BGS 2019 – Minecraft Dungeons é muito divertido

Jogamos e aprovamos Minecraft Dungeons durante a Brasil Game Show 2019, o jogo mantém a raiz de Minecraft mas adiciona toda uma nova narrativa e novas mecânicas de gameplay.

Nunca fui fã de Minecraft, confesso, mas sempre reconheci o quão grande e inovador o jogo é, desde sua concepção quando um sandbox dessa amplitude surgiu, mas até hoje, dado que o jogo se mantém entre os mais jogados e amados pelos jogadores.

Ainda que o Minecraft original receba diversos mods, a base do jogo se mantém a mesma, com visão em primeira pessoa e controles numa pegada meio de FPS.

A proposta de Minecraft Dungeons é por si só ser um RPG isométrico no maior estilo Diablo, com várias dungeons para serem descobertas e hordas de inimigos para serem derrotadas. Jogamos no Xbox One durante a BGS 2019, mas os controles são os mesmos de qualquer outro jogo do gênero, precisamos apenas movimentar o personagem, focar numa área ou inimigo e direcionar o ataque, seja com a arma que portamos ou usando alguma habilidade especial.

Os inimigos são velhos conhecidos de quem já está familiarizado com Minecraft: esqueletos, creeps, aranhas, variantes desses personagens com armas ou habilidades especiais e até mesmo o grande Enderman, a quem tivemos o desprazer de encontrar. É certo que Minecraft Dungeons guarda algumas supresas que só os níveis mais altos das dungeons devem nos revelar.

Nada de novo quando o assunto é gráficos, apesar da visão isométrica, tudo continua quadrado (rsrs), mas é possível notar algumas melhorias em questão de iluminação e sombras do jogo, até porque o mesmo agora tem um aspecto mais “sombrio” e que remete ao proposto pelas dungeons.

Uma funcionalidade muito boa em jogos do gênero RPG e também presente em Minecraft Dungeons é a possibilidade de jogar em party com amigos, na oportunidade durante a BGS 2019, joguei ao lado de duas crianças, que se divertiam muito com a sessão em si, encarnando verdadeiros heróis pelas dungeons do jogo.

Com o Play Anywhere, será possível jogar tanto no PC como no Xbox One, além do crossplay, é possível que o jogo faça parte do Xbox Game Pass, o que irá facilitar bastante sua adoção, confesso que estou ansioso por Minecraft Dungeons.

Flávio Ricardo
Software developer, 30 anos, já trabalhou como social media, atualmente faz de tudo um pouco no Conversa de Sofá e escreve sobre eSports no Arkade!