Análise Door Kickers Action Squad (PlayStation 4)

Door Kickers Action Squad adota estilo retrô e coloca o jogador num time de policiais de elite especialistas em combater bandidos e salvar reféns.

No princípio havia . Jogo tático de resgate de reféns e combate a terroristas. Depois houve Door Kickers, jogo tático de resgate/combate para PC e celulares baseado na fase de planejamento do Rainbow Six e agora a publica Action Squad que se transforma num jogo de ação e plataforma 2D para entregar o mesmo conceito só que todo em e com música pop oitentista, uma novidade muito bem vinda!

Fardado

Seguindo o jogo original, Door Kickers Action Squad nos dá dezenas de missões para resolver com um policial de elite à nossa escolha, cada um com seu papel específico: uma batedora com escudo balístico, um especialista em ações furtivas ou uma agente federal que empunha duas pistolas, por exemplo. São seis classes, cada um com suas vantagens e desvantagens carregando uma arma primária, uma habilidade secundária, itens de auxílio como granadas de fumaça ou atordoante e uma ação especial que poderá ser usada conforme os objetivos da fase forem sendo cumpridos.

Cada ação executada com sucesso preenche gradualmente uma barra de recompensas que garante algumas vantagens no meio da partida como restaurar a saúde do jogador ou a capacidade de proteção do colete à prova de balas, a ação especial sendo a recompensa máxima. Esses auxílios compensam o fato de que não há mais uma equipe a ser formada antes de cada missão, cada policial entra sozinho para resolver a questão apenas com a ajuda do seu treinamento, da trilha sonora empolgante e, no máximo, um parceiro de sofá porque Door Kickers Action Squad é um ótimo coop para dois jogadores (online e local).

door kickers action squad coop
O jogo fica mais tático em coop.

O desafio gradual das fases e a limitação de cada agente são mitigadas por um sistema de desbloqueio de equipamentos similar ao do primeiro jogo e um de evolução pensado para essa nova aventura. Cada fase bem sucedida concede estrelas ao agente que serão usadas para desbloquear tipos diferentes de granadas ou de coletes, pistolas com maior dano ou maior capacidade para munição. Esses desbloqueios são permanentes, diferentemente do quadro de evolução de atributos que pode ser redesenhado a qualquer hora para adaptar os benefícios ao desafio que o jogador queira enfrentar. Sente que não precisa de tanta proteção e prefere se garantir na bala? Pode ser uma boa ideia colocar os pontos tirados da resistência do escudo balístico em atributos ligados às armas. Bastante versátil.

Door Kickers Action Squad agentes
Fuze, quer dizer, a Escudeira é a minha preferida.

If You Want Blood… You’ve Got It

A ação em 2D cartunesco remove o véu de realismo do jogo original e não só dá espaço para elementos temáticos como a trilha sonora mas também solta a ação da coleira para deixar ela correr solta com generosas quantidades de violência pixelada. Apesar de existir barras de vida para os policiais, para os inimigos o combate é brutal e alguns tiros são o bastante pra mandar sequestradores e maníacos pro além com direito a muito sangue para enfeitar as salas e corredores por onde passamos.

As suas decisões táticas são o que vai impedir que o sangue em questão não seja dos reféns e além de útil nesse caso, entrar em uma sala com inimigos mais bem equipados do que nós e cegar a todos com granadas atordoantes é bem satisfatório quando eles são neutralizados com sucesso.

It Takes Two

Door Kickers Action Squad é uma excelente surpresa. Quando o vi pela primeira vez, tive a impressão de que o jogo tivesse virado algo descerebrado, frenético como BroForce mas não é o caso e ainda existe bastante espaço para os jogadores planejarem a abordagem de cada cômodo do local da operação. A direção arte que me lembrou o lendário Keystone Kapers e até o Duke Nukem original serve, antes de tudo para mostrar o quanto o jogo está mais leve e caricato que o original e a trilha sonora é um convite para chamar um amigo e ir salvar os cidadãos incautos. Action Squad ainda tem um modo infinito e outro que adiciona zumbis às fases regulares. Um pacotão que vale muito a pena se você estiver procurando por um jogo leve mas com um bom desafio para jogar em coop.

door kickers action squad arret
Dá pra mandar alguns bandidos pro xilindró.

Mesmo com uma jogabilidade que dispensa maiores explicações todo o texto do jogo está localizado para português brasileiro, o que nunca é um problema e ainda que não estivesse localizado, Door Kickers Action Squad é um produto tão bem acabado que o idioma seria um detalhe irrelevante. Jogue!

A análise de Door Kickers Action Squad foi feita com uma cópia digital do jogo fornecida pela asseessoria de imprensa do jogo.

Diego Matias
Let's rock and ride!