games, SMAA nos coloca na “pele” de um robô enfrentando ondas de alienígenas dos mais variados tipos. Monstros esverdeados como gremlins, moscas radioativas que soltam veneno e larvas gigantes com carapaças rígidas são algumas das ameaças que enfrentaremos em fases que parecem pequenas arenas 2D. O objetivo é passar por 4 estágios (o final tem um “chefe” que será um inimigo mais difícil) e seguir para a próxima galáxia, onde arenas mais difíceis aguardam o jogador.

Cada estágio possui um objetivo que deve ser cumprido para que o jogador avance e a derrota em qualquer um deles, nos leva de volta ao primeiro nível. Normalmente, essa arena inicial exige apenas que todos os aliens sejam mortos com armas que ficam disponíveis numa espécie de máquina. Todas as armas possuem munição finita (exceto a rosca magnética!) e como a máquina tem um contador que só libera um novo equipamento após certo tempo, é imperativo que façamos o melhor uso possível daquilo que temos disponível. E não é fácil.

Super Mutant Alien Assault
Cada cenário é uma arena.

Angry Machines

Balancear as missões simples exigidas por cadas fase com o tiroteio e conservação de vida – que não regenera sozinha nem ao passar de fase – acaba virando um malabarismo maluco, também porque somos vulneráveis aos equipamentos que usamos, como o lançador de granada que rebate nas paredes e pode voltar na nossa cara. Em um nível, é necessário desativar reatores que esquentam, em outro, carregar baterias de um local para o outro e certas arenas tem modificadores que aceleram a mutação dos inimigos e podem transformar um simpático monstrinho verde em um buldogue mutante que atropela tudo que encontra pelo caminho, por exemplo. Tudo isso ao som de música eletrônica frenética e com todo o gore que a pixel art pode representar.

Super Mutant Alien Assault
Você vai morrer. Muito.

É possível jogar Super Mutant Alien Assault em coop local e um detalhe a se considerar é que conforme jogamos, vários itens são liberados pra iniciarmos as campanhas, inclusive novos robôs. Então, caso não tenha desbloqueado novos personagens, é possível que os dois robôs na tela sejam bastante parecidos, algo que pode complicar as coisas mais pra frente no jogo, principalmente nas fases com chefes.

Além dos robôs, o desempenho nas partidas também permite desbloquear habilidades como esquiva, movimento rápido e novas armas bem mais eficazes do que a pistola básica. Outros power ups são conseguidos em caixas aleatórias durante as fases, tal qual o clássico modo de batalha presente no saudoso Super Mario All-Stars (SNES).

Super Mutant Alien Assault
Começa assim mas piora

Loving the Alien

Apesar de randômicas, as arenas são simples e irão se repetir à exaustão cada vez que o jogador morrer. A jogabilidade simples ajuda para que essa repetição não canse (muito) e o coop, logicamente adiciona muito à diversão que pode ser conseguida das 12 fases disponíveis. Felizmente, o desbloqueio gradual de armas, habilidades e personagens também faz com que a gente fique sempre com vontade de seguir jogando “só mais uma vez”. Super Mutant Alien Assault é um jogo simples e direto que entrega o que promete, ainda que isso não seja nada muito elaborado. Vai certamente agradar quem quer ação instantânea, sem se preocupar em planejar evolução de personagem, pontos de habilidade ou áreas bloqueadas num mapa, uma exceção bem vinda.

Super Mutant Alien Assault
Espera só quando chegar no chefe

Super Mutant Alien Assault foi analisado com uma cópia fornecida pelo desenvolvedor do jogo.

Let's rock and ride!