Microsoft anuncia óculos de realidade aumentada, streaming e cross-play entre Xbox One e PC

Durante conferência de duas horas, Microsoft anunciou diversas novidades relacionadas ao novo Windows 10 voltadas ao mercado de jogos e sua integração com o Xbox One.

Ontem (21) durante um evento exclusivo dedica a anunciar novidades relacionadas ao Windows 10, a aproveitou e trouxe também diversas novidades relacionadas ao mercado de jogos digitais e ao seu console, o Xbox One.

Entre as novidades, uma das se não a mais empolgante foi o HoloLens, como o nome sugere, trata-se de um dispositivo capaz de produzir hologramas. O HoloLens vai funcionar através de um óculos semelhante ao Google Glass, e através dele será capaz de criar hologramas que se adaptam e interagem com elementos do nosso ambiente. O aparelho e a tecnologia não são novas, inclusive muito se falou em realidade aumentada e não hologramas nas redes sociais durante o evento, porém a forma como o HoloLens é a grande novidade.

Entre as funcionalidades do HoloLens, está a possibilidade de projetar informações úteis ao dia-a-dia das pessoas como previsão do tempo, cotação da moeda local, ler notícias e até mesmo assistir seus programas diárias. Falando mais especificamente de jogos, isso pode mudar a forma como interagimos com estes, sendo capaz de trazer elementos do jogo para o mundo real ou até mesmo usar nosso ambiente como cenário para o jogo. Durante a conferência, foi exibida uma integração entre o HoloLens e o jogo Minecraft.

Integração entre Windows 10 e Xbox One
Integração entre Windows 10 e Xbox One

Outra novidade interessante e que está diretamente relacionada ao Windows 10 e o Xbox One é que com o novo sistema operacional da Microsoft, os donos de Xbox One serão capazes de transmitir suas partidas para qualquer dispositivo rodando o novo Windows, ou seja, computadores, tablets ou os novos Windows Phone.

Segundo Phil Spencer, diretor da divisão Xbox, a tem intenção de fazer o contrário também, permitir aos jogadores do transmitir suas partidas no Xbox One. Ainda não se sabe como irá funcionar essa integração, se será possível apenas assistir as partidas nos demais dispositivos ou também controlá-los.

Fable Legends no PC e Xbox One
Fable Legends no e Xbox One

Por último e não menos importante, na verdade uma das novidades mais empolgantes para os fãs de jogos, a anunciou a integração entre as redes do e Xbox One. Haverá cross-play, ou seja, jogo em conjunto entre as duas plataformas para o jogo Fable Legends, até então anunciado como exclusivo de One. A novidade deixou muita gente empolgado pois deixa o cenário mais favorável para que essa integração aconteça em mais jogos.

Fable Legends ainda não tem data de lançamento confirmada, mas deve sair em 2015 para e Xbox One.

Flávio Ricardo
Software developer, 30 anos, já trabalhou como social media, atualmente faz de tudo um pouco no Conversa de Sofá e escreve sobre eSports no Arkade!