Preview The First Descendant (PS5)

The First Descendant possuí uma gameplay fluida, boas mecânicas de jogabilidade cooperativa com temática de ficção cientifica.

Tive a oportunidade de testar o beta fechado de The First Descendant, que é um game de ação online voltado para o modo cooperativo em terceira pessoa. Desenvolvido pela NEXON Games, o jogo possuí gráficos de alta qualidade trabalhados na Unreal Engine 5 onde fui jogado para um combate frenético em cenários bem bem elaborados no qual encaixam perfeitamente com a proposta do game.

Durante os dias de teste fechado que teve início em 5 de setembro e encerrando no dia 9 do mesmo mês, eu pude vivenciar um pouco do que está por vir e aqui vou contar os pontos positivos e negativos de The First Descendant.

Gosta de ficção cientifica ?

O jogo lembra muito histórias de ficção cientifica, onde forças alienígenas desafiam a raça humana. Esses alienígenas, chamados Vulgus, já derrotaram os humanos um século antes dos acontecimentos do jogo e é ai que entram os personagem que dão o nome do jogo, os Descendentes, que são uma classe militar com poderes dos “ancestrais esquecidos” e agora devemos lutar contra Karel o novo líder dos Vulgus e derrotar todas as suas ambições contra os terráqueos.

 

Jogabilidade

Inicialmente temos a opção de escolher um dos três Descendentes como personagem inicial, com Descendentes adicionais desbloqueados através dos sistemas de criação e pesquisa do jogo, logo depois nos deparamos com algumas cutscene em alto nível gráfico que nos da uma prévia visão do universo do game e logo em seguida somos jogados para uma missão/tutorial simples e fácil de aprender para recuperar uma poderosa arma de corte de artefato chamada Ironheart. Infelizmente o artefato cai nas mãos de Karel e é ai que a jornada começa !

A ideia que eu tive de The First Descendant é que o game foi totalmente construído visando o combate em hordas e ações rápidas que o jogador deverá tomar para se sair bem nem grandes problemas.

Por ser em terceira pessoa, eu imaginei que o game poderia ter sua jogabilidade travada ou um pouco mais cadenciada como Gears of War ou OUTRIDERS por exemplo, mas longe disso, The First Descendant induz a utilização do cenário ao seu favor de forma mais aberta, principalmente quando usamos o gancho para acessar locais mais altos, seja para coletar itens ou até mesmo em uma ação de fuga e estratégia dando ao jogador um ritmo muito mais acelerado se comparado aos jogos que citei acima.

Combate e Mecânica

Como todo bom jogo de tiro, The First Descendant possui um leque de armas a disposição. Podemos equipar até três armas e fazer uma mescla com a que melhor se enquadra no seu estilo de jogo.

Eu por exemplo gosto das automáticas, mas fiquei surpreso com o uso das Snipers, pois a sensação de tirar dano do inimigo e a precisão no controle não deixa a desejar e já se tornou uma das favoritas para eliminar inimigos a longa distância, algo que não curto muito nesses jogos, mas me chamou atenção agora.

O game vai além do combate armado e entrega aos jogadores habilidades especiais em cada um dos personagens, que ajudam a causar grandes danos em momentos onde o inimigo é implacável, servindo de alivio ou até mesmo sobrevivência em certos momentos e cabe a você experimentar os personagens, chamados de Descendentes e analisar qual deles se adapta melhor ao seu estilo de jogo.

Pelo que pude perceber, a maioria das missões envolve os jogadores lutando contra ondas de inimigos enquanto tentam cumprir diferentes objetivos. Os objetivos podem ser variados, como por exemplo: defender uma determinada área, recuperar e plantar bombas, defender um ataque direto ou coletar dados, mas todas essas missões iniciais envolvem lidar com inimigos que aparecem em diferentes partes do mapa.

As missões são bastante rápidas, e estão longe de serem exaustivas, geralmente levando de cinco a quinze minutos para serem concluídas. É possível encontrar outros jogadores em áreas centrais e áreas de missão. Juntar-se com outros descendentes é uma simples questão de inserir-se em qualquer missão ativa que esteja próxima.

Existem também algumas missões especiais onde até quatro jogadores são automaticamente ligados para enfrentar um poderoso ser chamado Colossus. Cada missão oferece aos jogadores uma série de tentativas, reaparecendo até que essas tentativas acabem.

O desbloqueio dos demais Descendentes, exigem um pouco de exploração e pesquisa de itens especiais associados a cada Descendente especifico. Eu entendi que há um tempo de espera necessário para concluir a pesquisa, mas ao mesmo tempo é possível gastar as moedas do jogo para conseguir de forma instantânea.

Em The First Descendant, também é possível pesquisar e criar armas definitivas que geram efeitos únicos, elas são criadas no nível um, mas a arma definitiva criada através do tutorial traz consigo uma mecânica de aumento de nível de equipamento que podem ser ótimas opções poderosas para os jogadores, independente do nível em que estejam.

Boss Fight…

A luta contra os chefes é um dos pontos altos de The First Descendant. O game é um prato cheio para uma boa call,  cada um com suas peculiaridades mas confesso que no primeiro Boss, eu tive um pouco de dificuldade, não para derrota-lo e sim para entender o que tinha que fazer, visto que é mostrado o ponto fraco do chefão, porém não consegui aplicar o que o jogo indicava e acabei efetuando disparos em qualquer lugar e acabei derrotando assim mesmo.

Conclusão.

No geral, The First Descendant vem com uma pegada bastante interessante no subgênero looter shooter. Nele pude ter boas experiências na jogabilidade, ótima sensação em eliminar inimigos.

As mecânicas de combate que precisam apenas de uns ajustes e não notei nenhuma espécie de bug ou algo que atrapalhasse minhas horas de gameplay, mas precisam consertar um problema técnico que com o passar do tempo pode se tornar irritante, que são umas suaves tremidas na tela que não causam impacto na gameplay, mas dão a sensação de que o jogo está dando umas leves travadas, até mesmo nas cutscenes.

The First Descendant não é um game inovador pois usa mecânicas de jogos já lançados no mercado, mas tem potencial e qualidade para ser um jogo divertido, principalmente se for jogado entre amigos.

Para quem quer experimentar o game de perto, The First Descendant terá um beta aberto que inicia no dia 19 e termina no dia 25 de setembro, então fique alerta e venha ser “O primeiro Descendente”.

O game sai nas seguintes plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S e Microsoft Windows.


A análise de The First Descendant foi escrita com base em uma cópia de review gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do game