Melhores jogos da série Need for Speed

Tem séries que marcam uma geração, mas melhor ainda são aquelas que atravessam gerações e se tornam referência para um gênero, como fez Need for Speed.

Tenho certeza que quando se fala em jogos de corrida, o primeiro título que vem a nossa mente é , uma série que se tornou referência para vários outros jogos de corrida mas que embalou de verdade em 2003, com o lançamento de Need for Speed Underground. Neste texto, trazemos pra vocês uma lista pra você aproveitar o melhor conteúdo da série.

Need for Speed

Em 1995 já apostavam nas visões dentro dos carros e no “realismo” das corridas

Entre 1994 e 1995 saiu o primeiro Need for Speed, ou NFS para encurtar, foi lançado em 1994 para 3DO, em 1995 para (ainda com sistema operacional DOS) e ainda 1995 para e Sega Saturn. O ponto forte do jogo é que começaram a série com a proposta de ser realista, buscando do melhor jeito possível pra época simular a física real dos carros nas corridas. Além do mais, a na época associou a revista Road & Track que é uma especialista em notícias e avaliações de carros para enfatizar ainda mais a proposta do realismo. E já no primeiro jogo, ele já contava com o hoje famoso modo de fuga da polícia, marca registrada da série.

Need for Speed High Stakes

Várias melhorias gráficas desde o primeiro jogo da série

Need for Speed High Stakes chegou em 1999, o primeiro a apresentar o efeito de danos no carro devido a batidas e choques. Afetando tanto a aparência quanto o desempenho, eles aumentaram o realismo do game sem perder o foco nas corridas arcade. Com versões para PC e PlayStation, diversos novos modos e mecânicas de jogo foram incluídas, como o uso de dinheiro para compra de carros e melhorias ao longo do modo carreira mas que ao mesmo tempo deveriam ser bem administrados para no futuro não fazer falta. Um grande jogo de PlayStation 1 e que tinha belos cenários para os gráficos daquela época mostrando que a EA tinha potencial para fazer grandes jogos.

Need for Speed Hot Pursuit 2

Mesmo sendo um bom jogo e com ótimos gráficos pra época foi criticado por não ter mais o tom “realista”

Need for Speed Hot Pursuit 2 chegou na sexta geração de consoles com versões para PlayStation 2, , GameCube e PC. A opção da câmera localizada dentro do carro foi retirada a partir deste jogo, reforçando a intenção da franquia em ser uma referência em corridas do tipo arcade, deixando de lado o modo simulador.

O principal atrativo do jogo era o enfoque em perseguições policiais intensas, coisa que já era marca do Hot Pursuit anterior. Algumas das qualidades incluíram grande quantidade de carros e boa variedade nas pistas, além de que as perseguições ficavam cada vez mais complicadas devido o nível de estrelas e quanto maior, mais unidades vinham atrás de você para prender e também contavam com helicópteros jogando tambores e armadilhas de furar pneu e apesar desses empecilhos certamente era algo que dava um gosto a mais para o jogo.

Need for Speed Underground

Imagens que você consegue ouvir

Se tem um jogo que merece um remake, esse jogo é Need for Speed Underground, que por muitos é considerado o melhor de todos os jogos da série até hoje. Estreou na sexta geração de consoles, o título foi lançado em 2003 para GameCube, PlayStation 2, Xbox e PC (além de uma versão para GBA). O salto gráfico é notório devido a potência dos novos consoles mas o que mais consolidou esse game foram as inclusões de um modo carreira com história, contando com personagens e enredo interessantes; customizações visuais dos carros, que incluíram aerofólios, saias, rodas e decalques; adição da mecânica de barra de nitro (melhor implemento); e pistas ambientadas em um único grande mapa que percorríamos no meio de uma cidade movimentada. Se nesse jogo os policiais não estavam presentes foi adicionado as pistas Drag Racing (Arrancada) e as pistas de Drifting em que ganha quem derrapar mais.

Need for Speed Most Wanted

O efeito de blur nas corridas deixava o cenário mais bonito e dava uma impressão mais real da velocidade do carro

Need for Speed Most Wanted chegou em 2005 veio com vários aspectos dos jogos anteriores ao Underground, como cenários diurnos, pistas abertas e muitas perseguições policiais. Nesse jogo a EA buscou inovar deixando as corridas mais rápidas e intensas para bater de frente com 3: Takedown (PlayStation 2/Xbox). Mas o trunfo desse jogo mesmo é o famoso Speedbreaker que nada mais é que um “modo” slow motion ativado por uma barra que vai carregando com o tempo, extremamente útil para manobras mais arriscadas e precisas e principalmente para despistar a policia. Need for Speed Most Wanted saiu em vários consoles inclusive foi a estreia da série no Xbox 360 o jogo foi um sucesso de público e crítica inclusive alguns anos depois saiu um novo Most Wanted que também fez sucesso e se tornou um dos mais populares da série.

Need for Speed Carbon

A volta das corridas noturnas no maior estilo Underground

Need for Speed Carbon é com certeza um dos títulos mais populares da série por vários motivos, como a volta das corridas noturnas, por causa também da febre de Velozes e Furiosos na época e nos belos gráficos dos carros e ambiente. Também fica em destaque para o número de dispositivos que receberam o título: GameCube, Wii, PC, MacOS (até hoje o único para os computadores da Apple), PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox e Xbox 360 e até mesmo celulares com java receberam uma versão. Como citado anteriormente Need for Speed Carbon e Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio saíram em datas bem próximas e vale ressaltar que os desfiladeiros são bem similares a algumas locações do filme e principalmente pelo desafio que era o Drift nessas pistas. Mais uma inovação veio com esse jogo que foi a introdução do modo online e o sistema de carreira com conquista de territórios em um mundo aberto, onde o jogador precisa derrotar os corredores até ser capaz de desafiar o dono da área. Velozes e Furiosos contribuiu muito para franquia também pois dava a impressão que os jogos eram inspirados na série de filmes, principalmente por conta da customização dos carros.

Pelos belos cenários a vontade de ficar passeando pelo mapa é grande

No final de 2013, foi lançado Need for Speed Rivals para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One. Basicamente o último grande sucesso da franquia, o jogo acertou em cheio ao reunir vários elementos bem sucedidos em um pacote completo: mundo aberto, paisagens belíssimas com corridas de rua desafiadoras, perseguições policiais emocionantes e muitas interações multiplayer. Existem vários carros para serem obtidos e customizados, tanto visualmente quanto em termos de desempenho. No modo carreira você pode escolher se vai ser corredor ou policial, encontramos corridas em alta velocidade em meio a desertos espaçosos e montanhas com estradas sinuosas. Certamente um grande jogo, contando com corridas com percursos grandes, bastante desafiador e uma história cativante também.

Andrey Mota
Batizado pelo Mega Drive, desenhista nas horas vagas e todo dia um rage diferente.