Análise Craftopia (Xbox One)

Craftopia é um jogo de sobrevivência e criação em um mundo aberto com incontáveis possibilidades de exploração podendo agradar fãs de Zelda.

Craftopia foi encontrado navegando pelo menu de jogos do Gamepass me deparo com uma imagem de jogo um tanto quanto familiar, um personagem com o cabelo um pouco loiro, com uma espada, escudo e uma vestimenta verde em cima de uma rocha cercado de grama em um fundo com um lago e montanhas. Confesso que era inevitável não imaginar o ali, então pensei um pouco, vi que o game até o momento tem apenas 10,3 GB, decido baixar apenas por curiosidade, inicio o jogo e logo no menu já me deparo sem surpresas uma forte referencia a Breath of The Wild.

O jogo de ação é focado na criação/sobrevivência em um mundo aberto multiplayer e que ainda está em desenvolvimento. A prévia do Jogo agora está incluída para os assinantes do Xbox ou pode ser adquirida por 92,42 Reais na Loja Xbox (loucura se você fizer isso agora!). Mesmo tendo um vislumbre inicial de que Craftopia poderia ser uma ligeira tentativa de fazer um jogo soar como , ao jogar percebi que o game não é bem assim.

Após a tão ilusória tela de menu inicial, somos jogados direto para um menu de criação de personagem, nele optamos por escolher entre o sexo feminino, masculino, sem sexo ou apenas nenhuma das opções anteriores, por enquanto só temos a opção de escolher a raça humana, Elfo e Demônio aparecem como opções de escolhas mas ainda não podemos aplicar, podemos também escolher a cor de pele, padrões de rosto, cor dos olhos, sobrancelha, tipos de cabelo e suas cores e eu obviamente, abracei o espirito da coisa e adivinhem qual personagem eu tentei chegar mais próximo? O próprio é claro !

Olha o “Link” aí !

Copia só não faz igual, sim senhor!

O jogo começa em uma praia com gráficos bem coloridos mas a percepção comparado ao é apenas visual ilusório e totalmente abaixo do clássico da Nintendo e é um jogo totalmente do que aparentava ser, nele você interage com diversos animais, pode cultivar um numero determinado de plantas. Claro, você pode cultivar uma de cada vez, mas há mais que você pode fazer. Com o poder das máquinas agrícolas, você pode criar grandes campos, resumindo, é um jogo de crafting (criação) com infinitas possibilidades.

Ao atirar prismas de monstro em criaturas, você pode pegá-los como animais de estimação. Não apenas animais como vacas e veados, mas também a maioria dos monstros podem ser domesticados no maior estilo Pokémon. Você tem que pegar todos os monstros!

Começamos o Craftopia com instruções ao lado direito de como e quais itens devemos criar.

Mundo rico para os amantes da exploração

Em Craftopia existe um detector que ao apitar, é um sinal de que você está se aproximando de uma zona perigosa que certamente você vai morrer, então a devemos retornar à cidade para se equipar o Link, Ops… Seu personagem, retorne a essa mesma zona na esperança de encontrar um tesouro. Cada vez que você entra, ele muda de forma. No final do desafio, você encontrará chefes contra os quais deve lutar.

O game é bem divertido de ser explorado, tem uma pegada bem leve que é até possível pescar em Craftopia. Experimente peixe fresco e faça um escudo com cascos de tartaruga! Depois que você se acostumar a pescar na costa, é hora de construir um navio para navegar, e lá vamos nós atrás de uma baleia !

Nessa brincadeira de explorar, consegui encontrar diversos veículos, tais como hoverboards, motocicletas, helicópteros, automóveis, tanques, balões e máquinas. Mas tudo isso só é possível coletando os itens necessários para a criação desses veículos, então colete materiais para construir o que você deseja dirigir! Você pode andar com seus amigos e explorar o mundo juntos em busca de recursos preciosos nas dungeons, onde poderá colocar em teste o combate hack-and-slash do título e ainda soltar magias como em um de fantasia e mais uma vez ter um leve vislumbre de Zelda, principalmente nos combates contra os inimigos e principalmente quando seu personagem atingir um nível satisfatório, acredite!

Sensação de Déjà vu? Claro que não, em Craftopia é possível criar um Glider que possui mecânicas idênticas as de Zelda Breath of The Wild.

Quantidade absurda de habilidades

Craftopia te entrega um leque incontável de habilidades para aprendizagem. Você pode criar seu personagem aprendendo habilidades especificas de acordo com o seu gosto. Alguns são bons em artesanato, outros são adeptos de espadas e ainda outros são melhores em automação. Seu trabalho mudará conforme a aventura avança, dependendo do seu estilo de jogo, você pode ser um assassino se quiser.
O Hud de Craftopia é composto por um mini-mapa no canto superior esquerdo e logo abaixo mostra a quantidade de dias que você esta vivendo dentro do jogo seguido de corações que nada mais são do que a sua vida.

Em Craftopia, podemos entrar em uma Dungeon e conforme avançamos, chegamos até um BOSS final.

é uma mão na roda

Na parte central, podemos ver em que level estamos, junto com os mesmos corações que representam a vida do personagem e abaixo a quantidade de mana. Existe tbm uma área onde você pode equipar suas armas, skills e alimentos para restaurar a vida. Já no canto direito, é onde podemos observar as missões e um pequeno ícone para abrir o mapa de uma forma bem mais objetiva.

está disponível. E nele podemos construir fábricas, explorar masmorras, pescar, enfrentar diversos inimigos, cada um com um estilo de combate de diferente em diversas áreas do jogo, podemos lutar em cenários fechados tais como as Shrines no Zelda Breath of The Wild, ou em locais abertos, a escolha é sua !

Em Craftopia, após derrotar um Boss, nos deparamos com uma espécie de aquário, onde podemos abrir alguns baús com recompensas.

Conclusão

Ainda não tem muito o que se falar sobre Craftopia, mas impressão deixada pelos desenvolvedores japoneses da Pocketpair, é que o game pode ter um mix de possibilidades agregando diversão ao jogador em um mundo aberto e diversificado, sem perder o foco central que são as mecânicas de sobrevivência contidas dele.

Como Craftopia ainda é um “Game Preview” então pode levar um tempo para que a versão final seja lançada, pois até o momento o game encontra-se sem data para estrear no Xbox, mas está confirmado para chegar no Xbox no dia de seu lançamento.


A análise de Craftopia foi escrita com base em uma cópia de preview gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do game.