Análise Cat Quest II (PC)

Cat Quest II é o jogo mais fofo do ano e eu posso provar! Confira a nossa análise desse RPG de ação divertido, competente e (eu já disse fofo?) belíssimo game!

Título Cat Quest II

O mundo está à beira da destruição e cabe a uma improvável dupla salvar o dia e impedir que os vilões Leoner e Lupinem concretizem seus planos malignos. Essa é a premissa mais genérica possível, certo? Não importa, pois a dupla de heróis é a mais maravilhosa de todos os tempos.

Cat Quest II é um em 2D, com visão isométrica, desenvolvido e publicado pelo estúdio , localizado em Singapura. Nele controlamos os heróis, dois reis, Amarelo e Branco, destinados a retomar os tronos de Felingard e do Império Lupus, encerrando uma duradoura guerra entre cães e gatos. O gameplay é simples e eficiente: controlando a dupla de personagens e guiados pela fada Kirry, vamos cruzando o mapa e encontrando e batalhando com inimigos pelo caminho. Também existem masmorras a serem exploradas, onde podemos conseguir novas armas, como machados, espadas, adagas e cajados de mago.

Cat Quest II é um tradicional, com grande parte dos elementos próprios do gênero. O primeiro elemento clássico do jogo é a party, já que enquanto controlamos um dos personagens, gato ou cão, que podem ser alternado a qualquer momento, enquanto o outro é controlado pela IA. Acaso você possua 02 controles (e amigos), Cat Quest II também pode ser jogado em modo cooperativo.

Mundo aberto Cat Quest II

Além da party, os personagens podem encontrar armas para combate corpo-a-corpo ou à distância nas duas classes disponíveis, mago e cavaleiro. As armas podem ser melhoradas, gastando-se o ouro obtido após derrotar os inimigos. Também podemos usar poderes mágicos elementais de fogo, gelo, eletricidade ou vento, causando dano de área nos inimigos. 

Cat Quest II seria apenas mais um RPG no mercado não fosse a abordagem artística do game. A começar pela concepção do mundo e dos personagens. Com belíssimos gráficos em 2D aliado a uma arte cartunesca impecável, o game possui uma apresentação 100% amigável a qualquer um que decida jogá-lo. Além disso, Cat Quest II conta com um humor leve e sagaz, trazendo sempre uma piadinha ou trocadilho em relação à épica aventura e, aqui entre nós, nada pode ser mais adorável do que uma dupla de heróis composta por um gato e um cachorro. 

A excelência da parte visual do jogo também se reflete em demais aspectos, como o design de som, traduzindo muito bem a agilidade dos personagens e garantindo a satisfação de uma resposta sonora aos comandos. Também merece destaque a trilha competente trilha sonora orquestrada que dita o clima épico e cartunesco da aventura. Sério mesmo, a música do jogo é fenomenal, sobretudo porque trata-se de um jogo indie.

Cat Quest II possui sistemas de inventário, upgrade de armas e armaduras e habilidades ativas são aprendidas durante o jogo. Existe um sistema de viagem rápida por meio da qual podemos revisitar facilmente as áreas que passamos anteriormente. Também existe a possibilidade de “voltar no tempo” para o momento antes de uma quest, sendo esse um auxílio interessante, ainda que de pouco uso, já que a dificuldade do jogo, embora justa, não chega a causar qualquer frustração. Você vai se divertir o tempo todo em Cat Quest II.

Na verdade, eu não tenho elogios suficientes para Cat Quest II. Talvez o único aspecto negativo que encontrei durante as sessões de jogo foi uma ligeira confusão entre os botões de cancelar e confirmar opções nos menus e durante a aceitação das quests (joguei usando o controle 8bitDo Pro), nada mais.

No mais, tudo funciona como esperado e quando possível supera as expectativas. O jogo está 100% traduzido para o português do Brasil (inclusive piadas e trocadilhos infames); o sistema de progressão dos personagens é competente; as armas e habilidades ativas e passivas são ótimas; a dificuldade do jogo escala de maneira equilibrada, sempre apresentando um bom desafio a ser ultrapassado e, além disso, o jogo possui modo cooperativo.

O que mais se pode esperar de um jogo? Dentro de sua proposta de RPG de ação em mundo fantasioso, cartunesco e, por que não, infantil, Cat Quest II entrega mais do que promete. 

Nota 12/10.

A análise de Cat Quest II foi feita com base em uma versão de Master Race fornecida pela Gentlebros. O game está disponível para todas as plataformas imagináveis, inclusive Android e iOS.

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.