Análise eFootball PES 2020

Confira nossa análise de Pro Evolution Soccer 2020, jogo de futebol da Konami, que traz Lionel Messi na capa.

eFootball é o game mais recente de futebol, da . Lançado em 10 de Setembro de 2019, está disponível para PC, e Xbox One. O jogo tem maior foco no competitivo, por isso a mudança no nome, com a adição de “eFootball”, dando uma importância ao .

Licenças e Parcerias

2020 melhorou em relação ao seu antecessor, algo a se notar é a Juventus FC, que está licenciada com uniformes e estádio somente no game da Konami. Diversas parcerias continuam e novas foram firmadas com times como: Arsenal FC, FC Barcelona e Manchester United, mas mesmo assim PES 2020 permanece como seus antecessores, quase toda a Premier League sem licenciamento e além disso sem Real Madrid e sem Borussia Dortmund.

Já sobre as licenças de times brasileiros, o game acertou e muito. Todos sabem que o assunto licença de clubes no Brasil não é algo fácil, mas a Konami manteve esforços nesse últimos anos e foi recompensada. PES 2020 possui licenças de praticamente todos os times brasileiros das séries A e B, com quase todos os elencos originais, muitas faces e estádios brasileiros, como Allianz Parque, Arena Corinthians, Vila Belmiro, Beira-Rio, Morumbi, Maracanã, Mineirão, São Januário e Palestra Itália.

Vale lembrar aos donos de PS4 e PC que é possível utilizar o OPTION FILE. Com ele tem-se a possibilidade de se importar uniformes, emblemas, escalações e até times totalmente novos, e assim “tornar mais real” de forma rápida e fácil o seu PES 2020, adicionando os uniformes e nomes originais dos times, além das ligas corretamente. Já para a galera do Xbox, não há nada para se fazer para tentar melhorar a experiência.

Jogabilidade

Um novo método de drible foi adicionado, onde o jogador utiliza o analógico direito para fazer dribles sem alterar a direção e assim deixar o marcador no chão. Passar pelos zagueiros só correndo em PES 2020 não é algo fácil, para mim que nunca utilizei dribles no PES 2019, e só passava correndo com o jogador, ficou bem mais complicado, então acabei perdendo diversos jogos no MyClub por não conseguir chegar tanto na cara do gol como eu estava acostumado, até pelo motivo de várias pessoas estarem colocando o time todo defensivo, com praticamente quatro zagueiros. O árbitro está deixando o jogo correr, vários contatos fortes e carrinhos acontecem e nada é marcado. Os jogadores estão fugindo do jogo toda hora, um problema chato que ocorre às vezes é quando eu estou tentando dar um passe, o jogador está correndo para receber e do nada ele para e começar a voltar para o lugar dele no campo, e eu como já dei o passe, acabo perdendo a posse da bola. Outra coisa que me incomoda é os jogadores que parecem que não estão nem aí para o jogo, a bola está perto dele, e ele desliga. Espero que isso mude com alguma atualização.

Gráficos

O jogo está com a iluminação muito melhor, além das novas faces dos jogadores e filmagens mais realistas de replay, que juntos fazem o jogo ficar lindo. A nova câmera, simula realmente uma partida de futebol, para quem está assistindo pode ser ótimo, já para quem está jogando, é um tanto quanto diferente. A primeira coisa que fiz quando entrei em uma partida foi alterar a câmera para a que eu usava no 2019, só depois eu voltei para essa nova câmera e resolvi testa-la.

Narração

PES 2020 conta com a narração de Milton Leite e comentários de Mauro Beting, que já participaram dos dois últimos jogos da franquia. E o problema da narração continua…

Quero ressaltar que acho o trabalho dos dois sensacional, o complicado é ter que escutar eles no PES. As falas saem no horário errado, às vezes você está de frente pro gol e o Milton Leite narra sem emoção nenhuma, e isso acaba estragando o realismo do virtual. Novas falas e diálogos entre os dois foram adicionados, mas mesmo assim a narração brasileira de PES 2020 não é tão boa, esperemos que mude nos próximos jogos da franquia.

Modos de Jogo:

Master Liga

Na Master Liga em PES 2020, não é mais possível criar o seu próprio treinador, você terá de escolher um dentre vários ex-craques da bola para comandar o seu time, difícil é decidir por somente um, são eles: Cruyff, Maradona, Zico, Romário, Bebeto, Roberto Carlos, Matthaus e Gullit.

A Master Liga conta agora com cutscenes maravilhosas mas que possuem um problema, têm somente legendas, não há dublagem, o que acaba tirando a imersão do jogo, de ser algo real, mas isso não atrapalha na diversão que o modo acarreta. Esse modo é e sempre será viciante.

MyClub

O modo não teve nenhuma mudança significativa, você sai em busca dos melhores jogadores através de empresários, aumentando seu espírito de equipe.

Vale ressaltar que após apenas 5 jogos no MyClub, eu já estava com vários jogadores de nível alto, como: Sérgio Ramos, Thomas Muller, Donnarumma, etc., sendo que alguns destes são com update, ou seja, possuem stats melhores que o jogador original.

Rumo ao Estrelato

Como o MyClub, ele continua praticamente a mesma coisa, mostrando que a Konami não focou em aperfeiçoar o modo para o 2020.

Conclusão

PES 2020 é um jogo com gráficos lindos, jogabilidade muito boa, mas com alguns problemas. Possui modos interessantes mas que falta algo para prender o jogador, principalmente o MyClub, onde depois de algum tempo jogando, já não se tem muita coisa para fazer, até porque você pode ter um time bom rapidamente, o que não ajuda muito.

O game contará com uma DCL grátis da UEFA EURO 2020, onde mais detalhes serão apresentados em breve.

2020 está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One, e você pode ter o Ronaldinho 2019 no MyClub se comprar a edição Legend.

Yare Yare