Análise DiRT 5 (PlayStation 4)

DiRT 5 é o mais recente título da Codemasters, a desenvolvedora especialista em jogos de corrida realistas que dessa vez entrega uma experiência leve e divertida de corridas off-road.

dirt5_main

é o segundo jogo da Codemasters que tenho a chance de experimentar aqui no Conversa de Sofá. O primeiro, alguns meses atrás foi o F1 2020, um jogo incrível feito com esmero e realismo suficientes para agradar aos fãs exigentes do esporte e do jogo. Imagine a minha surpresa quando comecei 5 e descobri que, exceto pelas quatro rodas, esse jogo aborda corridas por uma perspectiva completamente diferente: saem os treinos e a prática meticulosa para que a performance na corrida seja próxima do impecável e entram as pistas sujas e barrentas espalhadas pelo mundo, onde os pilotos aceleram sem qualquer compromisso com telemetria, paradas para abastecimento ou cuidado com fuselagem. De proposta 100% arcade, DiRT 5 nos convida a acelerar primeiro e perguntar depois.

Acelera Minha Nossa Senhora

DiRT 5 começa em um tutorial obrigatório que, na prática, é a sua primeira corrida. Você controla um carro esportivo simples e precisa completar duas voltas contra outros 11 pilotos em uma pista empoeirada que deve ser uma das coisas mais bonitas que eu já vi em um videogame. De verdade, DiRT 5 é deslumbrante. Enquanto corremos, poeira, pedras, folhas, e todo tipo de partícula é arremessada no carro e levantada por ele que passa rasgando por terra, lama e até gelo.

Depois dessa primeira prova, somos apresentados à campanha do jogo pelo empresário A.J., dublado pelo onipresente Troy Baker (Nolan North também está no jogo), que nos contratou para essa temporada de corridas espalhadas pelo mundo: Itália, China, África do Sul, Brasil; corridas que exigem o cumprimento de certos requisitos para que avancemos para a fase seguinte em que conseguimos nosso primeiro patrocínio.

dirt5_rio_de_janeiro
DiRT 5 impressiona pela beleza

Por dispensar o realismo da série , as provas são bem mais amigáveis de correr mas essa facilidade não significa que o jogo é um passeio no parque, especialmente quando precisamos assumir o volante de alguns dos veículos não usuais como um Sprint Car, que parece um carro impossível, tamanha a dificuldade de controlá-lo. Uma alternativa é ajustar a quantidade de auxílios na sua jogabilidade para facilitar essa empreitada mas eu achei que o modo casual, que deixa a I.A. controlar os freios e te segurar nas curvas, intrusiva demais pro meu gosto e preferi ficar no modo intermediário. Não se pode ganhar todas, afinal. Ainda assim, dirigir em DiRT 5 é uma delícia.

Algo cem por cento benéfico, no entanto é a possibilidade de correr a campanha inteira com um amigo em tela dividida. Apenas apertando o botão central do DualShock 4, o jogador n° 2 pode entrar na partida e participar do progresso do jogo que continua sendo registrado, o que significa 2 vezes mais chances de conseguir os três selos que marcam as conquistas em cada prova. Conforme previsto, este modo diminui a quantidade de partículas voando na tela e efeitos como chuva são simplificados para acomodar o processamento necessário.

Já que entramos nesse assunto, mesmo sendo lindíssimo, o claramente não dá conta de reproduzir DiRT 5 em sua plenitude. O início do jogo nos dá as opções de jogar com qualidade gráfica máxima ou máxima contagem de quadros, modo em que toda a beleza do jogo é guardada num canto e que eu não recomendo se você for jogar em um PlayStation original. Se você optar pelo modo de gráficos fiéis, vai perceber que apesar do visual não estar representado em todo o potencial que o jogo pode entregar, DiRT 5 ainda é lindíssimo. Além disso, a versão de PlayStation 5 já está garantida para quem tiver o jogo no PlayStation 4 apesar de não ser possível transferir o seu progresso. O jogo estará mais bonito, mas é preciso recomeçar do zero. E falando nisso…

dirt5_coop
Um ótimo jogo pra quem tem companhia em casa

Passinho para trás

Como nada é perfeito, DiRT 5 recebeu uma atualização pouco antes do seu lançamento que fez apagar todo o progresso da minha campanha. Mesmo depois joguei uma partida ao vivo no canal do Twitch do Conversa de Sofá, tive meu progresso zerado assim que fechei o jogo. A única solução que encontrei estava um pouco escondida no canal do Discord dedicado ao jogo. Posso dizer que conheço algumas das pistas iniciais da campanha como a palma da minha mão devido às repetições, mas o que eu não posso dizer é foi legal jogar como se estivesse usando uma fita 5 in 1 do , que também não salvava o meu progresso. A lição que fica disso é que o melhor a se fazer é revirar todos os canais oficiais das desenvolvedoras em caso de problemas com o jogo pois a solução pode estar disponível em algum lugar, por mais inusitado que seja.

DiRT 5 também possui um modo de customização e mesmo sendo possível editar cada camada dos padrões de pintura disponível, eu queria que fosse possível salvar o meu próprio padrão para não precisar recriar a sequência de cores cada vez que eu fizesse uma nova versão do Conversa-Móvel.

Atualização: no dia 16/11/2020, o patch 1.04 corrigiu o problema, conforme o Gustavo Vegas do multitap.com.br informou pelo twitter.

Poeira no Vento

No fim das contas, o resultado alcançado por DiRT 5 é bastante positivo. Apesar do problema que eu tive, não pude encontrar nenhum outro grande defeito mais significativo. O modo online, que também poderia contar com mais opções de busca por salas, é divertidíssimo e poder jogar a campanha toda em tela dividida é uma rara característica dos jogos dessa geração e uma que é sempre bem-vinda quando existe.

Mesmo que o jogo tenha um visual colorido e músicas alegres demais pro meu gosto, por ser bastante acessível, mesmo tendo dificuldade em certas provas por conta dos carros que o jogo escolhe, o saldo geral é positivo, na minha opinião. A ambientação do jogo é impecável com muita atenção a detalhes (as pistas no Rio de Janeiro são maravilhosas) e DiRT 5 tem modos de jogo suficientes para que passemos muitas e muitas horas aproveitando, inclusive, conteúdo customizado por outros jogadores nas pistas do tipo arena.

Se você está em cima do muro por conta da mudança de geração, a garantia do upgrade na cópia dele pode te animar a entrar nessa competição exuberante. DiRT 5 está totalmente localizado para português brasileiro e traz no seu elenco nacional, o lendário Wendell Bezerra.

dirt5_italy
Lá vou eu lavar esse carro de novo….

 

A análise de DiRT 5 foi escrita com base em uma cópia de PlayStation 4 gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.


Nós do Conversa de Sofá acreditamos que o videogames são uma mídia poderosa e revolucionária e que somos muito privilegiados em poder ter acesso a essas obras desenvolvidas por pessoas talentosas do mundo todo. Por isso, nesta época em que somos ameaçados pelo , fique em casa e aproveite a oportunidade para jogar muito. Ficando em casa você não só pode apreciar os melhores jogos como também pode contribuir para que possamos voltar à nossa rotina o mais rápido possível, além de salvar vidas.

Diego Matias
Além dos reviews, escrevo no Riffs & Solos e faço vídeos com meu irmão no canal SuperContra. Passa lá!